5 dicas de como cuidar do cabelo masculino ao longo dos anos

O cabelo é uma parte da gente que expressa muito da nossa personalidade e estilo logo de cara. Mantê-lo do jeito desejado ao longo dos anos é uma vontade de muitos homens, ainda mais quando se pensa na calvície masculina ou diferentes tipos de alopecia

Mesmo com fatores genéticos e hormonais existem maneiras de ajudar os fios a se manterem fortes e presentes ao longo dos anos! Para isso, alguns cuidados devem ser tomados, mas nada que atrapalhe a rotina do homem moderno! Vamos a eles?

Cuidar do Cabelo Masculino

1 – Use um shampoo adequado com seu cabelo!

Essa parece óbvia, mas ainda é um ponto que no dia a dia pode ser esquecido: Escolher um shampoo que seja exato para seu tipo de cabelo e ofereça a ele o que mais necessita é fundamental para aumentar a saúde e “vida útil” dos fios!

Isso não significa escolher o shampoo mais caro, mas sim o que mais responde com seus fios. Cabelos mais oleosos precisam, além de serem lavados com frequência, de um shampoo que ajude no controle dessa oleosidade e retire o excesso das cutículas enquanto cuida do couro cabeludo, que será bem mais suscetível à caspa!

Como Lavar Cabelo Masculino

Cabelos mais ressecados terão que ter o apoio de shampoos com propriedades hidratantes que que ajudem a irrigação pela sua fibra capilar! Cabelos cacheados masculinos vão precisar de fórmulas livres de sódio, já que perdem a hidratação (e por consequência a definição) mais facilmente. 

A essência dessa dica está em entender a fundo o seu tipo de fio e procurar marcas que atendam suas necessidades, sempre testando para encontrar as opções mais adequadas!

2 – Adote o condicionador na sua rotina!

Assim como o shampoo, o condicionador de cabelo também é fundamental para o cuidado capilar masculino! A explicação para isso tem um ar científico: O shampoo age abrindo as cutículas capilares para facilitar a retirada das impurezas e muitas vezes preenchendo a fibra capilar com nutrientes que estão em deficiência, mas ao fim desse processo elas se mantêm mais abertas! 

Isso aumenta as chances de novas impurezas se juntarem ou de a estrutura ser danificada, ocasionando por exemplo em pontas duplas! Mas então o que fazer?

É aí que o condicionador entra, trazendo mais ativos hidratantes e nutritivos e então fechando essa cutícula, protegendo-a desses danos que citamos e ainda ajudando no controle do volume e frizz! Os agentes condicionantes são o pontapé inicial para manter seu penteado no lugar, aceitando para essa missão a ajuda de ceras ou pomadas modeladoras.

Cuidar do Cabelo Masculino Cera Modeladora

O condicionador, por mais que seja uma etapa extra na hora de cuidar do cabelo, é muito importante para uma melhor aparência e maior resistência! Várias empresas trabalham com kits de Shampoo e Condicionador que trabalham muito bem juntos e costumam ser complementares!

3 – Cuidado com a temperatura do banho!

Tem dias que sim, só um banho quente para acalmar os nervos. Mas isso já não será tão bacana para os fios ou o couro cabeludo, acredite! Altas temperaturas no banho tornam mais rápido o processo de ressecamento do cabelo, enfraquecendo sua estrutura e aumentando o risco de queda. 

Cuidar do Cabelo Masculino Lavando

Além disso, o calor por longo tempo vai dilatar naturalmente os folículos capilares e poros da pele, o que além de ser uma fórmula quase certa para caspa e irritação, além de atrapalhar na função do condicionador, causando perda de nutrientes excessiva ao longo do dia.

Não significa que precisa abrir mão daquela ducha quente nas épocas mais frias do ano! O ideal ao menos é que evite lavar o cabelo nesses dias, assim como o contato prolongado dele com a água. Vale desde usar uma touca de banho a só deixar a cabeça fora do alcance do jato! Quando for lavar o cabelo procure deixar a água morna ou até fria, e sempre secar bem após terminar.

4 – Manere no uso de bonés!

A última dica do tópico anterior de secar bem o cabelo ganha negrito e duplo sublinhado se você costuma incluir no seu visual bonés, toucas ou chapéus! Isso porque um ambiente ainda úmido, escuro e fechado é a casa perfeita para fungos e bactérias,e ninguém merece que seu estilo acabe fazendo mal pro seu cabelo, né? Estamos conversados sobre manter o cabelo seco ao usar acessórios? Beleza, então vamos à frequência deles!

Cuidar do Cabelo Masculino Boné

Para um cabelo mais saudável e com melhor aparência é fundamental cuidar da sua base: o couro cabeludo! Para isso, um bom primeiro passo é deixá-lo respirar bastante, por isso o uso frequente dos acessórios que cubram a cabeça não é tão maneiro!

Tente adotá-los em dias alternados, trocá-los e lavá-los com frequência e evitar usá-lo em casa, por exemplo. E para não ter desculpa que o cabelo tá muito bagunçado é só se ligar no corte! O que nos lembra:

5 – Mantenha o corte sempre feito!

Apostar num bom corte é fundamental para se livrar de pontas duplas e fios danificados, além de dar aquela turbinada marota no visual! Depois que escolher qual o melhor corte de cabelo para seu formato de rosto, vale a pena montar com seu barbeiro de confiança um cronograma de grooming masculino que te ajude a manter o corte e tamanho dos fios.

Cuidar do Cabelo Masculino Cortando

O corte de cabelo masculino pode ser ainda uma maneira inteligente de ajudar os fios a crescerem mais rápido e receberem os nutrientes e oxigênio necessários de forma mais uniforme! Cortes curtos costumam ser favoritos nesse quesito. 

 

Curtiu essas dicas de como cuidar do cabelo?

Com alguns passos simples a saúde dos fios pode melhorar muito, e isso sem comprometer sua rotina de homem moderno! Esperamos que você tenha gostado dessas dicas, se tiver alguma sugestão ou dúvida comenta aqui pra gente!

Cuidar do Cabelo Masculino

E se você quer começar JÁ a cuidar melhor dos seus fios precisar dar uma olhada na Men’s Market!

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

E se quer aprender mais sobre cabelo masculino, confira essas outras postagens: