Cabelo com frizz masculino: como resolver esse problema?

O frizz masculino é o efeito de cabelo arrepiado que acontece quando as cutículas da fibra capilar estão ressecadas e abertas, o que faz com que os fios percam a hidratação natural. O ressecamento aliado a alta umidade do ar gera eletricidade estática que por sua vez deixa o cabelo espetado.

Por isso, quando estamos na praia, por exemplo, é comum notar o cabelo com mais frizz masculino já que a umidade do ar nas regiões de litoral é bem maior.

Mas além da umidade, a falta de cuidados com os cabelos masculinos é outro fator que influencia no surgimento do frizz.

A hidratação capilar é um cuidado importante para que seu cabelo fique saudável, alinhado e bonito. Afinal, você não quer chegar no trabalho parecendo que não penteou o cabelo não é mesmo?

Então se você está cansado do cabelo arrepiado e quer aprender como resolver o problema, esse post é para você.

Continue lendo e confira nossas dicas para acabar com o frizz masculino!

O que é frizz no cabelo masculino?

O frizz é um efeito comum tanto no cabelo masculino quanto no feminino. O visual espetado acontece porque quando as cutículas da fibra capilar estão ressecadas, elas se abrem e a hidratação se perde.

Quando a umidade do ar aumenta ou você está em uma região tipicamente úmida e o cabelo ressecado entra em contato com essa atmosfera, a eletricidade estática arrepia os fios e evidencia o frizz masculino.

Um ponto importante aqui é que se o cabelo sofre esse efeito quer dizer que seus cuidados estão deixando a desejar.

Aprendendo como deixar o cabelo bonito, você evita o frizz masculino e ainda valoriza a textura natural do seu cabelo seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo.

Como acabar com o frizz masculino?

Entendido o que é o frizz masculino e porque ele acontece, o próximo passo para acabar com o cabelo arrepiado é adotar alguns cuidados simples.

Melhorando alguns hábitos e incluindo outros, você vai conseguir manter seu cabelo alinhado, além de saudável.

Se liga nas dicas de como acabar com o frizz masculino que separamos:

cabelo-arrepiado-masculino-como-resolver

1. Evite lavar o cabelo com água quente

Um banho quentinho é muito relaxante, né? Mas, infelizmente, não é a melhor opção se você está com problemas em relação ao frizz masculino.

O que acontece é o seguinte: a água quente abre as cutículas da fibra capilar, deixando o fio exposto e vulnerável ao frizz. Já a água fria tem um efeito contrário, ela mantém as cutículas fechada, fazendo com que o cabelo fique livre do arrepiado.

Não toma banho gelado de jeito nenhum? Bom, então evite pelo menos a água quente-pelando para lavar o cabelo. Lave os fios na água morna e depois volte para a temperatura mais alta, se preferir.

2. Não use shampoo todos os dias

Lavar o cabelo todos os dias é um hábito que muitos homens têm. Você pode continuar com essa rotina, evitando apenas aplicar o shampoo toda vez.

O shampoo é o produto que limpa a oleosidade dos fios, mas retirá-la em excesso vai deixar o cabelo com pouco de “peso”, aumentando as chances de o frizz masculino ficar mais evidente.

Use o shampoo em dias alternados ou de três em três dias, conforme a necessidade e quando não aplicar o produto, troque por um pouco de condicionador para nutrir, dar brilho e peso ao cabelo.

shampoo-beautech-cachos-liberados-low-poo-300ml-beautech-mensmarket

Shampoo Beautech Cachos Liberados Low Poo 300ml. Veja mais.

Tem cabelo oleoso? Leia também o post: ‘Como tratar o cabelo oleoso masculino? 4 dicas infalíveis!’.

3. Use produtos anti-frizz

Já que estamos falando de lavar o cabelo, você sabe qual o melhor shampoo para cabelo masculino? A resposta depende do tipo de cabelo que você tem.

Para resolver o problema com frizz masculino dê preferência aos produtos que tem ação anti-frizz, pois o componentes da fórmula vão ajudar melhorar a textura do cabelo.

É fácil encontrar no mercado linhas completas com shampoo, condicionador, leave-in e máscara de tratamento anti-frizz.

Aproveitando, aqui vai uma sugestão:

mascara-keune-care-keratin-smooth-200ml-mens-market-mensmarket

Máscara Keune Care Keratin Smooth 200ml. Veja mais.

A característica principal desta categoria de produto é a hidratação que ajuda efetivamente a domar os fios rebeldes.

4. Não esfregue a toalha para secar o cabelo

Um pouco de delicadeza na hora de tirar o excesso de água do cabelo também ajuda a resolver o frizz masculino. A dica vale para todos os tipos de cabelo masculino, em especial para os cacheados e crespos.

Use uma toalha macia e pressione suavemente para que o tecido possa absorver a água. Assim, você evita a quebra dos fios que também são responsáveis por acentuar o frizz no cabelo.

5. Cuidado na hora de pentear

A forma como você penteia o cabelo pode evidenciar o frizz masculino e o cuidado nessa etapa depende do seu tipo de cabelo.

Os homens com cabelo ondulado e cacheado devem ter um cuidado especial: o recomendado é pentear os fios apenas quando estiverem molhados. O movimento correto é sempre das pontas em direção a raiz.

Quem tem os fios lisos e ondulados pode pentear os fios secos. Uma dica para não levantar o frizz masculino é usar um pente de madeira, pois ele retira a eletricidade estática dos fios, mantendo-os no lugar.

pente-don-alcides-el-capitan-don-alcides-mensmarket

Pente Don Alcides El Capitan. Veja mais.

6. Aplique leave-in no dia a dia

Essa dica para resolver o frizz masculino é valiosa para os homens de cabelo ondulado e cacheado que não podem pentear os cabelos no dia a dia.

O leave-in ou finalizador é um produto sem enxágue que forma uma camada de proteção nos fios segurando a umidade e a hidratação.

Então além de manter os cachos e ondas definidos, o cabelo fica sem aquele espetado incômodo.

A maioria dos produtos pode ser aplicado para finalizar o cabelo molhado e também com ele seco no dia a dia para alinhar e tirar o frizz.

locao-relaxante-keune-style-straight-cream-200ml-keune-mensmarket

Loção Relaxante Keune Style Straight Cream 200ml. Veja mais.

7. Mantenha o corte em dia

A nossa última dica para lidar com o cabelo com frizz masculino é manter seu corte de cabelo em dia.

Aparar e acertar o corte elimina as pontas duplas e ressecadas, valorizando a parte dos fios que está mais saudável e bonita.

Se o seu corte é mais ousado, a manutenção ainda vai melhorar a estética do cabelo, além de demonstrar que você se cuida!

Gostou das dicas para resolver o frizz masculino?

Colocando essas dicas em prática na sua rotina você vai dar adeus ao frizz masculino e ter um cabelo bem cuidado.

Para facilitar esses cuidados, escolher os produtos de cabelo masculino certos ajuda bastante a fazer a manutenção adequada.

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja de produtos masculinos agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.

Confira algumas matérias:

MELHOR SHAMPOO PARA CALVÍCIE MASCULINA: 5 OPÇÕES PARA USAR

[GUIA] CORTE DE CABELO MASCULINO PARA CADA TIPO DE ROSTO