Melhores shampoos masculinos: produtos, dicas e dúvidas respondidas

Alguns cuidados básicos para o cabelo do homem têm que ser feitos no dia a dia. O uso do shampoo correto é um passo inicial para manter os fios e o couro cabeludo saudáveis. Mas quais são os melhores shampoos masculinos?

Devido a uma questão hormonal, o cabelo masculino cresce mais rápido, é mais brilhoso e também mais resistente que o da mulher.

Em compensação, os homens têm muito mais tendência à calvície do que as mulheres, tudo por conta de um hormônio chamado testosterona.

Separei para vocês alguns cuidados específicos para o cabelo dos homens. Dessa vez falaremos principalmente sobre os melhores shampoos masculinos, de acordo com o tipo de cabelo. Confira!

TOP 5 melhores melhores shampoos masculinos

Como o assunto é os melhores shampoos masculinos, recorrer ao portfólio de marcas do site Men’s Market para te indicar as melhores opções. 

A seleção inclui opções para diferentes tipos de cabelo e necessidades. Então, caso você não encontre aqui, vá até a sessão de Shampoos para conferir mais ofertas!

1. Shampoo Tea Tree Special

shampoo-tea-tree

O Shampoo Tea Tree Special da Paul Mitchell é feito à base de óleo de melaleuca e outros ingredientes especiais que refrescam e estimulam o couro cabeludo sensível (seja por caspa ou irritações) e removem impurezas sem ressecar os fios.

Se você precisa desse tratamento, esse é um dos melhores shampoos masculinos para investir. O recomendado para obter um bom resultado é utilizá-lo alternado com outro shampoo de efeito hidratante. #ficaadica.

2. Shampoo Keune 1922 Fortifying 250ml

shampoo-keune-1922-fortifying

O Shampoo Keune 1922 Fortifying é um dos melhores shampoos masculinos para quem deseja ter cabelos mais fortes e resistentes a cada dia.

Com ingredientes da mais alta qualidade, a Keune produziu um shampoo capaz de fortalecer os fios do cabelo e que também contribui para evitar a queda de cabelo.

3. Shampoo Paul Mitchell Instant Moisture

shampoo-paul-mitchell-instant-moisture

O Shampoo Paul Mitchell Instant Moisture é um shampoo de uso diário para cabelos secos ou com tendência a ressecarem. Limpa e hidrata profundamente os fios, equilibrando o nível de hidratação do cabelo ao longo do tempo.

DICA: é um dos melhores shampoos masculinos para usar em conjunto com o Tea Tree Special que foi o primeiro da nossa lista. 

4. Shampoo Prebiótico Antiqueda Go.

shampoo-prebiotico-antiqueda-go

Shampoo Prebiótico Antiqueda Go. 150ml é um dos melhores shampoos masculinos para previnir e auxiliar o tratamento da queda capilar.

A fórmula tem uma substância exclusiva chamada Prebioxil, que equilibra o microbioma capilar fortificando os microorganismos benéficos, além de controlar a proliferação indesejada de outros que podem potencializar a queda capilar.

5.  Shampoo Esfoliante Felps Men Black Jack

shampoo-esfoliante-felps-men-black-jack

Fechando a nossa lista de melhores shampoos masculinos, temos o Shampoo Esfoliante Felps Men Black Jack. Ele é indicado para todos os tipos de barba e cabelo.

As micropartículas da fórmula esfoliam o couro cabeludo e pele. Com isso, higieniza e ativa a circulação sanguínea, prevenindo caspas e pelos encravados.

Como escolher shampoo masculino: 3 dicas

A escolha do shampoo é muito importante, por isso procure sempre um que seja apropriado para o seu tipo de cabelo.

O fio capilar é como uma esponja que absorve todas as impurezas do meio ambiente, acumulando a sujeira nos fios e deixando-o com um aspecto desagradável.

Além de o cabelo masculino já ter tendência a ser mais oleoso, o comprimento também pode não ajudar.

Os cabelos curtos acabam ficando oleosos mais facilmente, pois esse sebo fica mais visível graças ao manto ácido, substância responsável por manter a oleosidade natural do couro cabeludo até quatro dedos abaixo da raiz.

Portanto o segredo é lavá-los bem diariamente ou quantas vezes seu dermatologista recomendar. Esqueça aquela história de lavar os cabelos com sabonete, pois ele possui componentes que podem agredir o fio, favorecendo a queda de cabelo.

Confira mais dicas para cuidar do seu cabelo:

Fuja do shampoo 2 em 1

Desde que foi lançado, ele se tornou moda e é enorme a quantidade de homens que usam shampoos 2 em 1, aqueles que já vêm com condicionador em sua fórmula.

Dependendo do seu tipo de cabelo, eles podem aumentar a oleosidade dos fios e deixar o cabelo com um aspecto pesado.

Varie de shampoo

Sempre mude seu shampoo! Trocar de shampoo periodicamente é recomendado, pois muitas vezes o cabelo pode se acostumar com um determinado princípio ativo do produto.

Isso pode deixar os fios com uma aparência opaca já que seus fios podem não absorver mais os nutrientes do shampoo.

Se você usar um shampoo específico para determinado tipo de cabelo (antioleosidade, anticaspa, etc.), também é preciso trocá-lo periodicamente, por isso, procure mudar a marca.

3. Combata a caspa com um shampoo anticaspa

A caspa é um problema mais comum nos homens do que nas mulheres e costuma ser bem embaraçoso, principalmente quando fica evidente em roupas mais escuras.

Esta descamação associada à coceira pode ser causada por vários distúrbios diferentes, incluindo pele ressecada, dermatite seborreica, psoríase e eczema.

Estresse, oleosidade no couro cabeludo, variações hormonais e diminuição da imunidade corporal podem agravar o problema.

Leia também: COMO LAVAR CABELO MASCULINO? 4 ERROS COMUNS QUE FAZEM MAL

Perguntas frequentes sobre shampoo masculino

Qual o melhor shampoo para cabelos grisalhos masculino?

Para quem quer assumir os cabelos grisalhos, é importante se ligar em shampoos indicados para esse tipo de cabelo, caso contrário eles podem ficar amarelados.

Além disso, é necessário passar filtro solar especial para cabelos sempre. Agora se você quer disfarçá-los, os shampoos tonalizantes são uma ótima alternativa às tintas.

Qual o melhor shampoo para queda de cabelo masculino?

A queda de cabelo tem que ser tratada por um dermatologista, pois nada melhor do que um especialista no assunto para indicar os melhores shampoos masculinos para o tratamento.

Shampoos antiqueda podem ajudar a prevenir  a perda dos fios, mas para acabar com a esse problema é preciso combater o real motivo da queda e, para isso, só mesmo visitando um dermatologista.

A calvície é determinada geneticamente. Se você possui familiares calvos, vale a pena iniciar um tratamento precoce logo que notar o afinamento dos fios ou a rarefação frontal, mais conhecida como as temidas entradas.

Se for calvície androgenética, ou seja, hereditária, é possível minimizar o problema utilizando produtos apropriados indicados por um especialista no assunto.

Além do fator hereditário, a calvície pode ser agravada pelo uso de hormônios anabolizantes, por traumas de couro cabeludo ao esfregar com força exagerada na lavagem e por distúrbios emocionais. Procure um médico antes de fazer uso de qualquer medicamento.

Como usar o condicionador no cabelo masculino?

Você pode usar shampoo e condicionador masculino, mas use apenas se você precisar. Se o seu cabelo for muito seco ou oleoso com pontas secas, aplique o produto apenas nas pontas.

O condicionador é usado para trocar a carga elétrica do fio de cabelo e evitar que ele fique com aspecto ressecado e quebradiço, mas deve ser usado em pouca quantidade e ser bem enxaguado após a aplicação.

Qualquer resíduo que se acumular no couro cabeludo, próximo a raiz dos fios, pode prejudicar a produção do óleo natural e propiciar sua produção excessiva, tornando o cabelo oleoso.

Gostou das dicas de melhores shampoos masculinos?

Conheça mais produtos para cuidar dos seus cabelos no site da Men’s Market e confira nossa seleção de produtos para cuidar de barba, cabelo e bigode!

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina e com certeza seus preferidos estão por lá!

.

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!

Dr. Alan Ost – Membro Titular do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia

Consultório: Rua Emilio Mallet, 317, conj. 1313 – Tatuapé (SP)

2293-7811 | @alanost | facebook.com/dralanost.