Como lavar cabelo masculino? 4 erros comuns que fazem mal

Beleza, esse pode ser um assunto que você acha que não tem como estar fazendo errado, afinal lavar o próprio cabelo é uma coisa que a gente faz desde bem criança, né? O que talvez você não saiba é que existem algumas ações que são bem negativas para os fios e a longo prazo podem deixar seu cabelo ressecado, sem vida, frágil e até com mais chances de queda! 

Ninguém quer isso, né? Mas fica tranquilo que resolvemos trazer para vocês algumas dicas de como você pode evitar esses erros comuns e ficar com um cabelo forte e bonitão, bora lá?

Lavar Cabelo Masculino

1. Usar Shampoo 2 em 1 todo dia!

Você já deve ter visto em farmácias, mercados ou até hotéis (e talvez até na Men’s Market mesmo) os Shampoos com efeito 2 em 1, que além de limpar atuam também como condicionador. Isso é uma mão na roda para os homens modernos que tem uma rotina agitada e que às vezes precisam de uma praticidade maior na hora de se cuidar e continuar com um grooming masculino de qualidade.

 

Mas okay, se ele é tão prático então qual o problema de usá-lo? O riso está na frequência! Usar esses produtos todo dia acaba não ajudando tanto,e na verdade acaba criando uma deficiência nos fios. A gente explica mais a fundo:

A função do Shampoo, e isso todo mundo sabe, é de limpar os fios, retirar impurezas para ajudá-lo a ter uma estrutura melhor. Ele faz isso abrindo as cutículas capilares e permitindo que seus ativos retirem essas partículas indesejadas.

Já o condicionador trabalha promovendo hidratação capilar, repondo nutrientes nos fios e fechando as cutículas, o que reforça sua estrutura e “condiciona” o cabelo, deixando-o mais maleável, macio e resistente.

Quando usados de forma separada esses produtos têm um tempo maior de deixar seus ativos agirem no cabelo e serem bem aproveitados. Num Shampoo 2 em 1 nenhum dos dois ativos consegue o tempo necessário para agirem 100%, o que a longo prazo vai deixar os fios mais enfraquecidos! Não significa que esse produto não seja muito bom, ele ainda é extremamente viável, mas é interessante intercalar seu uso com as fórmulas separadas!

Como Lavar Cabelo Masculino

2. Não use o condicionador na raiz!

Acabamos de te contar O QUANTO usar condicionador no cabelo durante a lavagem é importante e contribui para a saúde dos fios, mas e o condicionador no couro cabeludo? Isso é um grande NÃO! 

 

Da mesma maneira que a fórmula do condicionador tem a capacidade de selar as cutículas dos fios, ela irá obstruir os poros da pele, o que pode criar todo tipo de complicação, como o excesso de oleosidade no cabelo, enfraquecimento e dificuldade dos fios de nascerem e até terminar em problemas como a caspa! 

Para não passar por nada disso é importante que o condicionador seja aplicado apenas na extensão dos fios até as pontas. Seu corte de cabelo é curto? Opte por colocar uma pequena quantidade do produto na palma de uma mão e usar as pontas do dedo da outra para ter um controle maior de onde ele irá entrar em contato! Só não vale abolir o condicionador, viu? Isso vai gerar um outro tipo de complicação!

3. Não tome banhos com água muito quente e por longos períodos

Isso mesmo, por mais que tenha horas que só um banho quente acalme os nervos é importante prestar atenção na temperatura da água quando for lavar o cabelo! Caso ela esteja muito quente isso vai aumentar as chances de deixar seu cabelo ressecado com mais facilidade!

Além disso, isso vai contribuir para que as cutículas dos fios fiquem mais abertas, negando o efeito do condicionador, aumentando o frizz masculino e deixando seu cabelo mais exposto a agentes externos e a perda natural de nutrientes. No couro cabeludo a chance de irritação e desgaste da pele também é maior.

Mas calma! Você não precisa abrir mão dos banhos quentes! Banhos frios ainda serão os ideais na hora de lavar o cabelo, por mais que tenha dias que isso seja mais complicado, mas ainda existem algumas maneiras de poder aproveitar uma água mais aquecida:

  • Prefira um banho morno;
  • Ao tomar banhos quentes evite lavar o cabelo nesse momento;
  • Deixe pelo menos o jato que irá usar no enxágue numa temperatura menor.

4. Preste atenção na frequência da lavagem!

Aqui é interessante entender mais sobre o seu perfil: comprimento do cabelo, se ele é mais liso, ondulado ou crespo, se ele é oleoso ou resseca com facilidade! Isso porque é com base nisso que dá para entender com acurácia quanta hidratação será necessária, quanto ele terá que ser limpo durante a semana e se ele precisará ter o frizz controlado por mais tempo.

Para um cabelo mais oleoso a frequência tende a ser maior, podendo ser um dia sem e um dia não na semana ou até todos os dias (fazer isso raramente oferece problemas, mas é uma boa não usar shampoo todas as vezes que for lavar, ainda mais se forem de tratamento capilar).

Para cabelos mais ressecados e com couro cabeludo sensível é bacana que isso seja numa frequência menor, com de 2 a 3 vezes na semana, mas com uma rotina mais completa para garantir que todos os benefícios sejam alcançados!

Lavando cabelo masculino

5.Não durma com seu cabelo molhado (ou ponha aquele boné logo depois do banho)

Essa dica tem mais a ver com o pós-banho, mas é igualmente importante para a saúde dos seus fios: Evite deixar o cabelo molhado quando for dormir ou ao usar toucas, gorros, bonés ou qualquer outro parecido! O motivo disso está no perigo que há em figuras invisíveis a olho nu: fungos e bactérias. 

 

Esse ambiente úmido, escuro e com nutrientes e matéria orgânica é a casa perfeita para esses organismos se proliferam no seu cabelo e couro cabeludo, podendo ocasionar uma micose ou irritação! Além disso, fazer isso por muito tempo é um passe garantido para a caspa surgir e deixar seu travesseiro parecendo o polo norte!

 

Freezing John Travolta GIF - Find & Share on GIPHY

Se não estiver a fim de ficar secando na mão, você pode usar um secador de cabelo! Além disso, dá para amarrar uma toalha ou camisa de algodão na cabeça para que ela absorva a umidade antes de você deitar. Que Life Hack, hein?

 

Season 9 Nbc GIF by The Office - Find & Share on GIPHY

Agora já sabe quais são os erros mais comuns na hora de lavar o cabelo?

Essa etapa na limpeza pessoal é bem rotineira, mas talvez justamente por isso as chances de começar a fazer alguns deslizes é maior! Agora que você já entendeu o que é melhor evitar na hora de lavar o cabelo, saiba que vai encontrar os produtos certos para se cuidar na Men’s Market!

 

A Men’s Market é a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

 

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

 

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e pode aprender desde como raspar a cabeça em casa até qual é o melhor desodorante masculino para você.

Quer saber de outros cuidados com o cabelo que podem melhorar a saúde e aparência dos fios? Dá uma olhada nessa postagem:

5 Alimentos que fortalecem o cabelo | Blog da Mens

Shampoo Tonalizante Masculino: o que é? Funciona? Como usar?

O que é alopecia? Como prevenir? – Blog da Men’s

 

Gostou dessas super dicas de como tratar cabelo oleoso masculino? Você já conhecia alguma delas? Tem alguma outra dica? Conta pra gente aqui nos comentários!