O que é alopecia? Como prevenir?

Exemplo de alopecia com o BBB Lucas

Se você está acompanhando o BBB (ou entrou no Twitter recentemente) deve ter visto o brother Lucas Penteado e notado algo com seu cabelo. A perda dos fios não é algo tão incomum para os homens, e a maioria já consegue visualizar as entradas surgindo pouco a pouco, e alguns até já precisam de um manual sobre calvície, mas no caso do ator a coisa é um pouco diferente. Então vamos entender mais sobre o que é a alopecia?

Homem com alopecia

Por definição, alopecia é o termo usado para a condição clínica de perda de cabelo repentinamente num local onde normalmente cresceria, e pode ser uma indicação de doenças capilares ou sistêmicas (as que afetam mais de uma área no organismo. Essa queda vai acabar expondo o couro cabeludo, tipicamente de forma circular, criando as chamadas “peladas”. Os fios que crescem posteriormente costumam ser brancos, mas com tratamento especializado podem voltar a coloração normal com o tempo.

 

Mas quais os tipos de alopecia?

Alopecia na barba

A alopecia pode ocorrer em qualquer parte do corpo que crie fios (como a barba), e além disso ainda pode ter variações diversas, normalmente relacionadas à sua causa. Algumas são:

 

  • Alopecia areata: Uma das mais comuns, causada por condições autoimunes ou fatores emocionais (como estresse agudo). Causa queda de cabelo em áreas determinadas e rapidamente.

 

  • Androgenética: a conhecida calvície. Isso mesmo, ela também é, por definição, uma alopecia, e é causada por fatores genéticos, como a taxa de certos hormônios na corrente sanguínea.

 

  • Seborréica: Acontece quando a área sofre uma dermatite, ou doença na pele. Pode ser revertida com medicação própria;

 

  • Traumática: causada por traumatismos e cicatrizes na região da cabeça, além de poder ocorrer quando os fios são arrancados constantemente.

 

  • Eflúvio: De 50 a 100 fios acabam caindo naturalmente por dia, isso é comum e não indica uma alopecia. Porém nessa variação essa queda acontece de maneira desregulada e excessiva. Pode ser tratada com medicamentos com certa facilidade.

 

Lembrando que outros fatores podem ser responsáveis ou agravar a queda de cabelo, como micoses capilares, deficiência de alguns tipos de nutrientes, como zinco ou ferro, uso de medicamentos ou químicos inadequados e até o estresse. 

 

Como identificar uma alopecia

Homem calvo, exemplo de alopecia

Dependendo da gravidade da condição dá para perceber uma alopecia rapidamente, já que a queda pode ser bem repentina. Um sinal mais claro e que já pode ser investigado por um especialista é a queda de mais de 100 fios por dia (não precisa ficar contando, mas já dá para ter uma noção de quando as quedas estão acontecendo em maior número que o normal). 

 

Tratamentos para a alopecia

Homem com alopecia areata

A regra geral na hora de tratamentos é que se consulte um médico especialista, como um dermatologista, para que a causa seja entendida a fundo. Para uma boa parte dos casos o tratamento será com medicação, como por via oral ou tópica, e com mudança de hábitos. Para controlar uma das maiores causas, o estresse, vale apostar em exercícios físicos, afinal é comprovado: suar faz bem. Cuidar da saúde mental e emocional com momentos de lazer e aprendizado é essencial para criar um melhor estilo de vida.

 

Como prevenir a alopecia

Para prevenir a alopecia é importante adotar hábitos como evitar lavar o cabelo com água muito quente ou em excesso, assim como evitar dormir de cabelo molhado; evitar o uso constante de bonés, gorros ou similares, dando mais espaço para os fios respirarem; adotar uma alimentação rica em zinco, ferro e vitamina D, entre outras práticas.

 

 Lembrando que essas práticas são mais eficientes para variações que não são relacionadas com fatores genéticos, como seborréica e areata, mas irão contribuir com as demais. Além disso, vale ficar de olho nos produtos usados no cabelo, como os shampoos, tônicos e blends escolhidos. Abaixo iremos citar alguns itens que possuem características antiqueda:

Shampoo Bomba Barba e Cabelo Danger Barba Forte

Shampoo Bomba Barba e Cabelo Danger Barba Forte

Esse é porreta. O Shampoo Bomba Danger da Barba Forte tem uma fórmula poderosa que com certeza vai te surpreender. Sua fórmula possui ativos que estimulam o crescimento dos fios do cabelo (e barba também, olha a praticidade, além de hidratar, reconstruir, promover brilho e maciez e combater a caspa. 

 

Shampoo Keune 1922 Fortifying

Shampoo Keune 1922 Fortifying

O Shampoo Keune 1922 Fortifying promove cabelos mais fortes, resistentes, grossos e brilhantes ao longo do tempo. A marca se comprometeu a desenvolver um produto capaz de fortalecer os fios de uma forma a evitar a queda. Ele conta com creatina, pró-vitamina B5 e eucalipto, o que estimula o couro cabelo enquanto o refresca, ajuda a reconstruir a estrutura interna dos fios, deixa-os suave e ainda melhora seu condicionamento e brilho. Além disso, é importante lembrar que o 1922 Fortifying também cuida dos pequenos fios que estão em fase de crescimento.

 

Blend Capilar Antiqueda e Crescimento de Cabelo Barba de Respeito

Blend Capilar Antiqueda e Crescimento de Cabelo Barba de Respeito

Esse Blend Capilar é um poderoso aliado na ação antiqueda e de crescimento do cabelo. Os ingredientes escolhidos passam por um controle rígido e contam com uma alta qualidade para entregar um resultado final ímpar. Para os homens que querem mais fios e com mais força. Em cerca de 5 dias é possível notar uma raiz dos cabelos menos oleosa e dentro de 30 dias os fios já estão mais fortes e grossos do que antes.

 

Tônico Capilar Biozenthi Bioscalp

 Tônico Capilar Biozenthi Bioscalp

O Tônico Capilar Biozenthi Bioscalp foi elaborado com vitaminas e ativos fungicidas, bactericidas, umectantes e condicionantes. Tudo isso para evitar quedas dos fios, caspa e outras adversidades. Ele age no couro cabeludo, promovendo a abertura dos folículos obstruídos pelo excesso de oleosidade e descamação. Os resultados ficam claros a partir de 2 semanas.

Fator de Crescimento Capilar Don Alcides

 Fator de Crescimento Capilar Don Alcides

O Fator de Crescimento Capilar Don Alcides promove o crescimento e fortalecimento dos fios, além de evitar a queda capilar. Ingredientes medicinais escolhidos por especialistas restabelecem o ciclo natural de crescimento e renovação capilar, promovendo o equilíbrio das fases.

 

Esses são alguns dos produtos, existem diversas outras opções no mercado, e você encontra na Men’s Market coleções completas de cuidados capilares.

 

Somos uma loja virtual reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para os homens.

 

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno. Acesse nosso site e confira todo acervo!

Men’s Market | O maior e-commerce de produtos para homens do Brasil.