Implante capilar masculino vale a pena?

A perda de cabelo e calvície é uma realidade para muitos homens, e sabemos como isso afeta nossa autoestima e até saúde mental! Mas a ciência conseguiu criar uma opção para os que querem fugir do visual careca e recuperar os fios perdidos: O implante capilar!

Jenna Bush Hager Truth GIF - Find & Share on GIPHY

O tratamento, que também é conhecido como transplante capilar, parece quase um milagre, mas está totalmente ancorado na tecnologia!

Existem diferentes métodos para diferentes necessidades, mas o consenso geral é que o processo é uma salvação para a imagem de muitos homens! Nesse artigo vamos tentar ajudar você a entender se o implante capilar masculino vale a pena para seu estilo de vida, quais os cuidados necessários e dicas para a escolha do profissional!

Calvície masculina

 O que é implante capilar masculino?

O implante consiste em retirar folículos capilares de uma área doadora (sua mesmo, essa história dos fios virem de outras pessoas é mito) e transferí-los para a região desejada. Essas áreas vão ser definidas junto com o profissional, mas normalmente são as laterais da cabeça, que costumam ter mais fios e crescerem por mais tempo. Esses fios extraídos não são os definitivos, sua função é ativar a circulação de nutrientes e oxigênio para a área. 

Cool George Costanza GIF - Find & Share on GIPHY

Quanto menos fios estão no local, menos o cérebro entende que precisa mandar recursos para lá, o que dificulta o nascimento e crescimento dos fios. Com esses novos folículos você está dizendo para seu cérebro que ele precisa voltar a “irrigar” a região, o que vai estimular a volta dos fios!

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o implante capilar é o terceiro procedimento mais buscado pelos homens (não, você não está sozinho) e tudo indica que com mais tecnologias surgindo mais homens adotarão o processo. Existem dois métodos que são os mais escolhidos, e falaremos  deles a seguir!

 Tipos de implante capilar masculino

Man Rico GIF - Find & Share on GIPHY

Como dissemos antes muitas técnicas de implante capilar masculino estão surgindo, mas as que ainda são mais buscadas são essas duas:

 

 

  • FUT: Sigla em inglês para Transplante de Unidade Folicular, consiste em retirar parte de couro cabeludo de uma área doadora, separar os folículos um a um e só então transferi-los para o local desejado. É o método mais antigo e convencional que ainda é a escolha de muitos (até por ser mais rápido), mas tem a consequência de deixar uma cicatriz linear que dificulta o uso de buzzcut e corte militar.

 

 

 

  • FUE: Sigla para Extração de Unidade Folicular, esse método consiste em extrair os folículos diretamente do local doador e aplicá-los no local da calvície. É um pouco mais demorado, mas tem a vantagem de não deixar cicatriz linear, permitindo adotar cortes que mostram a raiz sem dificuldade.

 

 Implante capilar masculino: antes e depois

Antes e Depois Implante

Um fato que os especialistas gostam de reforçar para quem está interessado em implante capilar é que o resultado não é imediato! Na verdade, os fios implantados costumam cair em aproximadamente 15 dias após o tratamento (mas como dissemos isso acontece para que os fios voltem a nascer naturalmente). 

 

Os resultados já podem ser vistos em alguns pacientes de 3 a 6 meses, mas é aos 12-14 meses que efetivamente dá para avaliar o sucesso do tratamento (o que não precisa ser motivo de desânimo, mas vale um ano de espera que a vida toda com uma careca indesejada).

 

Outra coisa importante é que alguns cuidados precisam ser tomados no pré-operatório:

 

  • Os tabagistas necessitam ficar 2 semanas sem fumar antes do procedimento;
  • É preciso parar com 2 dias de antecedência o consumo de bebidas alcoólicas, medicamentos com efeito antiinflamatório, antialérgico e anticoagulante;
  • Seguir a dieta e outras possíveis indicações que o profissional escolhido passar;
  • Higienizar bem o couro cabeludo e os cabelos e ter uma boa noite de sono no dia anterior à cirurgia.

 

Já no pós-operatórios as recomendações geral são:

  • Não dirigir por 2 dias;
  • Evitar movimentos bruscos ou abaixar a cabeça;
  • Manter a cabeça elevada (com o uso de travesseiros) durante o sono;
  • Evitar exercícios físicos em até 5 dias após a operação e exercícios pesados em até 3 semanas;
  • Não retirar aquelas casquinhas de cicatrização;
  • Tomar a medicação prescrita (se houver);
  • Realizar a primeira lavagem dos fios em consultório e com o auxílio de uma profissional.

 

Deu para perceber que mesmo após o procedimento o profissional escolhido ainda tem papel fundamental, não é mesmo? Por isso essa decisão deve ser tomada com cuidado e alguns fatores devem ser levados em consideração. No próximo bloco você verá mais sobre isso.

 Escolha do profissional e primeira consulta

Implante Capilar Masculino

Um profissional confiável não é tão fácil de encontrar, sendo muito válido obter indicações de amigos e familiares que tenham passado por tratamentos e tido uma experiência positiva. Na hora da avaliação já é possível entender a seriedade da clínica e quais os métodos disponíveis.

Normalmente o profissional irá fazer uma busca do histórico de processos semelhantes, complicações cardíacas ou de coagulação, perda de cabelo própria e familiar, tendências à formação de quelóide, entre outras informações. Tudo isso tem como objetivo entender se o organismo está pronto para passar pelo tratamento e quais as chances de sucesso. 

Muita sinceridade nesse momento para médico e paciente, só assim o processo todo vai passar sem dor de cabeça.

 

 Também é nesse momento que começa-se a falar do investimento do implante capilar. Preço é algo que varia bastante dependendo da quantidade do transplante, quadro clínico, necessidades do paciente e método escolhido, por isso é uma boa tentar fazer orçamentos em diferentes locais para entender a média de preço para o seu perfil.

 

E aí, decidiu se o implante capilar é para você?

Tentamos explicar sobre o assunto e te ajudar a tomar uma decisão bem embasada para você não se arrepender, independente de qual a resposta! Não importa a decisão final, a Men’s Market terá os produtos certos para te ajudar no cuidado do dia a dia!

Man Rico GIF - Find & Share on GIPHY

Se você escolheu por não fazer o procedimento agora ou está querendo deixar mais pra frente temos algumas linhas focadas para crescimento capilar, como o Kit Crescimento da Beautech!

 

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

 

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

 

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e pode aprender mais sobre calvíce. Que tal dar uma olhada em algumas dessas matérias?

Não esqueça de contar pra gente aqui embaixo o que você achou com um comentário! Também dá para compartilhar com seus amigos pelo Facebook e Twitter para fazer a cabeça da galera!