Deixando a barba crescer? O que é mito e o que é verdade?

Todo cara que está deixando a barba crescer é tomado por um misto de expectativa, ansiedade e pressa para ter uma barba cheia. Quando você se dá conta, está pesquisando por dicas de como acelerar o crescimento da barba. É ou não é? 🤣

deixar barba crescer

Pode ficar tranquilo, pois isso é absolutamente normal! Além da necessidade de saber como fazer a barba crescer mais rápido, ao longo desta jornada também surgem outras dúvidas, e nós estamos aqui para te dar as respostas.

Então, se você está deixando a barba crescer ou pensando no assunto, é bom ler este post antes. Assim você já terá uma boa noção das fases da barba e já fica sabendo o que vem pela frente! Bora lá?

Deixando a barba crescer: mitos e verdades

Você já reparou que nos últimos tempos o número de barbudos vem aumentando? Mas por que os homens estão deixando a barba crescer? É difícil dar uma resposta definitiva, mas o que sabemos é que a barba se tornou uma grande tendência.

Se você ainda não decidiu se vai aderir à moda e deixar a barba crescer, se acha que pode dar muito trabalho, que ela vai ficar suja ou te deixar com o visual desleixado, se acalma, jovem!

O Blog da Men’s vai te dar uma força e desvendar todos os mitos que assombram os aspirantes a barbudos, assim você pode decidir, sem nenhuma dúvida, se barba é ou não para você. Saca só:

1 – A barba é tão suja quanto uma privada?

Ao contrário do que disseram alguns estudos divulgados há algum tempo, a barba não é tão suja quanto uma privada!

A barba contém, sim, sujeiras e acúmulo de resíduos, assim como seu computador, smartphone, etc.

A sua barba fica em contato com a poluição e agressões externas, mas basta ter o mínimo de higiene que vai ficar tudo bem!

2 – Barba envelhece?

Hipster Beard GIF - Find & Share on GIPHY

Ah, sabe aquela história de que “barba envelhece”? Pois é, ela pode até te deixar com uma aparência mais madura, mas preserva sua juventude facial.

A presença dos pelos no rosto faz com que essa região fique mais bem protegida contra o vento, mantendo a pele hidratada por mais tempo.

3 – Preciso lavar a barba todos os dias? Posso usar shampoo e hidratante para cabelo na barba?

deixando barba crescer

Neste quesito, a barba é bem parecida com o seu cabelo. 

Quer uma barba bonita, hidratada e sempre limpa? Então lave e hidrate ela com produtos específicos para barba, e de preferência todos os dias!

E não, usar um shampoo para cabelo na barba não é a mesma coisa! Inclusive, esse é um erro muito comum de quem está deixando a barba crescer.

Os fios do cabelo são diferentes dos pelos faciais, e utilizar um shampoo para cabelo pode acabar gerando o efeito contrário, descamando sua pele e deixando sua barba ressecada.

mitos sobre barba

Kit Completo Barba Longa Men’s

Kit Sobrebarba Light My Fire

4 – A barba faz bem à saúde?

porque os homens estão deixando a barba crescer

Se você for adepto da barba grande, que cobre até o pescoço, aqueles ataques chatos de tosse provocados por inflamações na garganta não serão mais tão incômodos assim, pois podem durar menos tempo já que a barba mantém essa região bem aquecida.

Ou seja, deixar a barba crescer, além de te deixar na moda, ainda pode te deixar mais saudável!

Não está acreditando? Então dá uma olhada neste artigo: Estudo mostra que ter barba faz bem à saúde.

5 – Posso ter caspa na barba?

como fazer barba crescer rápido

Sim! Mas na verdade, na maioria dos casos, essa “caspa na barba” é a pele do rosto ressecada que está descamando.

Isso pode acontecer porque você está utilizando um shampoo para cabelo na barba (A GENTE AVISOU!!), ou porque você não está hidratando o seu rosto como deveria.

Mas calma que tudo tem o seu jeito!

Para deixar a sua pele renovada, experimente utilizar um sabonete facial e um esfoliante facial 2 vezes por semana. E para dar aquele trato na barba, além de um shampoo específico para barba, o uso de um balm e um óleo para barba também podem ajudar a resolver esse problema.

E se mesmo assim o problema persistir, é legal você procurar um dermatologista para examinar o seu caso (a opinião de um profissional nesses casos é sempre muito importante!).

como deixar a barba crescer

Sabonete Men’s Líquido Facial

Shampoo Barba e Cabelo Men’s 300ml

Balm para Barba Men’s

Esfoliante Facial Men’s

6 – Quantas vezes preciso aparar a barba?

Uma das dúvidas mais comuns de quem está deixando a barba crescer é quando aparar. Bom, isso depende de como a sua barba cresce e do tamanho que você pretende atingir.

Barbas curtas podem ser aparadas mais ou menos a cada duas semanas, enquanto as longas podem ficar mais tempo sem corte, com períodos de 3 semanas a um mês.

No vídeo abaixo você consegue ter uma noção de como aparar barba grande em casa:

Uma barba perfeita requer cuidados, mas com a correria do dia a dia, realmente fica difícil fazer a barba todos os dias. O recomendável é pelo menos 3 vezes na semana.

Não há necessidade fazer a barba todo dia. A maioria dos homens não costumam manter essa frequência, mas se você quer fazer a barba crescer mais rápido, é bom começar a se adaptar a esse hábito.

7 – É normal os fios da barba caírem?

sem-barba

Sim! Assim como a nossa pele, (que vive se renovando) com os fios do cabelo e da barba isso não é diferente.

Cada fio tem um tempo de vida. Ele nasce no seu rosto, cresce e depois de um tempo, cai, enquanto outro nasce (só fica esperto e consulte o seu dermatologista caso esteja caindo demais).

8 – Tenho a pele oleosa, mesmo assim, tenho que usar óleo para barba?

como fazer a barba crescer

Um dos grandes responsáveis dos problemas da pele oleosa costuma ser a falta de hidratação, que obriga a pele a produzir mais óleo suprir sua falta. Uma forma de hidratar a pele oleosa é passar um óleo específico para a barba.

Isso é, de longe, muito diferente de aplicar azeite na barba todos os dias, ou óleos com outras finalidades, como os de massagem ou para o corpo.

Inclusive, os produtos para pele oleosa masculina são desenvolvidos também para cuidar e hidratar a pele abaixo da barba. Seria um pouco contraditório se eles tornassem a pele menos saudável, ainda que seja possível você não se adaptar 100% a eles.

Além de ajudar na hidratação, usar óleo para barba ainda contribui para deixar a barba mais macia.

Ainda está na dúvida? Então confira esse outro post: Produtos para pele oleosa masculina: como usar óleo de barba

9 – É normal a barba coçar de vez em quando?

fases da barba

Sim! Assim que a sua barba começar a crescer, pode ser que ela comece a coçar, então resista à tentação. Usar as unhas para aliviar a sensação pode ocasionar pelos encravados que, além de incomodar, atrapalham o crescimento dos fios.

Para enfrentar esse problema da forma certa, sugerimos que leia nosso post: Como fazer a barba parar de coçar: do uso da lâmina ao óleo [Guia Completo]

10 – Posso modelar a minha barba?

Todo homem que está deixando a barba crescer precisa saber que, assim como os cabelos, elas também podem ser modeladas, inclusive essa é uma das estratégias para deixar a barba mais bonita!

Para isso, conte com um pente para a barba e uma cera para bigodes (que pode ser usada em toda a barba).

Com essa prática você pode atingir um modelo de barba mais ousado, ainda mais que, quando bem desenhado, o resultado fica muito moderno e elegante.

dúvidas deixar barba crescer

Pente de Madeira Artesanal Barba Forte PT003

Cera de Bigode Sobrebarba Light My Fire 10g

Em nosso Facebook você encontra mais dicas para quem está deixando a barba crescer, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? Já decidiu se vai deixar a barba crescer ou não?

Há quem diga que cuidar da barba é uma arte, e isso tem lá seu fundo de verdade. Deixar a barba crescer, muitas vezes pode ser um desafio, mas que certamente vale a pena! Se você está decidido a embarcar nesta jornada, saiba que pode contar com a gente para deixar o seu visual ainda mais bonito! 😉

A Men’s Market é a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e pode aprender como deixar a barba perfeita!

Se você está pensando em deixar a barba crescer, este post deve ter tirado boa parte das suas dúvidas. Mas que tal mais algumas dicas que podem te ajudar nesta jornada? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Como fazer a barba crescer mais grossa: 4 dicas para seguir a partir de hoje
  2. Dicas para barba falhada: aprenda como cuidar e corrigir
  3. Produtos para fazer a barba: 3 passos para o barbear perfeito

Gostou dessas super dicas para quem está deixando a barba crescer? Quais são os maiores desafios dessa jornada? Tem alguma outra dúvida? Conta pra gente aqui nos comentários!