Irritação na barba: como se livrar da coceira? [6 passos]

Quer acabar com a irritação na barba? Siga essas 6 dicas:

  1. Lave bem o seu rosto;
  2. Faça esfoliação na pele;
  3. Lave muito bem a sua barba;
  4. Mantenha sua barba hidratada;
  5. Use uma boa loção pós-barba;
  6. Evite ao máximo coçar.

Seja você um barbudo, com pelos faciais fartos, ou adepto da barba feita, com certeza já vivenciou — ou vai vivenciar — a clássica irritação na barba, que provoca aquela coceira chata.

Em momentos assim, o pensamento geral é “como fazer a barba parar de coçar?”. 

A maioria dos homens já passou por intensos momentos de barba irritada quando cresce. Uma sensação bastante incômoda – mas nem tudo está perdido!! Embora chata, a coceira é evitável com alguns truques simples que vamos te ensinar neste post. Se liga aí!

Porque os pelos coçam quando crescem?

barba irritada quando cresce

A causa mais comum da coceira na barba é, na verdade, a pele que fica por baixo dos pelos, causando aquela irritação na área da barba e pescoço devido ao ressecamento.

Isso significa que a barba fica irritada quando cresce por falta de hidratação na pele.

Se você costuma se barbear com frequência, saiba que as lâminas e máquinas podem ser o seu maior inimigo. Elas cortam os pelos, deixando-os afiados e pontudos. Nesses casos é ainda mais comum ter a barba irritada quando cresce e ainda aumenta o risco de o pelo ficar preso e encravar, incomodando ainda mais.

Além disso, como o corte com lâmina tem curta duração e se repete após pequenos períodos de tempo, acaba irritando ainda mais a pele, podendo inclusive causar alergias.

Agora você deve estar se perguntando: “afinal, o que passar na barba irritada para ela parar de coçar?”

Se acalme, jovem! A boa notícia é que com pequenas ações durante o dia você pode suavizar a coceira e até mesmo evitá-la.

6 dicas para acabar com a irritação na barba e fazê-la parar de coçar

Ninguém merece ficar no coça, coça o dia inteiro, né?! Então bora conferir alguns truques que vão te ajudar a acabar com a irritação na barba:

1 – Lave bem o seu rosto

O primeiro passo para evitar que a barba fique irritada quando cresce, e acabar com a coceira é lavar muito bem o rosto com um bom sabonete facial.

Esse tipo de produto vai ajudar a limpar a sua pele, reduzindo a irritação na barba e removendo impurezas que acentuam a coceira, podendo até acabar gerando alergias.

irritação barba pescoço

Sabonete Men’s líquido facial

Sabonete Líquido Medicatriz Altheia 140ml

Sabonete Líquido Medicatriz Arctum 140ml

2 – Faça esfoliação na pele

A esfoliação da pele do rosto é outra grande aliada no combate à irritação na barba, pois além de remover impurezas, também ajuda a remover a pele morta, deixando-a com uma aparência muito mais saudável.

Além disso, a esfoliação do rosto também é essencial para tratar a foliculite, que são os terríveis pelos encravados.

Utilize o esfoliante facial duas vezes por semana e garanta uma pele mais macia e bonita.

Veja como é simples fazer a esfoliação da pele no vídeo abaixo:

Após limpar e remover camadas excessivas de pele morta, você ajuda a desobstruir os folículos capilares diminuindo as chances de que os pelos encravem.

o que passar na barba irritada

Esfoliante Facial Neutrogena Energizing Deep Clean 100g

Esfoliante Revitalizante Barba Black Barts Grow 100ml

Esfoliante Pré-Blend Barba de Respeito 60g

3 – Lave muito bem a sua barba

As barbas cheias estão sujeitas à coceira, seja pela facilidade de juntar resíduos entre os fios, ou pela falta de hidratação que ocorre quando os pelos crescem muito e não recebem mais os óleos naturais da pele.

Para isso, lavar a barba com shampoos especializados ajuda a mantê-la limpa e evita que a sujeira ou oleosidade irritem a pele, ajudando a fazer a barba parar de coçar.

Por isso, se você se encaixa nesse perfil de barbudo, jamais deixe de lavar a sua barba com um bom shampoo para a barba.

o que fazer para a barba parar de coçar

Shampoo de Barba Barba de Respeito 4Por1 200ml

Shampoo Bomba Barba e Cabelo Danger Barba Forte 250ml

Shampoo de Barba Viking Midgard 100ml

A limpeza da barba, além de ser uma forma de fazer a barba parar de coçar, é também uma ótima estratégia para acelerar o crescimento da barba.

Assim, se você está no dilema: “quero deixar a barba crescer mais coça muito”, você estará resolvendo dois problemas de uma vez só.

Leia também: Produtos para pele oleosa masculina: como usar óleo de barba

4 – Mantenha sua barba hidratada

Produtos para hidratar a barba, como condicionadores, balms e óleos, também funcionam, pois evitam o ressecamento dos fios e da pele, diminuindo as chances de que a desidratação de ambos cause irritação na barba e aquela coceira incômoda.

como fazer a barba parar de coçar

Condicionador Barba e Cabelo Don Juan Barba Forte 170ml

Balm Barba de Respeito 65g

Óleo Hidratante Barba de Respeito

Leia mais em: Como deixar a barba mais macia: 4 dicas para começar a seguir

5 – Use uma boa loção pós-barba

Usar uma boa loção pós-barba também é uma ótima maneira de suavizar as irritações na barra e no pescoço. Aposte, principalmente, nos produtos com extratos herbais.

como acabar com a irritação na barba

Loção Men’s Pós-barba

Loção Pós-Barba Tradition Viking 100 ml

Esfoliante Revitalizante Barba Black Barts Grow 100ml

6 – Evite ao máximo coçar

Mas há uma regra absoluta: quanto mais você coça sua barba, mais você irrita a pele, criando um ciclo vicioso de irritação. Por isso, use essas dicas de como fazer a barba parar de coçar e, ao mesmo tempo, evite ao máximo coçar!

Quer ter uma barba incrível? Continue lendo o artigo: Como deixar a barba perfeita: 4 hábitos certeiros

Em nosso Facebook você encontra mais dicas de como acabar com a irritação na barba, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? Viu como é simples acabar com a irritação na barba?

A irritação na barba é um problema que incomoda muitos homens, mas como você deve ter percebido, com barbas grandes ou feitas, a coceira na barba tem solução! Então bora tratar isso aí e melhorar a sua qualidade de vida com barba ou sem barba!

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo e pode aprender até mesmo como deixar a barba mais bonita.

Agora que você já sabe o que fazer para a barba parar de coçar, que tal mais algumas dicas de cuidados para com os fios? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Quando aparar a barba? Qual o intervalo ideal?
  2. Produtos pra fazer a barba: 3 passos para o barbear perfeito
  3. Como acelerar o crescimento da barba em 10 passos

Gostou dessas super dicas de como fazer a barba parar de coçar? Você sofre muito com irritação na barba? Tem alguma outra dica? Conta pra gente aqui nos comentários!