Pelos encravados na barba: o que fazer para evitá-los?

Os pelos encravados na barba, além de incômodos, podem comprometer o seu visual. Mas existem cuidados masculinos simples no dia a dia que ajudam a evitar que o quadro evolua para uma foliculite.

A pele da região do pescoço é onde o cabelo encravado na barba tende a se formar mais, principalmente nos homens que têm pelos mais grossos e encaracolados.

Entender os motivos do surgimento dessas inflamações, como tratar e cuidar da pele é essencial para deixar a barba perfeita.

Continue lendo e saiba o que fazer e como tratar pelos encravados na barba. 🧔

Por que os pelos da barba ficam encravados?

Antes de falarmos sobre o que fazer, é preciso entender o porquê os pelos da barba ficam encravados.

A higiene diária inadequada, o atrito de roupas muito justas e lesões pequenas na pele podem impedir a passagem dos pelos. Porém, o motivo mais comum é fazer a retirada dos pelos de forma inadequada.

A raiz do pelo fica na derme, uma camada mais profunda da pele, e a haste ou corpo do pelo é a parte que cresce, rompe a pele e fica aparente.

Quando a haste do pelo não consegue romper a camada superficial da pele, a ponta entra de volta na cútis. Isso faz com que o organismo entenda o pelo como um corpo estranho e começa uma reação inflamatória.

Por isso, o rosto fica vermelho, dolorido e depois aparecem as bolinhas amarelas que parecem espinhas. Isso é o pelo encravado! 

o-que-sao-pelos-encravados

Vamos, rapaz, tá na hora!” | “Só mais 5 minutinhos…

Leia também: Previna o surgimento de pelos encravados.

Pseudofoliculite x foliculite

A reação inflamatória natural que acontece com os pelos encravados na barba é chamada de pseudofoliculite.

Mas como falamos no início do post, esse quadro pode evoluir se não forem feitos os cuidados adequados.

Quando a pele, já sensibilizada e lesionada, é exposta a bactérias quem vem da mão ao coçar o rosto ou da lâmina, forma-se a foliculite.

A foliculite é comum em áreas com bastante concentração de pelo como a barba, axila e virilha. 

Por isso, a higiene na hora de fazer a barba e no dia a dia em geral é muito importante para manter a pele bem cuidada. Saiba o que fazer!

O que fazer com pelos encravados na barba?

Quando os pelos encravados aparecem frequentemente e em grande quantidade, provocando inflamações mais severas, tentar tratar sozinho não adianta.

É fundamental procurar um dermatologista para avaliar sua pele e seguir um tratamento específico. Em alguns casos, o tratamento é feito com antibiótico para conter a inflamação.

Depois de recuperar a pele, não precisa ter medo de voltar a se barbear. Separamos algumas dicas do que fazer para evitar os pelos encravados na barba. Confira:

1. Inclua a esfoliação na rotina

A esfoliação é um passo importante do skincare, pois ajuda a remover as células mortas da pele que podem levar aos pelos encravados na barba.

Com a limpeza, os fios têm mais facilidade de crescer naturalmente, sem dificuldades. Além disso, ajuda na hora do barbear.

A fórmula dos esfoliantes, em geral, possui micropartículas abrasivas, então na hora de aplicar o produto os movimentos devem ser suaves e circulares para não agredir a pele. 

esfoliante-mens-facial-mens-mensmarket-357060_grande

Esfoliante Facial Men’s | Veja mais.

DICA: aproveite a hora do banho para usar o esfoliante. Com a água morna, molhe o rosto, aplique o esfoliante no rosto e no pescoço e finalize enxaguando bem.

Leia mais no post: Dicas para esfoliar o rosto

2. Mantenha a hidratação facial

Além da esfoliação, outro hábito que evita os pelos encravados na barba é a hidratação. Não é porque os pelos cobrem a face que ela não sofre com o ressecamento.

Tanto quem tem a barba rala quanto quem tem a barba cheia, pode usar um balm para barba que tem função hidratante tanto para pele quanto para os fios.

Alguns produtos como o Balm de Barba Jungle Boogie da Sobrebarba, além de hidratar também acalmam a pele, deixando-a mais macia.

balm-de-barba-sobrebarba-jungle-boogie

Balm de Barba Sobrebarba Jungle Boogie | Veja mais.

O produto também tem ação cicatrizante e anti-inflamatória, então é ideal para o pós-barba e também para o pós-esfoliação.

3. Não faça a barba com a pele seca

É importante preparar a pele para que o barbear seja mais suave. Por isso, nada de passar a lâmina com o rosto seco.

Prepare a pele lavando os pelos com um shampoo de barba da sua preferência e água morna. Se não tiver o shampoo, um sabão neutro também vale.

DICA: a água morna ajuda a dilatar os poros, facilitando a remoção dos pelos com a lâmina. Mas não precisa (e nem é recomendado) lavar o rosto com água pelando. Cuidado!

Usar os produtos certos para limpeza dos fios, evita o ressecamento da pele e, consequentemente, os pelos encravados na barba.

4. Atenção ao sentido do barbear

Um detalhe simples que vai mantê-lo livre dos pelos encravados na barba é não passar a lâmina no sentido oposto ao crescimento dos fios.

Esse movimento, mesmo deixando a barba mais rente, “agride” mais a pele, aumentando as chances dos pelos encravarem e deixarem seu rosto cheio de bolinha. 

Aproveite que a pele está macia depois da limpeza e aplique um gel ou espuma de barbear para que a lâmina deslize com mais facilidade no sentido do pelo.

Não sabe qual produto escolher? Leia o post ‘Gel, espuma ou creme de barbear? Qual a melhor opção?’ e tire suas dúvidas.

5. Não estique a pele para fazer a barba

Aposto que você já fez isso algum dia, certo? Mas evite esticar a pele ao se barbear porque ao voltar ao estado normal o pelo retrai para dentro da pele, facilitando o encravamento dos pelos.

Faça a barba com calma e movimente o rosto para obter o melhor ângulo para passar a lâmina sem o risco de se machucar. 

Curtiu as dicas para evitar pelos encravados na barba?

Os pelos encravados na barba acontecem, mas podem ser evitados com hábitos simples como mostramos acima. 

Confira sua lista de produtos e veja o que está faltando para repor seus favoritos e manter a barba bonita.

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina.

.

Temos a maior coleção de categorias e produtos específicos para as necessidades dos homens, incluindo Fazer a barba e Cuidar da barba

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!