Dicas para esfoliar o rosto

Esfoliar o rosto é uma tarefa muito simples e necessária na rotina de quem deseja ter uma pele cada dia mais saudável e livre de impurezas.

E para aqueles que insistem em dizer que homens não precisam fazer skincare, ou que esses produtos “acabam” com a barba, o engano não poderia ser maior!

A seguir você vai poder conferir a razão desse processo ser tão importante, dicas infalíveis para esfoliar seu rosto e manter sua pele sempre uniformizada, além de conhecer também alguns produtos e o passo a passo completo para a esfoliação.

Confira!

Afinal, por que devo esfoliar a pele?

Basicamente, a esfoliação é um processo que auxilia na descamação da pele, remoção de células mortas, auxilia no controle da oleosidade e também contribui para a uniformização do tom de pele (no caso de quem possui pequenas manchas no rosto, por exemplo).

E, apesar de ser algo simples – inúmeros sabonetes possuem a função de esfoliante –, é importante que esse processo não seja feito com muita frequência.

Quando realizada mais que duas a três vezes por semana, a esfoliação pode acabar causando o efeito rebote e, ao invés de controlar a oleosidade e ajudar na redução da acne, ela pode irritar a pele e deixá-la mais sensível e propensa a desenvolver algum “problema”.

Além disso, especialmente para os homens com barba, ao fazer a esfoliação da pele com certa frequência, é possível até mesmo evitar que os pelos nasçam encravados. Ou seja, a realização de um sonho, né?

Dicas para esfoliar o rosto em casa

Para esfoliar o rosto em casa não é necessário muito mais do que simplesmente ter um bom esfoliante em mãos. Porém, vale destacar que algumas dicas simples podem deixar esse processo ainda mais fácil!

Primeiramente, lembre-se de que a esfoliação está ali para remover uma camada de sujeira da pele e que a água quente pode ser sua grande aliada.

MAS ATENÇÃO: o uso de uma água mais quente nesse momento é importante pois ela ajuda a abrir os poros, deixando o processo mais completo, uma vez que o produto pode agir ainda mais profundamente na pele.

Porém, isso não quer dizer que a água precisa estar fervendo! Desde que ela não esteja muito fria, já será o suficiente.
Assim, antes de esfoliar a pele, procure usar a água em uma temperatura mais confortável para abrir bem os poros e, depois de feita, lave o rosto sempre com a água mais fria possível.

Dessa maneira, os poros serão fechados e logo a sensação refrescante e maciez na pele vão surgir e você só vai se perguntar “como eu nunca fiz isso antes?”.

Melhores produtos para esfoliar a pele

Bom, apesar da esfoliação ser um processo bem simples que se adapta perfeitamente à rotina de todos os homens, existem alguns produtos que se destacam e podem te ajudar a conseguir um melhor resultado.

Ah! E vale destacar que é extremamente importante saber o seu tipo de pele antes de realizar a esfoliação. Pois, se seu rosto for muito sensível, o produto deve ser voltado para peles sensíveis, uma vez que se ele for muito abrasivo, pode causar irritação.

A seguir, confira alguns esfoliantes que são perfeitos para os homens e aproveite para já adquirir o seu:

O Esfoliante Facial Men’s esfolia sem agredir a pele, é produzido a partir da casca de nozes moídas e pode ser usado em todos os tipos de pele semanalmente.

O Esfoliante Facial Tradition Viking esfolia suavemente a pele e evita os pelos da barba nascerem encravados.

O Esfoliante Revitalizante Barba Black Barts Grow possui microcápsulas vitamínicas e ajuda a desobstruir os poros.

Passo a passo para a esfoliação

Agora, para quem já está preparado para fazer uma esfoliação em casa, confira o passo a passo desse processo e, claro, lembre-se da dica da água citada anteriormente para ter um resultado ainda melhor!

Para começar, com o rosto previamente limpo com um sabonete de sua preferência, pegue uma pequena quantidade do esfoliante com as mãos;

Feito isso, com movimentos circulares delicados, e com a pele ainda molhada/úmida, passe o produto por todo o rosto;

Evitando o contorno dos olhos, depois de alguns minutos esfoliando bem a testa, bochechas, nariz e queixo, o processo estará quase no fim;

Por último, enxágue bem o rosto com água fria e, depois de secar delicadamente, aproveite para usar um hidratante e protetor solar como de costume.

Assim, em apenas alguns minutos, você já percebe como sua pele estará mais macia e pronta para encarar os desafios diários ou então uma boa noite de sono!

Encontre muitos outros produtos com a Men’s Market!

Ao acessar a Men’s Market, o maior e-commerce de produtos de beleza masculino, além dos produtos citados aqui, você ainda encontra diversos outros que são perfeitos para manter sua barba, pele e cabelos sempre em dia!

E, claro, ao acompanhar o Blog da Men’s e nossas redes sociais (@mensmarket), você pode conferir diversas dicas sobre o mundo masculino, incluindo moda, referências de famosos, esportes e muito mais!

Agora, verdade seja dita, você sabia que uma simples esfoliação pode trazer tantos benefícios assim para a pele? E o que você está esperando para fazer a sua?

Lembre-se que o skincare vai muito além de apenas usar máscaras faciais e beber água! É um cuidado diário que a sua pele vai te agradecer agora e você vai agradecer a si mesmo dentro de alguns anos!