Previna o surgimento de pelos encravados

Você pode até contar com os melhores produtos para o barbear perfeito que encontrar no mercado -principalmente aqui na Men’s– , mas em algum momento da sua vida você terá que lidar com esse pesadelo: os pelos encravados. Eles podem aparecer em qualquer área do rosto (ou do corpo) que você tenha passado a lâmina ou navalha para remover os pelos, mas te ajudamos com algumas dicas a reduzir as chances do surgimento desses pelos encravados.

pelosencravados

Use sempre uma lâmina nova

As lâminas de barbear possuem uma vida útil curta, durando geralmente de 2 a 4 semanas se usada em dias alternados. Após esse tempo ela perde sua eficácia e pode resultar em sérios machucados na pele e um barbear falho, por isso você precisa trocá-las com frequência. Lembre-se, as lâminas entram em contato direto com a sua pele e promovem um barbear rente. Se elas falharem nessa missão, o risco de aparecerem pelos encravados num futuro próximo é enorme.

Pare de se barbear

Indo em contrapartida ao item anterior, essa é uma opção muito simples, porém ousada. Aposentar a sua lâmina ou navalha é a solução perfeita para não se preocupar mais com os pelos encravados, mas nem sempre é possível, principalmente para os caras que trabalham em ambientes corporativos que exigem a “cara limpa”. É claro que existe a possibilidade de alguns pelos nascerem encravados naturalmente, mas geralmente isso é causado mesmo pelo passar da lâmina que irrita a base dos fios, fazendo com que eles cresçam em direções estranhas resultando na inflamação do local e no pelo encravado.

Não esqueça o pós-barba

Engana-se você que pensa que o barbear consiste em simplesmente passar a lâmina e remover os pelos. É essencial ter alguns cuidados com a sua pele e o pós-barba é o aliado perfeito. Geralmente esses produtos acalmam e hidratam a pele após a agressão que é o barbear, certificando-se de prevenir possíveis irritações. Agora, se você perceber que sua pele é extremamente sensível e propensa a irritações, existem tratamentos dermatológicos específicos para esses casos, por isso marque a sua consulta médica o quanto antes.

banner_institucional_mens

Invista em um esfoliante facial

Já falamos sobre a hidratação e cuidados na hora do barbear, mas você sabe o que mais entope seus poros? A pele morta. Por isso é muito importante remover essas células com um bom esfoliante facial que você pode usar diariamente. São 5 minutinhos a mais de cuidados com a pele em sua rotina diária que farão toda diferença no futuro.

Por mais que a tentação seja forte, não cutuque o local do pelo encravado

Se após todos esses cuidados, ainda assim sua pele apresentar algum pelo encravado, resista a tentação de arrancá-lo. Essa é a hora de você esquecer completamente a sua lâmina de barbear, isso só vai piorar a situação! Sim, nós sabemos que aquela coisa no seu rosto é horrível, incômoda e você só quer que aquilo suma do dia pra noite, mas fique calmo. Deixe sua pele descansar e lidar sozinha com esse problema, em poucos dias (se você der sorte, algumas horas) o pelo se manifestará para fora do poro e você poderá arrancá-lo cuidadosamente com uma pinça esterilizada. Mas tome cuidado para não aplicar muita força, pois, assim como a lâmina, isso pode piorar a aparência do local da inflamação.