Como cuidar bem da barba? Rotina + kit + produtos [PACOTE COMPLETO]

Saber como cuidar bem da barba é essencial para garantir a saúde dos fios e um visual alinhado e impecável. Para isso, é necessária uma rotina de cuidados. Caprichar na higiene, hidratação dos fios e aparar sempre que necessário são alguns do passos decisivos para conquistar uma barba sensacional.

Ou seja, cuidar bem da barba é mais do que simplesmente lavar e secar com a toalha. Se você quer ter uma barba bonita, precisará se dedicar mais do que isso.

Mas não esquenta, pois nós, da Men’s Market, vamos te ajudar nesta tarefa! 😉

Por que é tão importante saber como cuidar bem da barba?

Se você está querendo investir no seu estilo e cuidar mais da sua aparência, saiba que algumas medidas básicas, como cuidar bem da barba, já podem gerar um grande impacto no seu visual, afastando aquela imagem negativa que muitos barbudos passam ao não se cuidarem.

Logo, os cuidados com a barba não devem ser um mero capricho, pelo contrário! Os cuidados com a aparência dizem muito sobre a sua personalidade, e tudo o que NÃO queremos é passar uma impressão de desleixo, concorda?

Além do mais, quem tem barba sabe muito bem que o mínimo relaxo nos cuidados já é capaz de deixar qualquer um parecendo o Chewbacca! 🤣

Tendo isso em mente, alguns passos essenciais para os aspirantes a barbudo são:

Dito isso, vamos às principais perguntas sobre como cuidar bem da barba e conquistar um visual de respeito.

Afinal, como cuidar bem da barba? Quais são os cuidados essenciais?

Quando o assunto é barba, há algumas perguntas que sempre surgem. Fizemos um apanhado das mais frequentes e vamos responder logo abaixo. Confira:

O que passar na barba?

Já de início precisamos esclarecer um ponto muito importante: barba não é tudo igual! Assim como ocorre com o cabelo, cada um terá um tipo de barba com características diferentes. Curtas, ralas, longas, oleosas, ressecadas… enfim. Conhecer bem seus fios irá te ajudar a entender como cuidar da barba.

Como cuidar de barba rala?

Quem tem a barba falhada ou mais rala geralmente opta por um visual de cara limpa. Mas para aqueles que não abrem mão dos pelos faciais, a dica é optar por cortes mais curtos, de modo a não evidenciar tanto as falhas. Aprender como fazer a linha da barba e manter o corte sempre em dia já te garante um belo visual.

como cuidar da barba rala

Os cuidados com a pele são essenciais, como o hábito de fazer esfoliação no rosto, por exemplo, que é de grande ajuda para quem sofre com pelos encravados.

produtos para cuidar da barba rala

Esfoliante Facial Tradition Viking

Caso você queira mais algumas dicas neste sentido, você pode conferir esse post: Como fazer a barba crescer mais grossa: 4 dicas para seguir a partir de hoje.

Como cuidar de barba curta?

Cuidar da barba curta, como no caso da barba rala ou falhada, também não tem muito segredo.

Fácil de manter, o ideal é sempre fazer uma manutenção no corte, a fim de manter a altura e o desenho da linha da barba.

Além disso, um bom shampoo para barba para a limpeza e um balm para manter o fios alinhados já fazem uma grande diferença!

produtos para cuidar da barba curta

Shampoo Barba e Cabelo Men’s

Balm para Barba Men’s

Como cuidar de barba grande?

Já quem tem a barba grande, precisa ter alguns cuidados adicionais.

Além da limpeza para evitar o acúmulo de resíduos que podem causar mau cheiro, também é necessário caprichar na hidratação, já que quanto mais longo for o fio, menor a quantidade de óleo natural que ele recebe da pele, deixando-os com aquela aparência ressecada e opaca.

Usar um bom óleo para barba já resolve esse problema, contribuindo para a hidratação, conferindo brilho e uma aparência muito mais saudável aos fios.

como cuidar da barba grande

Óleo para Barba Danger Barba Forte 30ml

Óleo de Barba Sobrebarba Light My Fire 30ml

Óleo Men’s para Barbas Longas

No vídeo abaixo você pode conferir algumas dicas essenciais de como fazer a barba da forma certa, seja a sua barba rala, curta ou grande. Saca só:

Como evitar coceira na barba?

Muitos homens que não conseguem manter a barba por muito tempo apontam a coceira como culpada. De fato, ninguém merece ficar com o rosto coçando o dia todo, não é mesmo?

como cuidar da barba

Um dos motivos para a coceira na barba pode ser justamente a falta de alguns cuidados básicos. Mas então, como cuidar da barba e acabar com a coceira?

Bom, essa coceira surge quando a pele por baixo da barba está irritada ou ressecada. A solução para isso é até bem simples: limpeza e hidratação!

O primeiro passo é lavar a barba e a pele por baixo dela com shampoo para barba. Uma esfoliação da pele também pode ajudar.

Com a limpeza concluída, é hora de hidratar. Você pode fazer isso tanto com um condicionador específico para barba ou com um bom óleo para barba.

como cuidar da barba coceira

Condicionador de Barba Sobrebarba Jungle Boogie 120ml

Óleo de Barba Sobrebarba Light My Fire 30ml

É claro que isso não irá resolver o problema de uma hora para outra. É necessário que você mantenha uma rotina de cuidados para recuperar a hidratação da sua pele e, assim, resolver o problema da coceira na barba.

Como manter a barba hidratada?

Conforme mencionamos anteriormente, quando os fios atingem certo comprimento, deixam de receber os óleos naturais produzidos pela pele, com isso, acabam ficando secos e quebradiços. Logo, quanto maior a barba, maior será a necessidade de hidratação para mantê-la saudável e com brilho.

A solução para isso é bem simples: capriche na hidratação!

Para isso, basta usar óleo para barba ao longo do dia, sempre que perceber que os fios estão ressecados. Outra opção é o balm, que além de hidratar também ajuda a disciplinar os fios rebeldes, mantendo a barba alinhada.

kit para cuidados com a barba

Balm para Barba Vizet Resenha Barber Shop 10 60g

Óleo de Barba Fresh GO. 25ml

Balm para Barba Men’s

Tá vendo como cuidar bem da barba nem é assim tão difícil?

Pode usar condicionador de cabelo na barba?

A resposta é: depende.

Se você está pensando em usar o condicionador da sua namorada, esposa, mãe ou irmã, é melhor tirar essa ideia da cabeça!

O fio de cabelo é diferente de um fio de barba, isso todo mundo sabe. Por conta disso, eles requerem cuidados diferentes. Para isso há condicionadores específicos para barba, que são desenvolvidos visando o cuidado e nutrição mais adequado para os pelos faciais.

como manter a barba hidratada

Condicionador de Barba Black Barts Single Ron 140ml

Condicionador de Barba Viking Terra 120ml

Condicionador Barba e Cabelo Don Juan Barba Forte 170ml

O que um bom kit para cuidar da barba precisa ter?

Montar um kit com produtos para cuidar da barba é fundamental para quem quer manter uma rotina de cuidados no dia a dia, principalmente, em viagens. O importante é ter à disposição os produtos essenciais para manter os cuidados onde quer que você esteja.

como cuidar da barba curta

Um bom kit para barba deve conter pelo menos os produtos necessários para os cuidados mais básicos, como: shampoo, condicionador, pós barba, creme, gel ou espuma de barbear, de acordo com a sua preferência. E dependendo de como for a sua barba, outros itens recomendados são: balm, óleo e cera para bigode.

Além dos produtos para cuidar da barba, também é importante que o seu kit contenha os principais acessórios para barba, como um bom pente de madeira, lâmina de barbear e um aparador, para manter os fios na altura ideal!

kit para cuidar da barba

Kit de Viagem Danger Barba Forte

Kit Viagem Viking Pé na Estrada Asgard

Em nosso Facebook você encontra mais dicas de como cuidar bem da barba, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? O que você achou dessas dicas de como cuidar bem da barba?

Saber como cuidar da barba não chega a ser um bicho de sete cabeças, concorda? E agora você já sabe como cuidar da barba em casa, não é mesmo?

No fim das contas, tudo o que você precisa para ter uma barba bonita é persistência, capricho e disciplina. Ah, e é claro, produtos de qualidade, pois você não vai quer passar qualquer coisa nessa barba que deu tanto trabalho para cultivar, não é mesmo? 😁

A Men’s Market é a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e pode aprender até mesmo como acelerar o crescimento da barba.

Agora que você já sabe como cuidar da barba, não tem mais desculpas para sair por aí todo desgrenhado! Mas que tal mais algumas dicas de cuidados para com os fios? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Como deixar a barba mais bonita: 3 truques infalíveis
  2. 7 modelos de corte de barba masculina para mudar seu estilo
  3. Quando aparar a barba? Qual o intervalo ideal?

Gostou dessas dicas de como cuidar da barba? Você é iniciante ou já é mestre nesta arte? Quais são as suas maiores dificuldades? Conta pra gente aqui nos comentários!