10 dúvidas sobre a barba e suas respostas!

Tá pensando em deixar a barba crescer mas ainda tá na dúvida? Você acha que dá muito trabalho, que ela vai ficar suja e te deixar com o visual desleixado? Bom, calma! O Blog da Men’s Market vai te dar uma força e desvendar todos os mitos que assombram os aspirantes a barbudos, assim você pode decidir sem nenhuma dúvida se barba é ou não para você. Saca só!

1 – A barba é tão suja quanto uma privada?

Ao contrário do que disseram alguns estudos divulgados há algum tempo, a barba não é tão suja quanto uma privada!

A barba contém, sim, sujeiras e acúmulo de resíduos, assim como seu computador, smartphone, etc.

A sua barba fica em contato com a poluição e agressões externas, mas basta ter o mínimo de higiene que vai ficar tudo bem!

2 – Barba envelhece?

Hipster Beard GIF - Find & Share on GIPHY

Ah, sabe aquela história de que “barba envelhece”? Pois é, ela pode até te deixar com uma aparência mais madura, mas preserva sua juventude facial.

A presença dos pelos no rosto faz com que essa região fique mais bem protegida do vento e a pele fique hidratada por mais tempo.

3 – Preciso lavar a barba todos os dias? Posso usar shampoo e hidratante para cabelo na barba?

Neste quesito, a barba é bem parecida com o seu cabelo. Quer uma barba bonita, hidratada e sempre limpa? Então lave e hidrate ela com produtos específicos para barba de preferência todos os dias! E não, usar um shampoo para cabelo na barba não é a mesma coisa! Os fios do cabelo são diferentes dos pelos faciais, e utilizar um shampoo para cabelo pode acabar gerando o efeito reverso e descamar a sua pele e deixar a barba ressecada.

4 – A barba faz bem à saúde?

Se você for adepto da barba grande que cobre até o pescoço, aqueles ataques chatos de tosse provocados por inflamações na garganta não serão mais tão incômodos assim, pois podem durar menos tempo já que a barba mantém essa região bem aquecida.

Não está acreditando? Leia nosso artigo: “Estudo mostra que ter barba faz bem à saúde”.

5 – Posso ter caspa na barba?

Sim! Na verdade, na maioria dos casos essa “caspa na barba” é na verdade a pele do rosto ressecada que está descamando. Isso pode acontecer porque você está utilizando um shampoo para cabelo na barba (A GENTE AVISOU!!) ou porque você não está hidratando o seu rosto como deveria. Mas calma que tudo tem o seu jeito. Para deixar a sua pele renovada, experimente utilizar um sabonete facial especifico e um esfoliante facial 2 vezes por semana. E para dar aquele trato na barba, a utilização, além de um shampoo específico para barba, de um balm e um óleo para barba também pode resolver esse problema.

E se mesmo assim o problema persistir, é legal você procurar um dermatologista para examinar o seu caso. (A opinião de um profissional nesses casos é sempre importante!).

6 – Quantas vezes preciso aparar a barba?

Isso depende de como a sua barba cresce e qual o tamanho você quer atingir.

Barbas curtas devem ser aparadas a cada duas semanas, mais ou menos, enquanto as longas podem ficar mais tempo sem o corte, com períodos de 3 semanas a um mês.

Com a correria do dia a dia, fica difícil fazer a barba todos os dias, mas o recomendável é pelo menos 3 vezes na semana. Não há necessidade fazer a barba todo dia. A maioria dos homens não costumam manter essa frequência, mas se você quer que a sua barba cresça mais rápido é bom começar a se adaptar a esse hábito.

7 – É normal os fios da barba caírem?

sem-barba

Sim! Assim como a nossa pele, (que vive se renovando) com os fios do cabelo e da barba isso não é diferente. Cada fio tem um tempo de vida. Ele nasce no seu rosto, cresce e depois de um tempo cai enquanto outro nasce. (Só fica esperto e consulte o seu dermatologista caso esteja caindo demais).

8 – Tenho a pele oleosa, mesmo assim tenho que usar óleo para barba?

Primeiramente, é importante esclarecer que existem produtos para pele oleosa masculina desenvolvidos especificamente para cuidar da pele oleosa diariamente, e, dificilmente, irão prejudicar ou piorar algo que deveriam melhorar.

Por exemplo, uma forma de como hidratar pele oleosa é passar um óleo especifico para a barba. Isso é, de longe, muito diferente de aplicar azeite na barba todos os dias ou óleos com outras finalidades, como de massagem ou para o corpo.

Inclusive, os produtos para pele oleosa masculina são desenvolvidos também para cuidar e hidratar a pele abaixo da barba, então, seria um pouco contraditório que eles piorassem ou tornassem a pele menos saudável, ainda que seja possível você não se adaptar 100% a eles.

Ainda tá na dúvida? Então confira esse outro post: PRODUTOS PARA PELE OLEOSA MASCULINA: COMO USAR ÓLEO DE BARBA

9 – É normal a barba coçar de vez em quando?

Sim! Assim que a sua barba começar a crescer, pode ser que ela comece a coçar, então resista à tentação. Usar as unhas para aliviar a sensação pode ocasionar pelos encravados que, além de incomodar, atrapalham o crescimento dos fios.

10 – Posso modelar a minha barba?

Se você quer saber como acelerar crescimento da barba, precisa saber que, assim como os cabelos, elas agora podem ser modeladas.

Para isso, conte com um pente para a barba e uma cera para bigodes (que pode ser usada em toda a barba).

Com essa prática você pode atingir um modelo de barba mais ousado, mas, se bem desenhado, o resultado fica muito moderno e elegante.

E aí, curtiu? Então aproveita que agora você já tirou todas as suas dúvidas sobre a barba, aproveita e deixa ela crescer e conte com os produtos da Men’s Market para deixar ela no jeito!

Se tiver mais alguma dúvida, manda no direct do nosso Instagram: @mensmarket.