Como montar um cronograma de exercícios físicos? 7 passos 🏋️

Quer aprender como montar um cronograma de exercícios físicos para fazer em casa? Então se liga nas dicas que vamos te dar neste artigo:

  1. Defina seus objetivos;
  2. Analise sua rotina;
  3. Escolha exercícios compatíveis com o seu nível atual;
  4. Certifique-se de cobrir todos os grupos musculares;
  5. Divida os exercícios por grupos musculares;
  6. Consulte um profissional de educação física;
  7. Dica bônus – Tenha uma alimentação balanceada.

Que a pandemia afetou a vida de muita gente, todo mundo sabe, mas isso não é desculpa para você descuidar da sua condição física, não é mesmo? Afinal de contas, sua saúde deve ser prioridade e é bem possível treinar até mesmo em casa.

Pensando nisso, o Blog da Men’s separou algumas dicas de como montar um cronograma de exercícios físicos para você treinar em casa ou mesmo ao ar livre. Bora conferir?

Como montar um cronograma de exercícios físicos? Passo a passo

como fazer um cronograma de exercícios físicos

Todo mundo sabe que é bacana evitar o sedentarismo, certo? Para ajudá-lo a não ficar mais paradão, preparamos esse passo a passo de como fazer um cronograma de exercícios físicos.

1 – Defina seus objetivos

Antes mesmo de saber como montar um cronograma de exercícios físicos você precisa ter clareza a respeito dos seus objetivos. O que busca?

Perder barriga? Melhorar a postura? Ganhar massa magra? Definir o abdômen? Aumentar sua resistência física? Enfim, são várias as possibilidades. Qual será o seu foco?

Definir essas metas é importante para que você descubra que tipo de exercício deve ser priorizado em seu treino, se são com pesos, cárdio, de resistência, com alta ou baixa intensidade, etc.

2 – Analise sua rotina

como montar cronograma exercícios físicos

Um ponto essencial ao montar um cronograma de exercícios físicos é garantir que ele se encaixe na sua rotina. Quando mal pensado, pode te deixar desanimado com o tempo e, até mesmo, te fazer desistir.

Por isso, analise sua rotina e descubra quanto tempo você poderá se dedicar aos exercícios. Uma hora por dia, três vezes por semana; trinta minutos todos os dias; uma hora e meia, dia sim, dia não?

Além de definir uma programação que você seja capaz de cumprir, também é importante ir com calma, pois não adianta querer resultados de um ano em um mês. Seja responsável!

3 – Escolha exercícios compatíveis com o seu nível atual

como criar rotina de treinos

Tem gente que pensa que só dá pra fazer exercício físico com aparelhos de academia, mas isso não é verdade. Há uma série de modalidades que você pode praticar com o peso do corpo, sem precisar pisar em uma academia: aeróbicos ao ar livre, HIIT, calistenia, etc.

Mas ao montar o seu cronograma de exercícios físicos, atente-se para o seu nível de condicionamento físico. Se for praticar calistenia, por exemplo, comece com atividades mais básicas, voltadas para iniciantes e, conforme for se fortalecendo, você pode ir aumentando a dificuldade, mas sempre com responsabilidade!

4 – Certifique-se de cobrir todos os grupos musculares

como fazer um cronograma de treinos

Se  está buscando definição, é vital trabalhar todas as partes do corpo para atingir um visual mais homogêneo e esteticamente bonito. Peito, costas, abdômen, braços e, é claro, nada de pular o dia de pernas, heim!

Além disso, um bom cronograma de exercícios físicos inclui tanto exercícios de musculação, para aumentar a sua força, quanto aeróbicos, para melhorar a sua resistência e condicionamento.

5 – Divida os exercícios por grupos musculares

cronograma exercícios físicos em casa

Treinar o mesmo grupo muscular todos os dias pode ser bem cansativo, ainda mais para quem é iniciante. Portanto, divida seu treino para dar tempo dos seus músculos se recuperarem enquanto você trabalha outros grupos.

Ao montar seu cronograma de exercícios físicos você pode, por exemplo, intercalar treinos de peito e pernas em um dia, costas e braços em outro, fazendo abdominais dia sim, dia não.

6 – Consulte um profissional de educação física

como criar rotina exercícios físicos

Hoje em dia há diversas maneiras de montar um cronograma de exercícios físicos. Um bom exemplo são os aplicativos de treino, que ajudam a definir sua rotina.

Mas vale destacar a importância de se buscar o auxílio de um profissional de educação física, que seja responsável e comprometido em te ajudar com a divisão dos treinos, tanto para uma rotina mais eficiente, quanto para evitar lesões.

7 – Dica bônus – Tenha uma alimentação balanceada

rotina exercícios físicos homem

Montar um cronograma de exercícios físicos é um ótimo ponto de partida para quem quer levar uma vida mais saudável. No entanto, de nada adianta se acabar nos treinos e não ter uma boa alimentação, adaptada para os seus objetivos.

Não dá pra esperar perder peso comendo fast-food todos os dias, concorda? 😅

É a sua alimentação que fornecerá energia para seus treinos, bem como para o desenvolvimento de seus músculos. Então, já sabe: para ter bons resultados, é necessário ter foco nos treinos, uma dieta equilibrada, e não vamos nos esquecer de um sono de qualidade! 💪

Para mais dicas sobre como organizar seus treinos na prática, confira o vídeo abaixo:

Em nosso Facebook, você encontra mais dicas de como montar um cronograma de exercícios físicos, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

Você está preparado para fazer o seu cronograma de exercícios físicos?

Buscar uma vida mais saudável é ótimo, mas vá com calma, respeite seus limites e, se possível, consulte um profissional de educação física para te auxiliar na criação de um cronograma de exercícios físicos personalizado.  Afinal, seu bem-estar é muito importante! Quanto à parte estética, a gente está aqui sempre que precisar! 😉

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo e ainda descobre quais são os melhores exercícios para queimar gordura.

Agora que você já sabe como fazer um cronograma de exercícios físicos, que tal mais algumas dicas para incrementar seu treino? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Exercícios com peso corporal: você trincado sem sair de casa
  2. Como perder barriga em casa? 10 passos que destroem gordura abdominal masculina
  3. Qual é o melhor horário para fazer exercícios? Veja prós e contras

Gostou dessas dicas de como montar um cronograma de exercícios físicos? Você curte treinar em casa? Quais são as suas metas? Conta para a gente aqui nos comentários!