Exercícios com peso do corpo: fique trincado sem sair de casa

Para quem quer manter o shape em dia, conhecer exercícios com peso do corpo é essencial.

Afinal, ningu√©m √© de ferro e um dia ou outro bate aquela pregui√ßa de ir para a academia, n√£o √© mesmo? √Č justamente nesses dias que os exerc√≠cios com o peso do corpo funcionam e podem ser a salva√ß√£o do seu shape!

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Pensando nisso, separamos cinco ótimos exercícios com peso do corpo que podem ser feitos no conforto do seu lar. Bora?!

Exercícios com peso do corpo para manter o shape

Além de muito versáteis, os exercícios com peso do corpo também podem ser considerados uma das melhores atividades físicas para perder barriga!

Vai viajar e não quer deixar de fazer seus exercícios? Está na correria e sem tempo para ir à academia? Bateu aquela preguiça?

Para que voc√™ n√£o tenha mais desculpas, confira esses exerc√≠cios sem peso ‚ÄĒ ou melhor, exerc√≠cios com peso do corpo ‚ÄĒ e n√£o perca nem mais um dia de treino! Se liga s√≥:

1. Agachamento simples

exercícios com peso do corpo

O agachamento simples √© um exerc√≠cio que pode ser feito em qualquer lugar e √© altamente eficaz. Ele trabalha coxas, gl√ļteos, barriga e costas, o que faz dele um excelente exerc√≠cio com peso do corpo.

Para executar corretamente o agachamento simples você precisa:

1¬ļ – Ficar em p√©, abrir as pernas, afastar os p√©s na largura dos ombros, apoiando-os totalmente no ch√£o;

2¬ļ – Dobrar os joelhos: os joelhos devem ser fletidos, jogando o quadril para baixo, at√© ultrapassar ligeiramente a linha do joelho, como se estivesse sentando em uma cadeira imagin√°ria, mantendo as costas sempre eretas;

3¬ļ – Estender as pernas: deve-se esticar as pernas, que se encontram dobradas, para voltar √† posi√ß√£o inicial, ficando em p√©.

Confira esta e outras técnicas de agachamento no vídeo abaixo:

2. Prancha Abdominal

 

exercícios sem peso

Voc√™ sabia que Prancha Abdominal √© um dos melhores exerc√≠cios para quem quer conquistar um abd√īmen trincado?

Assim como o agachamento, também é um dos exercícios com peso do corpo, ou seja, você não precisará de nenhum equipamento.

√Č s√≥ deitar de barriga para baixo, esticar os bra√ßos para levantar o corpo do ch√£o e depois apoiar o peso do corpo nos cotovelos e p√©s.

Voc√™ vai perceber a contra√ß√£o dos m√ļsculos abdominais com o tempo. A dica √© manter a posi√ß√£o por pelo menos 20 segundos. Conforme voc√™ for ficando mais resistente, voc√™ pode ir aumentando esse tempo.

No vídeo abaixo você confere direitinho como fazer a prancha abdominal:

3. Flexão de braço

exercícios para braço com peso do corpo

A flexão de braço é um ótimo exemplo de exercício para braço com o peso do corpo. Além disso, a flexão trabalha costas, peitoral, ombros e tríceps, o que faz dela uma atividade muito versátil que pode ser adequada tanto para praticantes iniciantes quanto para os mais avançados.

Para fazer esse exerc√≠cio com peso do corpo corretamente, seus bra√ßos devem estar alinhados com seu peitoral e abertos em uma posi√ß√£o em que seus cotovelos dobrem aproximadamente at√© os 90¬ļ.

Os cotovelos s√£o importantes neste exerc√≠cio, porque se voc√™ deix√°-los muito fechados, ir√° trabalhar mais os tr√≠ceps, e se eles ficarem muito abertos, o m√ļsculo do peito ser√° mais trabalhado ‚ÄĒ fica ligado com as varia√ß√Ķes!!

Para mais detalhes sobre a execução deste exercício, confira o vídeo abaixo:

4. Abdominal simples

melhores exercícios com peso do corpo

Este certamente é um dos exercícios com peso do corpo mais conhecido. Extremamente simples e prático, pode ser feito em qualquer lugar!

Vale destacar que h√° diversas varia√ß√Ķes de exerc√≠cios abdominais, mas aqui vamos nos ater a mais simples delas.

O primeiro passo é ficar deitado com as costas encostadas no chão. Mantenha as pernas flexionadas, com os joelhos apontando para o teto e os pés apoiados no chão.

Em seguida, basta levantar a parte superior do corpo apenas com a for√ßa dos m√ļsculos abdominais, sem ter pressa e sem tentar encostar o peito nos joelhos flexionados.

O abdominal tradicional trabalha principalmente a parte superior do abd√īmen, tanto por causa da respira√ß√£o quanto pelo movimento do corpo. Apesar de ser extremamente simples, certamente √© um dos melhores exerc√≠cios com peso do corpo.

No vídeo abaixo você pode ver mais detalhes sobre como deve ser a execução correta deste exercício:

5. Exercícios para braço com peso do corpo

J√° citamos aqui a flex√£o de bra√ßo, mas vamos completar a lista com mais algumas op√ß√Ķes de¬†exerc√≠cios para bra√ßo com peso do corpo.

O primeiro exerc√≠cio com o peso do corpo para essa regi√£o √© o tr√≠ceps mergulho. Pegue uma cadeira e posicione o cotovelo em um √Ęngulo 90¬ļ ‚ÄĒ abertura seguindo a largura do quadril ‚ÄĒ e com a coluna reta e joelhos flexionados ou esticados des√ßa e suba flexionando os bra√ßos.

Voc√™ pode fazer tr√™s s√©ries de 15 repeti√ß√Ķes ou tr√™s s√©ries de 10 repeti√ß√Ķes. Veja o movimento no v√≠deo abaixo:

A segunda opção de exercício para braço com peso do corpo são os círculos com os braços. Esse exercício é bastante simples.  Abra os braços e estique os braços totalmente na altura dos ombros, criando uma linha horizontal. 

Fa√ßa movimentos circulares para frente e para tr√°s de forma alternada. Comece com 50 repeti√ß√Ķes para cada sentido. Veja no v√≠deo abaixo como √© a execu√ß√£o correta.

EXTRA: tabela de exercícios com peso do corpo

Quer mais inspira√ß√Ķes de¬†exerc√≠cios com o peso do corpo? Confira a tabela abaixo com imagens ilustradas de atividades para movimentar o corpo inteiro:

tabela-exercicio-peso-corpo-extra

Clique aqui para ver a imagem ampliada.

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E aí, curtiu essas dicas de exercícios com peso do corpo?! Então para de dar desculpas e bora treinar! ;D

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E aí? O que você achou das dicas de exercícios com peso corporal?

Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de exercícios com peso do corpo, não tem mais desculpas para deixar de treinar por preguiça de ir até a academia. Então bora fazer um aquecimento e iniciar a rotina de treinos!

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Com essas dicas de exercícios com peso do corpo, você não tem mais desculpas para não treinar, não é mesmo? Mas que tal mais algumas dicas para turbinar ainda mais os seus treinos? Separamos alguns posts que podem te interessar, confira:

1.¬†7 melhores exerc√≠cios para definir o abd√īmen masculino + b√īnus

2. Melhores atividades físicas para perder barriga: 10 dicas!

3. Quais os melhores exerc√≠cios para peito: 4 op√ß√Ķes de treino

Gostou dessas super dicas de exercícios com o peso do corpo que funcionam? Você é adepto desse tipo de exercício? Conhece algum outro? Conta pra gente aqui nos comentários!