Quais os melhores exercícios para perder gordura? (Projeto verão)

Quando a estação mais quente do ano começa, a disposição para praticar atividades físicas melhora e todo mundo quer se mexer. Principalmente, se o inverno deixou de herança alguns quilos extra. E você sabe quais os melhores exercícios para queimar gordura no verão?

Claro que o exercício para perder gordura precisa do apoio da alimentação para dar resultado e manter a disposição.

O quão restrita ou não a alimentação vai precisar ser depende diretamente do seu estado físico atual e da avaliação de um nutricionista.

Tanto os exercícios quanto a reeducação alimentar devem ser acompanhadas por profissionais capacitados para evitar lesões musculares e fraqueza durante as atividades.

Está animado e quer saber o que fazer para voltar a sua antiga forma? Conheça algumas opções de exercícios para queimar gordura no verão.

Quais os melhores exercícios para queimar gordura?

Para o objetivo específico de queimar gordura, a melhor opção é fazer treinos intensos e rápidos para promover a queima com mais intensidade.

E um efeito interessante dos treinos nesse formato é que o corpo continua queimando gordura depois que o treino acaba. 

Então, você não precisa se matar todos os dias. Escolha uma modalidade eficiente para o seu objetivo, prepare-se bem no pré-treino e faça os exercícios com atenção para evoluir o ritmo.

Opções não faltam e elas podem ser conjugadas e alteradas durante a semana para promover a recuperação muscular necessária.

Confira as principais modalidades de exercício para perder gordura:

1. Crossfit

Você provavelmente já ouviu falar dessa modalidade, mas sabe como funciona o crossfit?

O crossfit tem muitos exercícios de força e resistência que trabalham o corpo inteiro, trazendo mais consciência corporal e equilíbrio.

Os treinos duram de 40 a 60 minutos e são divididos em partes com aquecimento, repasse do treino e execução.

Por ajudar na queima calórica, o crossfit é um dos melhores exercícios para queimar gordura no verão. 

Como em todas as modalidades que vamos descrever aqui, a frequência é importante para ganhar condicionamento físico e evoluir nos resultados. 

Leia também nosso post: ‘Crossfit ou musculação? Veja como escolher o melhor para você’.

2. HIIT

O High Intensity Interval Training (HIIT) ou treino de alta intensidade intervalado é outra modalidade eficaz de exercícios para queimar gordura no verão.

As seções de treinamento são ainda mais rápidas que o crossfit e duram entre 15-30 minutos, promovendo uma alta queima calórica.

Um dos treinos HIIT mais conhecidos e praticados é o Tabata. Os exercícios são feitos por 20 segundos seguidos, alternando com descanso de 10 segundos. Cada round é repetido 4 vezes.

O objetivo é levar o corpo ao máximo do seu potencial com exercícios para perder gordura abdominal, no braço, costas e coxas. Ou seja, é possível trabalhar o corpo inteiro variando os exercícios. 

3. Natação

Muita gente sente falta do contato com a água e a natação é uma atividade ótima, além de ser um bom exercício para queimar gordura no verão.

A vantagem também é conseguir trabalhar o corpo todo, estimulando os músculos dos braços, costas, pernas e abdômen. Também melhora a capacidade cardiorrespiratória

Até conseguir melhorar a intensidade das braçadas, é preciso ir com calma para executar os movimentos técnicos com precisão.

Assim, você consegue nadar mais rápido e pode queimar até 400 calorias com uma hora de aula. A notação também ajuda a relaxar e se livrar do estresse. #ficaadica

4. Corrida

A boa e velha corrida não poderia ficar de fora da lista de exercícios para queimar gordura no verão.

Essa modalidade pode ser feita tanto ao ar livre quanto na academia. Mas é importante ter cuidado para não queimar a largada.

No início, o ritmo deve ser mais devagar e ir aumentando ao longo do tempo de prática. Como é uma atividade de alto impacto, cheque se está com o corpo em dia e tenha um bom tênis.

Uma forma dinâmica de ganhar ritmo é unir a corrida à dinâmica do HIIT, acostumando o corpo com a atividade e melhorando a resposta ao longo das semanas. 

5. Treino funcional

O treino funcional também é uma modalidade dinâmica e que dificilmente você vai se enjoar de fazer se tiver um professor criativo para montar treinos variados.

Os treinos misturam aparelhos de academia, pesos, cordas, elásticos, bolas, entre outros. Assim, os exercícios podem ser voltados para queimar gordura da barriga, braço ou nas coxas.

Vale sempre trocar ideias com o professor para falar dos seus objetivos e do que você gostaria de melhorar no corpo. 

6. Andar de bike

Outro treino nostálgico é andar de bike que além de ser um exercício para queimar gordura no verão, é uma forma de aliviar o estresse.

Como é preciso ter uma boa resistência, andar de bicicleta melhora a capacidade cardiorrespiratória e aumenta a queima calórica. 

Para conseguir perder gordura, é importante que os treinos tenham uma boa intensidade e frequência (3x por semana) para fortalecer as pernas e abdômen. 

Leia também >>> 6 benefícios do suor: do controle do estresse ao combate a oleosidade.

7. Boxe ou muay thai

O boxe e o muay thai são ótimos exercícios para queimar gordura no verão. Os movimentos trabalham principalmente a parte do tronco, favorecendo a perda de gordura abdominal.

Mas não é só essa parte do corpo que essas lutas trabalham. Braços, costas, coxas também vão ser acionados para dar estabilidade e melhorar a precisão dos movimentos.

Além de trabalharem o corpo todo, as lutas ajudam a trabalhar o foco no momento, a resiliência e a disciplina.

Curtiu as dicas de exercícios para queimar gordura?

Independentemente de qual exercício para perder gordura você escolher, é importante incluir outros hábitos saudáveis na sua rotina.

Aliado aos exercícios está a alimentação. No post ‘Os melhores alimentos para eliminar gordura abdominal’ você vai conhecer algumas opções para incluir na sua rotina. 

Além disso, os cuidados estéticos são outra parte essencial para ajudar o corpo a voltar para a forma física desejada.

Se você gosta de se cuidar, leia também o post: ‘Redutor de gordura abdominal: conheça o Abdofast!

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina.

.

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!