Crossfit ou musculação? Veja como escolher o melhor para você

Quer deixar o sedentarismo para trás e está em busca de uma atividade física que possa ajudá-lo a manter corpo e mente sãos? Nesse caso é melhor fazer crossfit ou musculação?

Existem diversas opções de exercícios masculinos para começar do zero e se aperfeiçoar ao longo do tempo.

O crossfit ou a academia tradicional são alternativas muito procuradas e cada comunidade tem seus motivos para escolher entre um e outro.

Se você tem essas duas alternativas como possibilidade é importante entender as diferenças para descobrir os pontos altos e também os baixos de cada uma.

Continue lendo e tire suas dúvidas entre crossfit ou musculação e mude sua rotina com a prática de um exercício físico ideal para você!

Diferença entre crossfit e musculação

crossfit-ou-academia

O tema crossfit ou musculação pode gerar discussões acaloradas com defensores ferrenhos de cada lado tentando provar que o seu lado é melhor.

Porém, tão importante quanto a modalidade escolhida é a motivação real para se dedicar a uma atividade física e sentir prazer com ela.

Então antes de sair por aí levantando uma bandeira, entenda a diferença entre crossfit e musculação.

Crossfit

O crossfit é uma atividade física que reúne diversas modalidades de exercícios físicos aeróbicos. Entre elas podemos citar: atletismo, levantamento de peso, ginástica, entre outros.

Mas um detalhe importante para entender como funciona o crossfit é que o nome da atividade é uma marca registrada.

E o que isso significa?

Para uma academia ou algum empreendedor abrir um box (como é chamado o espaço do crossfit) é necessário pagar um licenciamento pelo uso do nome CrossFit®, além de fazer o treinamento da empresa.

No Brasil, também é exigido que os profissionais sejam graduados para que possam se tornar coaches — como são chamados os treinadores da modalidade. 

O objetivo do crossfit é fazer um trabalho corporal completo, ativando todos os grupos musculares e aumentando a força muscular, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio, consciência corporal, flexibilidade, entre outros.

Musculação

A musculação é uma modalidade de atividade física mais tradicional feita com o objetivo de promover a hipertrofia muscular, ou seja, ganhar músculos.

Para isso, o corpo é “dividido” e trabalho por partes de forma contínua, com a ajuda de equipamentos específicos e pesos.

Além de força muscular, a musculação também colabora para o ganho de massa, resistência respiratória e potência.

O treino é mais concentrado, pausado e com repetições — chamadas também de ‘séries’. A descrição do treino e dos intervalos de descanso são feitas pelo professor responsável pela academia.  

crossfit-vs-musculacao

Imagem: Reprodução/Folha de S.Paulo.

Entendida a diferença entre crossfit e musculação, vamos para a pergunta que não quer calar:

É melhor crossfit ou academia?

A resposta depende do objetivo com a atividade. Isso mesmo que você leu. Para decidir entre crossfit ou musculação, primeiro, é preciso ter em mente um objetivo. 

Isso porque a dinâmica das duas atividades é bastante diferente, mas ambas são intensas à sua maneira.

No crossfit, você vai saltar, pular corda, levantar peso, correr tudo em um treino só. Grande parte dos exercícios são aeróbicos, ou seja, vão promover uma alta queima calórica, o que favorece o emagrecimento.

Mas também ajuda no condicionamento físico em geral e na definição muscular ao longo do tempo, se mantida uma boa frequência nos treinamentos. 

Já a musculação é uma atividade que exige mais concentração e, por isso, várias pessoas a consideram muito parada, chata e até solitária.

Porém, o ritmo é algo natural da modalidade que exige concentração e foco na execução dos movimentos tanto nos aparelhos quanto nos exercícios livres.

Então, ao escolher entre crossfit ou musculação você não está desvalidando um em relação a outro, é apenas uma questão de objetivos e identificação com a atividade. 

De maneiras diferentes, você vai ter:

– ganho de massa muscular;

– resistência cardiorrespiratória;

– variedade de exercícios; 

– motivação;

– desenvolvimento pessoal. 

.

Leia também: 7 melhores exercícios para definir o abdômen masculino + bônus.

Quem faz crossfit precisa fazer musculação?

O termo não seria exatamente ‘precisa’, mas sim ‘pode’, se a pessoa quiser. Os dois treinos podem ser alternados ao longo de uma semana.

Via de regra, os profissionais de educação física recomendam treinos cardio para quem faz musculação, já que os treinos nos aparelhos e com os pesos são mais concentrados.

Então o crossfit pode ser uma opção de treino aeróbico para ajudar na perda de peso, por exemplo, se este for o objetivo. 

A musculação também pode ser um complemento interessante para o crossfit para complementar o ganho de massa muscular.

Ou seja, no trajeto entre crossfit ou musculação, a orientação de um profissional qualificado que saiba unir modalidades que favoreçam seu objetivo é o mais importante. 

O que é melhor para emagrecer crossfit ou musculação?

O crossfit promove um gasto calórico mais alto e contribui mais para o emagrecimento do que a musculação. 

Mas ele não faz milagre sozinho. É preciso manter uma alimentação equilibrada e fazer o descanso adequado para ajudar na recuperação corporal.

Vale a pena procurar um nutricionista para orientar a sua alimentação de acordo com o objetivo desejado.

Leia também: Conheça 7 esportes que queimam calorias.

E aí? Vai de crossfit ou musculação?

Qual das duas modalidades está melhor alinhada com os seus objetivos atuais? Lembre-se que é importante escolher algo que goste para se dedicar com foco e atenção ao seu corpo.

E se mudar de ideia depois de um tempo, não tenha vergonha de ir atrás de outra atividade que vai lhe dar prazer.

Cuidar do seu próprio bem-estar é a chave para viver bem. A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja de produtos masculinos agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.