Crossfit: como funciona? Vale a pena fazer?

O crossfit é uma modalidade de atividade física de alta intensidade com treinos que duram entre 40 e 60 minutos, trabalhando diversos grupos musculares, equilíbrio e consciência corporal. Por incluir exercícios de alto impacto, é recomendado para pessoas com boas condições físicas em geral e sem histórico de lesões.

Você provavelmente já ouviu falar dessa modalidade, mas sabe como funciona o crossfit e se vale a pena fazer?

O crossfit é uma opção muito popular, principalmente para quem gosta de atividades mais intensas e busca melhorar o condicionamento físico, a disposição no dia a dia e se livrar do estresse da rotina.

Neste post, reunimos tudo que você precisa saber sobre crossfit: 

  • O que é crossfit?
  • Como funciona o crossfit?
  • Quanto tempo de crossfit para definir?
  • Fazer crossfit emagrece?
  • Quais os benefícios do crossfit para o corpo?
  • Quais os riscos do crossfit?

Continue lendo e saiba mais sobre a modalidade antes de dar uma chance para essa atividade! 🏋‍♂

O que é crossfit?

crossfit-vale-pena

O crossfit é uma modalidade de atividade física que reúne vários tipos de exercícios como levantamento de peso, ginástica e atletismo. Com isso, os exercícios promovem um trabalho completo do corpo, gerando alta queima calórica e melhorando o condicionamento físico.

A proposta do crossfit é mais intensa do que a do treino funcional, por exemplo, e muitos alunos se surpreendem com sua própria capacidade, pois conseguem um bom rendimento logo no primeiro treino.

No início dos anos 2000, os americanos Greg Glassman e Lauren Glassman fundaram a empresa CrossFit®, que hoje é uma marca registrada e presente no mundo inteiro, o que ajudou a popularizar a modalidade.

As academias ou boxes (como são chamados os espaços exclusivos para crossfit) devem ser registrados e pagar royalties pelo uso do nome para a empresa norte-americana, além de passar pelo treinamento ministrado pela empresa. Então, cheque as credenciais do lugar antes. #ficaadica

Quem começa a fazer crossfit percebe rapidamente um senso de comunidade entre os praticantes. Tanto quem já treina há anos quanto quem quer entrar em forma é abraçado pela proposta do crossfit.

Como funciona o crossfit?

O crossfit funciona de uma forma bastante simples no geral. Para ter um bom desempenho desde a primeira aula é importante ter atenção na execução dos movimentos de cada exercícios.

Para isso, é importante que o professor do estúdio ou da academia seja um profissional de educação física qualificado e atento. 

Assim, as chances de evoluir são muito maiores e os resultados aparecem não só no corpo, mas também no psicológico, com o ganho de consciência corporal.

Um treino de crossfit é dividido em três partes

– a primeira com o aquecimento, 

– a segunda com o repasse das técnicas que vão ser utilizadas, 

– a terceira a execução do treino em si.

Nessa terceira fase, existem algumas terminologias específicas para os treinos que são mais comuns:

AMRAP (As Many Reps As Possible)

O acrônimo AMRAP significa “tantas repetições (ou rodadas) quanto possível”. É um tipo de treino clássico do crossfit, focado no condicionamento do aluno que explora o corpo até o máximo de sua performance em um período de tempo curto.

Por exemplo, o professor monta uma série de exercícios que dura exatamente nove minutos. O objetivo é que o aluno aprenda a dosar seu ritmo e esforço para chegar até o final.

Dessa forma, o estilo de treino é o mesmo, mudando apenas o esquema e as combinações de exercícios. 

WOD (Workout of the day)

Provavelmente, você já ouviu algum colega que faz crossfit usar o termo WOD para se referir ao “treino do dia” que dura, geralmente, até 20 minutos.

Como cada pessoa tem um desempenho específico, será necessário prática para entender o tempo em que ela chega no topo do seu rendimento.

E esse ponto depende do objetivo do aluno com o crossfit. Quem se dedica a competições precisa de mais esforço para ter um preparo eficiente. 

Já quem está começando e deseja apenas mais qualidade de vida, por exemplo, tem um volume de exercícios no WOD menor e mais otimizado

Leia também >>> Exercícios com peso corporal: você trincado sem sair de casa. 

EMOM (Every minute, on the minute)

O EMOM é um tipo de treino “minuto a minuto” e, por isso, precisa ser acompanhado por um cronômetro ou relógio. Exige bastante capacidade cardiorrespiratória. 

Nele, o aluno precisa completar o número determinado de repetições dentro de um minuto, podendo descansar no que sobrar desse tempo.

O esquema de treinamento do EMOM estimula os alunos a melhorarem sua performance para ganhar um tempo maior de descanso entre os minutos de cada série. 

RFT (Rounds for time)

O RFT pode ser entendido como “rodadas ou repetições por tempo”, ou seja, a proposta é que o aluno seja o mais rápido possível na execução dos exercícios, mantendo uma boa performance. 

Os treinos RFT são ótimos para mensurar a evolução do aluno ao longo do tempo em relação ao ganho de condicionamento físico e capacidade de força.

Quanto tempo de crossfit para definir?

Como qualquer atividade física, o resultado do crossfit no corpo depende da constância dos exercícios, da dedicação do aluno e de uma boa alimentação para trazer resultados como definir o corpo. Com seu objetivo em mente, busque as orientações com os profissionais necessários para atingir sua meta.

Fazer crossfit emagrece?

Sim. Fazer crossfit emagrece e o princípio é o mesmo para ganhar definição: frequência nas aulas, comprometimento e uma alimentação equilibrada.

Um estudo publicado no The Journal of Strength and Conditioning Research apontou que em dez semanas é possível perder até 15,5% de gordura corporal fazendo crossfit. Esses dados dão uma média de comparação, mas os resultados são bastante individuais. 

Quais os benefícios do crossfit para o corpo?

Os principais benefícios do crossfit são:

– melhora da resistência cardiorrespiratória;

– ganho de força muscular;

– mais equilíbrio e coordenação motora;

– diminuição do estresse;

– mais autoconfiança em suas capacidades.

Quais os riscos do crossfit?

Muitos exercícios do crossfit são considerados de alto impacto como pulos, saltos e movimentos segurando peso.

Por isso, a figura do professor é extremamente importante para evitar os riscos de lesão. É recomendado também uma avaliação médica com um ortopedista para avaliar sua condição física atual antes de começar.

Exercícios realizados da maneira errada e sem supervisão podem resultar em lesões musculares e em outras mais sérias com lesões nos joelhos e nos ombros.

Leia também: O que fazer antes do treino? 5 tarefas para antes de malhar. 

Gostou de saber como funciona o crossfit?

As atividades físicas contribuem muito para levar uma vida saudável e equilibrada. Procure um espaço adequado e com uma boa equipe para praticar crossfit com as devidas orientações.

Para te ajudar a ficar com o corpo em dia, também vale a pena apostar em produtos que vão ajudar nos resultados dos treinos.

Confira a categoria completa de produtos para Corpo e banho da Men’s Market e tenha os melhores em casa!

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja de produtos masculinos agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.