Qual é o melhor horário para fazer exercícios? Veja prós e contras

A prática de atividade física já é rotina para muitos caras. Até mesmo aqueles que ainda estão meio sedentários reconhecem a importância de ter o melhor horário para fazer exercícios programado para manter corpo e mente em dia. 

Conciliar o calendário de trabalho e/ou estudos com os treinos nem sempre é fácil ou possível, mas é um daqueles esforços que valem a pena. 

Para facilitar, muita gente opta por treinar no momento em que se sente mais disposto. Com certeza, aquele cara que sofre para acordar cedo vai render muito pouco se for para a academia pela manhã, certo?

Mas além da predisposição de cada um, escolher o melhor horário para fazer exercícios impacta sim no resultado. 

Aqui, listamos os prós e contras de treinar pela manhã, à tarde ou à noite para que você coloque na balança e descubra qual o período mais favorável pra você suar a camisa.

Boa leitura!

Qual o melhor horário para malhar? Existe uma regra?

O assunto “melhor horário para fazer exercícios” gera várias discussões e todas são válidas.

Mas antes de se impor uma rotina que não funciona para você, vale a pena consultar com um especialista, seja um nutricionista, nutrólogo ou um médico de outra especialidade que o acompanhe.

Cada pessoa tem um ritmo próprio e para se motivar a manter os exercícios, eles precisam ser prazerosos e não um esforço hercúleo.

Então, via de regra, o melhor horário para fazer exercícios é aquele que se encaixa melhor na sua rotina. Afinal, o exercício é só uma parte da jornada.

Se você é CDF e quer saber como aproveitar melhor seus minutos de malhação, um estudo da Universidade Brown nos EUA concluiu que o exercício de manhã pode ser sim melhor para quem deseja perder peso.

A pesquisa analisou tanto quando no dia os 375 voluntários faziam exercício quanto a frequência das atividades.

Com isso, os pesquisadores repararam que a maioria fazia exercícios antes do meio-dia, além de manterem a consistência na realização dos treinos. 

Durante a manhã, entre 6h e 8h, o nível do hormônio cortisol (relacionado ao estresse) está mais alto. O exercício ajuda a aumentar a queima de carboidratos e gordura, gerando energia durante o treino. 

Caso seu objetivo seja obter o melhor rendimento, o jeito certo e seguro para sua saúde é ter o acompanhamento do seu nutricionista que vai criar uma abordagem que favoreça suas necessidades físicas e nutricionais. 

Leia também: Quais os melhores exercícios para perder gordura?

Melhor horário para fazer exercícios: prós e contras de cada período do dia

1. Treinando pela manhã

treinar-de-manha

Para quem acha que o melhor horário para fazer exercícios é pela manhã, saiba que os níveis de testosterona no metabolismo masculino estão elevados nesse horário.

Isso auxilia na recuperação dos músculos exercitados, uma ótima notícia para quem tem o objetivo de ganhar músculos com o treino.

Com o exercício, seu corpo vai “acordar” para as atividades e produzir serotonina, substância responsável pela melhora no nosso humor. 

Pesquisas indicam ainda que o final da manhã é o momento em que estamos mais focados mentalmente, o que ajuda a dar aquele gás no trabalho, por exemplo.

O único problema real do treino pela manhã é a luta com o despertador. A gente sabe que é difícil, muito difícil, não sucumbir aqueles 15 minutinhos (que acabam virando meia hora) a mais na cama.

Leia também: Melhores exercícios para ganho de massa e perda de gordura.

2. Treinando à tarde

treinar-a-tarde

O corpo já está desperto e, consequentemente, mais aquecido quando se escolhe a tarde como melhor horário para fazer exercícios. 

Isso favorece os caras que pegam forte nos treinos anaeróbios (leia-se musculação). É nesse período também que o corpo está mais resistente à dor, além da força e flexibilidade estarem tinindo.

No entanto, com o cair da tarde, o foco e concentração diminuem e, talvez, você se sinta menos estimulado a praticar um esporte. 

E caso você vá treinar logo após o almoço, espere pelo menos duas horas. Seu estômago precisa digerir os alimentos e malhar nesse período pode causar desconforto.

3. Treinando à noite

treinar-a-noite

Muita gente define como melhor horário para fazer exercícios a parte da noite. 

A boa notícia é que assim como pela manhã, o período é propício para a liberação de outra substância poderosa para o nosso bem-estar: a endorfina. Ela ajuda a dar aquele relax no fim do dia, saca?

Além disso, o horário é sem dúvida um dos mais cheios nas academias, pois elas ficam abertas até altas horas e você consegue encaixar um treino no seu dia, mesmo saindo tarde da aula ou do  escritório.

Porém, é importante lembrar que a partir das 21h, o corpo também libera melatonina, hormônio responsável por preparar seu metabolismo para o sono. 

Com isso, treinos muito intensos após esse horário, ao contrário de relaxarem e garantirem aquela noite de sono bem dormida, podem ter efeito contrário, comprometendo o seu descanso que é fundamental para um bom resultado do treino. 

Tente finalizar seu exercício até duas horas antes de cair na cama.

Aprenda neste outro post do blog: ‘Como melhorar a qualidade do sono’. 

E aí melhor horário para fazer exercícios para você?

Escolher o melhor horário para fazer malhar vai ajudá-lo a se manter firme na rotina de exercícios e alcançar seus objetivos.

Além dos exercícios, também é importante cuidar do cabelo, da barba e da pele para manter a beleza por dentro e por fora.

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina e com certeza seus preferidos estão por lá!

.

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!