MELHORE A QUALIDADE DO SEU SONO

O sono é uma das maiores ferramentas para a boa saúde e aparência. Além de ser a diferença entre um dia produtivo ou não, e responsável por uma cara apresentável no trabalho e faculdade, ter o sono afetado a longo prazo pode começar a interferir em funcionamentos mais básicos como o raciocínio e está até mesmo relacionado à sua felicidade.

Como a gente sabe que dormir as vezes é difícil pela ansiedade e porque a maioria de nós nem sabe que está tendo um sono de má qualidade até ter uma boa e longa noite de sono, damos algumas dicas básicas – e outras apenas prazerosas – para ter o melhor sono possível na sua rotina.

Lave o rosto

Deitar na cama com o rosto fresco e limpo dá a sensação de leveza que pode ser um bom começo para relaxar antes de dormir. Além disso, não levar para a cama as impurezas que ficaram em nosso rosto todo o dia também traz benefícios para a aparência da pele facial que não fica com oleosidade excessiva a noite toda.

Troque os lençóis e pijama

Obviamente, você não vai fazer isso todas as noites – o mundo não tem tanta água assim – mas é importante não deixar a roupa de cama vencer. Temos que lembrar que nós homens suamos bastante, e um dos períodos de produção de suor mais intenso é a noite, o que torna a troca recorrente de lençóis e pijama necessária, tanto por uma questão de higiene, quanto por prazer. Deitar nos lençóis novinhos ou sujos (e eles não precisam ter machas visíveis para isso) faz muita diferença, e saber que estamos em uma cama limpinha ajuda a relaxar.

Meditação

Ninguém precisa de um guru para saber um pouquinho de meditação. Liberar sua mente de pensamentos que não são úteis no momento é uma ótima técnica para dormir melhor, principalmente se você é ansioso e fica pensando naquele prazo até o final da semana, no conserto do carro, no presente da namorada… tudo antes de dormir. Deite de costas e encontre uma posição confortável. Depois, foque na respiração lenta, inspire pelo nariz e expire pela boca até se sentir mais calmo. Tiro e queda!

Alongamento

Qualquer tipo de exercício faz muito bem antes de dormir porque libera endorfinas, que vêm seguidas pelo relaxamento. Mas, se uma corrida a noite (ou alguém para dividir o colchão) não é uma opção, dê uma alongada dez minutos antes de dormir para relaxar os músculos. Você vai se sentir muito mais confortável ao deitar.

Não tome bebidas cafeinadas

A gente se apoia tanto no café para ficar acordado quando necessário, que esquecemos que talvez ele nos faça acordar quando queremos dormir. Por isso, evite tomar café menos de cinco horas antes da hora que você planeja dormir, para que você tenha um sono profundo e não leve. Isso se conseguir dormir.

Desligue tudo que for eletrônico

Sim: televisão, celulares, abajures, computadores, tudo. Além de termos um sono mais profundo e relaxado quando estamos no escuro e sem a interferência de luzes fortes (até as luzes de standby contam), ficar mexendo no computador e celular logo antes de dormir nos deixa bastante agitados, dificultando o processo de cair no sono. Se desligar o celular não for uma opção por causa do despertador, certifique-se de parar de usá-lo até meia hora antes de dormir e deixe ele longe da cama, para evitar recaídas de uso até dormir.