Calvície Masculina: Possíveis causas, como evitar e tratamentos

A calvície, também conhecida como alopecia, é uma condição que está presente na vida de aproximadamente metade dos homens no mundo. Os primeiros sinais costumam aparecer entre os 17 e 23 anos com uma queda contínua de cabelo e um recuo no crescimento deles.

Ela é uma das condições que mais interfere na autoestima masculina, e esse fato conta até com respaldo científico: Segundo um estudo realizado pela International Society of Hair Restoration, 62% dos homens concordam que o cabelo é importante para a carreira e 75% se sentem menos confiantes, especialmente no âmbito amoroso. Além de interferir nas relações pessoais, a falta de autoestima e insegurança masculina pode levar a problemas mais sérios como depressão, insônia, distúrbios alimentares, alterações de humor, enxaquecas, doenças cardiovasculares e pressão alta. 

Calvície masculina

Mas calma, hoje já existem diversas opções e possibilidades para lidar com essa condição! Antes de falarmos sobre isso, é interessante entender mais a fundo os motivos que levam ao surgimento da calvície! Bora lá?

Calvície: Possíveis causas

A causa da calvície está diretamente ligada a dois fatores: herança genética e hormônios. Eles promovem a atrofia (perda de funcionalidade) dos folículos capilares e consequentemente aceleram a queda definitiva dos fios. 

melhor-shampoo-calvice-masculina

Essas são as causas mais comuns, mas outros fatores também podem ocasionar ou acelerar a calvície, como: excesso de oleosidade na pele, aplicação exagerada de produtos químicos, distúrbios da tireoide, carência de vitaminas e estresse. 

Além disso, podemos citar mais as seguintes causas:

– alterações hormonais;

– jejum prolongado, anemia;

– deficiência de ferro no sangue;

– mudanças súbitas de peso;

– noites sem dormir;

– exposição a certos químicos;

– uso impróprio de produtos cosméticos;

– O efeito colateral de alguns medicamentos.

O ideal é marcar uma consulta com um dermatologista assim que os primeiros sintomas forem percebidos, tanto para que seja possível estudar a causa quanto para um tratamento ideal. 

Calvície: Como evitar?

Mesmo que a calvície e recessão capilar possa estar ligada a diversos fatores, alguns cuidados podem te ajudar a evitar a queda de cabelo! Como comentamos, o estresse pode ser um fator decisivo para a perda de cabelo, então atividades físicas com o intuito de cuidar do corpo e mente podem ajudar.

importância da hidratação na atividade física

Além disso, uma alimentação rica em ferro e bem balanceada vai te ajudar a ter um corpo mais funcional e capaz de enviar nutrientes para todas as partes, até o couro cabeludo.

Claro que, dependendo do motivo que leva à calvície, tratamentos profissionais são os mais recomendados, como vamos comentar a seguir!

Calvície: Possíveis tratamentos

Entre os tratamentos mais comuns de serem receitados por especialistas e adotados pelos homens, podemos citar:

Medicamentos

Se a causa estiver associada a fatores externos, e não genética ou hormônios, há alguns medicamentos que ajudam a controlar a calvície. O mais conhecido é o Minoxidil, uma loção que é aplicada diretamente no couro cabeludo e fortalece os folículos capilares, o que acelera o crescimento de novos fios e retarda a queda. Se a causa estiver associada à herança genética, a Finasterida pode ser uma opção indicada exclusivamente para homens porque diminui o tamanho da próstata, alterando a produção hormonal que influencia na queda.Vale lembrar que esses medicamentos deves ser indicado por profissionais, então não deixe de se consultar com um dermatologista e endócrino.

Implantes

Para resolver a parte estética que a calvície interfere, os implantes são indicados. O procedimento é cirúrgico e consiste em “tirar” folículos capilares saudáveis de uma região da cabeça e implantar na região em que há calvície. A duração da cirurgia depende da quantidade de folículos que serão implantados, mas dura uma média de 6 a 8 horas. O valor depende de cada caso e do número de folículos implantados, mas pode variar de R$15 mil a R$22 mil.

Antes e Depois Implante

Perucas 

As perucas também são uma opção mais acessível e totalmente válida, especialmente quando comparadas ao implante capilar, e possuem diversas opções de corte, cor e materiais, podendo ser de cabelo natural ou sintético.

Produtos

Além de tratamentos com medicamentos, alguns produtos dermocosméticos podem ser usados mesmo sem supervisão médica, por estarem mais associados ao reforço dos fios e ao estímulo de crescimento. Dentre eles, podemos citar Tônicos, Blends Capilares, Suplementos, Kits e muito mais. O mais importante é que eles estão disponíveis lá na Men’s Market! Confere esses exemplos:

O Blend Capilar – Antiqueda e Crescimento de Cabelo da Barba de Respeito foi desenvolvido com todos os cuidados para homens que prezam por seus cabelos. Produzido a partir de ingredientes da mais alta qualidade, ele vai te surpreender com o resultado final. Com rígidos controles de qualidade, seus resultados são comprovados pela Anvisa.

 

O Shampoo Anticaspa Queda Control Clear Men, possui fórmula Bio Nutrium Ginseng, que ajuda a ativar a proteção natural do couro cabeludo.

Limpa, hidrata e remove as caspas, deixando seus cabelos mais sedosos e bonitos, além de fortalecer os cabelos desde a raiz, em até 5 vezes mais, reduzindo a queda.

 

Lembrando que esses produtos que citamos estão lá na Men’s Market!

A Men’s Market é uma empresa reconhecida nacionalmente por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

E aqui no Blog da Men’s você vai conferir diversas matérias sobre o cuidado pessoal masculino, indo de dicas para corte de barba até tipos de treino para ganho de massa! Dê uma olhada nessas opções:

Pelos da barba caindo: Possíveis causas e como prevenir! 

Como deixar o rosto quadrado com a barba: passo a passo

O estilo de 4 jogadores da Copa América para você conferir

Como se vestir bem no inverno? 7 dicas de moda masculina 

O Estilo de 6 Jogadores da Eurocopa