Pelos da barba caindo: Possíveis causas e como prevenir

Quando algo ameaça a integridade da barba de um homem, é normal que role uma preocupação e uma vontade imediata de resolver o problema. Mas e quando nem se sabe ao certo o problema? Bom, nessa matéria vamos falar de uma das causas mais comuns de queda nos pelos da barba, o que pode acarretar esse problema e, principalmente, soluções e opções de prevenção. Bora lá?

O que faz os pelos da barba caírem?

Antes de falar de causas mais incomuns e que vem com fatores diversos, é legal entender primeiro sobre o ciclo de vida natural da barba. Assim como todos os fios do nosso corpo, os pelos da barba tem 3 fases que ditam o tempo de crescimento, maturação e, inevitavelmente, queda.

barba irritada quando cresce

Elas são a fase anágena, que é o momento em que o fio vai nascer e crescer, com um alto fluxo de nutrientes e oxigênio sendo providos pela raiz; a catágena, uma fase de transição onde essa quantidade diminui e o fio começa a se soltar da raiz. 

Nesse momento é bem fácil do fio sair ao ser esfregado ou puxado, então é importante evitar que se passe a mão na barba com frequência (isso, na verdade, vale para todos os momentos, okay?); A última fase é a telógena, a de repouso, onde o fio vai cair naturalmente ou ser empurrado pelo crescimento de um novo fio. Essa fase é inevitável, e até bastante importante para que a barba num geral continue forte e com aparência viva, mas não é por isso que é legal ver os fios caindo aos montes, certo? Mais para frente vamos dar algumas dicas de como prolongar o tempo de vida dos fios, então continua com a gente!

como-fazer-barba-deixar-rosto-quadrado

Agora, comentamos que algumas causas da queda dos fios eram causadas por fatores mais incomuns, lembra? É agora que falamos deles, te contando sobre a alopecia areata na barba!

O que é alopecia na barba e causas

A alopecia é um tema que já explicamos aqui no Blog, mas mais focado em cabelo. Ela se trata de uma condição de inflamação que causa a queda em grande quantidade de fios, normalmente em padrões redondos em alguma área. 

Por definição, alopecia é o termo usado para a condição clínica de perda de cabelo repentinamente num local onde normalmente cresceria, e pode ser uma indicação de doenças capilares ou sistêmicas (as que afetam mais de uma área no organismo. Essa queda vai acabar expondo o couro cabeludo, tipicamente de forma circular, criando as chamadas “peladas”. Os fios que crescem posteriormente costumam ser brancos, mas com tratamento especializado podem voltar a coloração normal com o tempo.

Alopecia na barba

Existem tipos diversos, mas a areata é a mais comum quando falamos de barba. Ela é causada por condições autoimunes ou fatores emocionais (como estresse agudo). Essa queda costuma acontecer extremamente rápido, até pelo fator sentimental que costuma exacerbar os efeitos.

A regra geral na hora de tratamentos da alopecia é que se consulte um médico especialista, como um dermatologista. Para uma boa parte dos casos o tratamento será com medicação, como por via oral ou tópica, e com mudança de hábitos. Para controlar uma das maiores causas, o estresse, vale apostar em exercícios físicos. Cuidar da saúde mental e emocional com momentos de lazer e aprendizado é essencial para criar um melhor estilo de vida.

Como cuidar da barba e evitar quedas

Bom, sabemos agora que é natural no ciclo de vida da barba que os pelos caiam, mas que com alguns cuidados dá para aumentar esse período, então quais cuidados são esses?

A prévia nós já demos: exercícios físicos são muito importantes para manter um bom funcionamento dos processos biológicos do corpo, da circulação de oxigênio à distribuição de nutrientes no corpo. Vale apostar na calistenia, exercícios mais pesados, com a ajuda de pesos ou esteiras ou caminhadas: um momento de dedicação ao corpo vai ser importante.

calistenia como começar

Fonte: Pinterest

Depois, é claro, vem a alimentação. Manter uma dieta rica em proteínas, vitaminas A, B, C e E, zinco e ferro vai ser essencial para um maior tempo de vida dos fios. Ah, e os 2 litros de água mínimos do dia também fazem parte desse pacote, viu? É importante manter a hidratação no corpo.

Por fim, uma coisa que faz a diferença é a rotina de limpeza da barba. Usar um bom shampoo e condicionador pode ser decisivo na vida útil dos pelos, já que vai ajudar na higienização, hidratação e fortalecimento.

O Shampoo Bomba Danger da Barba Forte é um dos melhores produtos que você vai encontrar para fazer uma limpeza excepcional na sua barba. Sua fórmula conta com ativos que oferecem ação hidratante, reconstrutora, além de melhorar a aparência e ajudar a combater a caspa! 

Já o Condicionador de Barba Sobrebarba Lemon Drop é ideal para ser usado logo após o shampoo de barba, hidratando profundamente os fios controlando o volume.

Conta com o aroma Lemon Drop, uma fragrância exclusiva feita com óleos essenciais de limão siciliano, tangerina e um toque de manjericão e pimenta. Bem refrescante. O aroma é suave e foi criado para dar uma sensação agradável na hora do uso, sem brigar com seu perfume favorito nem incomodar ao longo do dia.

Outro produto que pode fazer a diferença é o Fator de Crescimento Barba Don Alcides, já que ele tem o objetivo de preencher as falhas e promover o crescimento dos pelos. Depois de ser exaustivamente testado dermatológica e clinicamente de forma internacional, esse produto foi lançado ao mercado em 2019 com eficiência de 92%!.

Ele consiste em uma terapia combinada de Fatores de Crescimento e Peptídeos Bioidênticos para mimetizar os estímulos fisiológicos necessários que garantem resultados significativos e eficazes na aceleração do metabolismo folicular da barba. Em outras palavras: com tecnologia de ponta você será capaz de preencher as falhas e tornar seu cabelo ainda mais reforçado!

Lembrando que você encontra esses produtos lá na Men’s Market!

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←