Como deixar a barba crescer saudável?

O objetivo de muitos homens quando o assunto é barba é deixá-la crescer de forma saudável e forte, conseguindo aquele visual rústico mas elegante, despojado mas estiloso. E a verdade é que isso pode ser um desafio, ainda mais pensando que os fatores que influenciam o jeito como os pelos faciais irão crescer são em sua maioria genéticos. A boa notícia é que, mesmo com essa variável tão individual de cada homem, ainda existem formas de ajudar a barba a chegar nessa etapa desejada. Quer saber como? Vem com a gente que te contamos!

Como deixar minhas barba crescer saudável?

Seja paciente!

Uma das primeiras coisas a dizer é que: os fios crescem à medida que o corpo pode produzi-los, então é preciso muita paciência para que a barba cresça até a altura esperada. Mas existem boas notícias, mesmo nesse tópico: os pelos faciais costumam ter uma média de crescimento maior que seu cabelo, o que já mostra que não vai ser algo tão demorado assim, ainda mais quando colocado em perspectiva.

 

 Além disso, diversas empresas já desenvolveram produtos capazes de ajudar no crescimento acelerado dos fios, como é o caso do Tônico de Crescimento de Barba Atomic Danger, da Barba Forte. Ele contém ativos que estimulam o crescimento, fortalecimento e reparação de danos da barba e cabelo, além de hidratar e nutrir os fios durante o uso, uma ótima saída para que os homens deem aquele empurrãozinho à natureza do corpo.

Como deixar a barba crescer saudável?

E ser paciente não significa que nada pode ser feito para agilizar no crescimento! Práticas de grooming masculino são muito úteis para a saúde dos fios, como por exemplo aparar as pontas quinzenalmente para aumentar a distribuição de nutrientes e oxigênio na pele. Além disso, práticas de autocuidado voltadas para corpo todo e em estar também acabam ajudando, mesmo que de forma indireta, na saúde dos fios.

Cuide da higiene dos fios!

Assim como, para deixar o cabelo masculino crescer forte, é necessária atenção nos métodos e frequência de limpeza, o mesmo é válido para os pelos da barba, até mais! Isso porque, apesar de crescerem mais rápido, os fios não tem uma irrigação de nutrientes tão boa quanto na cabeça devido a região, o que diminui sua hidratação natural e aumenta a chance do surgimento de pontas duplas. Além disso, eles são naturalmente mais grossos, o que acaba facilitando o excesso de oleosidade, que além de pesar na barba ainda pode aumentar a chance de acne e caspa.

Como deixar a barba crescer saudável?

No topo disso, essa área está muito mais exposta a sujeiras externas, como restos de alimentos, por exemplo! Deu para entender que higienizar a barba e a pele-base é fundamental para que ela possa crescer saudável, né?

 

E para isso não tem segredo: Shampoo para Barba e Condicionador para Barba vão ter funções parecidas com para o cabelo, mas com ativos específicos para a região, tipo de pele e estrutura dos fios. Não vai tomar muito tempo da sua rotina de higiene comum, e o resultado definitivamente vai ficar aparente na sua barba.

 

No “como fazer”, não há muita diferença do comum: a ordem vai ser a mesma do cabelo, com shampoo vindo primeiro para higienizar e abrir as cutículas capilares, depois o condicionador para hidratar, nutrir e fechar as mesmas cutículas.

 É importante repetir esse processo completo de duas e três vezes na semana, para homens de barba mais curta, e de quatro a cinco vezes, para barbas mais cheias e compridas (mas se quiser usar ao menos um pouco do shampoo diariamente no fim do dia, para retirar as sujidades, vai ser bom!) 

Cuide da hidratação dos fios!

Já comentamos como a hidratação é importante, mas aqui vai um reforço: A hidratação influencia diretamente na saúde e aparência dos fios, tanto dando um brilho natural e aparência viva para a barba como evitando frizz, pontas duplas e quebras ou falhas. 

Como deixar a barba crescer saudável?

Hidratar os fios com a ajuda do condicionador de barba é uma prática valiosa, mas não é a única forma de tornar esses fios mais fortes: óleos para barba e balms também são aliados poderosos nesse objetivo.

O Óleo Men’s para Barbas Longas é uma excelente opção para homens barbudos. Esse produto possui alto poder hidratante, dando brilho e força aos pelos das barbas longas.

 

O Balm de Barba Sobrebarba Light My Fire foi criado especialmente para limpar e hidratar os pelos faciais e cuidar da pele embaixo deles, e sua composição de Algas Marinhas, Óleo de Melaleuca e o Óleo de Andiroba contribuem para relaxar os fios, deixando-os mais macios e hidratados.

 

Esses produtos também são muito úteis na hora de pentear e modelar a barba, te ajudando a criar uma forma que valorize o volume atual e o seu formato de rosto, o que cria o efeito de uma barba mais cheia. O uso de Óleos e Barbas pode ser feito diariamente, mas a recomendação é cuidado com a quantidade usada e com o contato excessivo com a pele, já que isso pode acabar criando um efeito oposto, de acúmulo de oleosidade.

 

Conheça mais sobre cuidados com a barba!

Nosso objetivo nessa matéria foi te dar dicas de como alcançar um crescimento saudável e forte dos fios, tanto com hábitos quanto produtos benéficos. Ainda tem dúvidas? Não exite em deixar um comentário, iremos ajudar! Além disso, te estimulamos a explorar as opções oferecidas na Men’s Market de produtos para te ajudar no grooming masculino!

 

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

 

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Agora que você já tem uma noção do que é grooming masculino, que tal ler mais sobre o assunto? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

Pelos encravados na barba: o que fazer e como tratar?

Como deixar o Bigode Grosso? 7 dicas INFALÍVEIS (e Simples)

Dicas para esfoliar o rosto