Como deixar o cabelo masculino crescer: 5 dicas para ter fios longos

Como deixar o cabelo masculino crescer? A resposta parece óbvia, não é mesmo? Só não cortar, ora bolas! 

Mas o conselho não está 100% correto, pois dar uma aparada nas pontas faz parte do ritual para deixar o cabelo crescer sim.

A taxa de crescimento do cabelo masculino é maior comparada a do cabelo feminimo. Em média, o cabelo do homem cresce 1 cm por mês.

Mas além dessa característica masculina comum, o tipo de cabelo, a cor, o volume e a velocidade de crescimento tem influência da genética

Então, é comum ter homens que vão todo mês ao barbeiro renovar o corte de cabelo masculino, enquanto outros passam meses sem perder o corte.

Independentemente de qual seja o seu perfil, se o seu objetivo é ver seu cabelo masculino crescendo existem algumas dicas que podem ajudar.

Continue lendo o post e aprenda o que fazer e o que não fazer para deixar o cabelo masculino crescer!

Fases de crescimento do cabelo

Os fios de cabelo possuem um ciclo de vida: eles nascem, crescem e depois caem, reiniciando todo o processo. 

Essas fases de crescimento são nomeadas como anágena, catágena e telógena.

fases-crescimento-cabelo

Fase anágena

A fase anágena é a de crescimento do cabelo na qual o fio está ativo e segue aumentando 1 cm por mês, em média. Esse período dura entre três e seis anos e cerca de 85% do nosso cabelo está nessa fase do crescimento.

Fase catágena

É a fase intermediária do ciclo em que os fios entram em repouso, começando o processo de transição para a queda. Os fios param de crescer e permanecem assim por três semanas. Em média, 3% do cabelo está nessa fase.

Fase telógena

A fase telógena é o momento em que os fios se soltam do folículo capilar e caem. Depois disso, o folículo fica inativo por aproximadamente três meses até recomeçar o crescimento.

Esse processo leva embora de 50 a 100 fios por dia. Mais do que isso, vale uma visita ao dermatologista para investigar a causa.

5 dicas de como deixar cabelo masculino crescer

Você conhece o ritmo de crescimento do seu cabelo então, as dicas abaixo vão ajudá-lo a cuidar dele, potencializando o processo de crescimento.

1. Faça cortes de manutenção

O corte de manutenção é aquele corte apenas para aparar as pontas e manter a aparência do cabelo bonita.

Como o objetivo é deixar o cabelo masculino crescer, os cortes mais elaborados ficam para depois.

Assim, quando você atingir o comprimento desejado, pode investir em um estilo de corte que valoriza o seu tipo de rosto.

Quer saber o que pode destacar melhor seu estilo? Saiba tudo no post: ‘Qual o corte para meu formato de rosto?’.

Atenção: algumas pessoas cortam as laterais para ajustar melhor os fios durante o crescimento. Esse truque vai concentrar o volume no topo da cabeça. Então, se o seu cabelo já tem volume e você não deseja destacá-lo, não apare as laterais.

Além do volume, o desnível de comprimento vai dar mais trabalho conforme o cabelo cresce. A exceção são os cabelos lisos que são bem mais fáceis de disfarçar.

2. Evite processos químicos durante o crescimento

Outra dica de como deixar o cabelo masculino crescer é evitar processos químicos como alisamento, blindagem, relaxamento, etc.

Mantenha a estrutura natural dos fios e cuide deles para que o crescimento aconteça naturalmente.

Os produtos químicos usados nos procedimentos criam uma película ao longo do comprimento do cabelo, dificultando a hidratação e a nutrição dos fios.

Assuma o cabelo cacheado e valorize seu cabelo crespo com pomadas, modeladores ou ativadores de cachos para ter fios 100% saudáveis.

3. Não penteie o cabelo seco

Se você quer mesmo deixar o cabelo masculino crescer e tiver cabelo cacheado ou crespo, evite penteá-los quando estiverem secos.

Esses tipos de cabelo tem textura e formas muito definidas e passar o pente ou a escova vai tirar toda a definição do cabelo. Com isso, o volume vai lá nas alturas.

E a escovação também pode aumentar a quebra dos fios, prejudicando o processo de crescimento e trazendo o frizz para sua vida.

A exceção, é claro, são os homens de cabelo liso que podem pentear sem problemas. Os cacheados e crespos devem pentear os fios durante ou depois do banho. 

No dia a dia, use pomadas ou modeladores para ajeitar o cabelo e ter mais definição.

4. Tenha cuidado na hora de fazer coque

Seu cabelo já está em um tamanho legal e o coque é um penteado masculino que você curte?

Então, se você quer deixar o cabelo masculino crescer ainda mais, não prenda o coque muito forte e próximo da raiz. Prefira os coques mais frouxos e confortáveis.

Assim como a escovação, a pressão ao puxar os fios para prendê-los pode aumentar a quebra do cabelo, prejudicando sua meta de crescimento. Sem contar o frizz chato que deixa o visual desleixado.

Um quadro grave que surge com o tempo e com o uso frequente de coques e rabos de cavalo presos muito fortes é a alopecia de tração

O cabelo enfraquece e cai precocemente do folículo capilar causando falhas grandes no couro cabeludo. Cuidado!

5. Suplemente sua alimentação

O processo de como deixar o cabelo masculino crescer exige um pouco de paciência e além dos cuidados externos que citamos acima, uma alimentação equilibrada é fundamental.

Ter hábitos saudáveis à mesa, mantém o corpo saudável e, consequentemente, suas funções ativas com os nutrientes certos.

Aliado a alimentação regular, alguns suplementos podem ser ingeridos para ajudar o cabelo masculino crescer.

As fórmulas a base de biotina, uma vitamina do complexo B, ajuda a evitar a queda de cabelo e fortalece os fios, auxiliando no seu crescimento. 

Então consulte seu dermatologista e faça um acompanhamento com ele para ingerir esse e outros suplementos que vão ajudar a ter um cabelo comprido e bonito.  

Gostou das dicas para deixar o cabelo crescer?

Enquanto você deixa seu cabelo crescer, cuidar dos fios é essencial para valorizar o seu tipo de cabelo.

Afinal, a rotina continua e os compromissos pedem que você esteja sempre apresentável. Já tem seus produtos favoritos?

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina e com certeza seus preferidos estão por lá!

.

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!