5 práticas de autocuidado que todos deveriam ter

 

Para você ter chegado até aqui, já deve estar sabendo que foi-se o tempo que era ‘legal’ homem não se cuidar, não é? 

E não, não estamos falando de cuidar da aparência. 

O papo aqui é sobre cuidar do nosso corpo, da nossa mente e do nosso bem-estar. 

O autocuidado se resume em práticas saudáveis que te ajudam a aproveitar muito mais seu dia e seu tempo. 

Indo além do treino, do check up médico todo ano e de um protetor solar no rosto de vez em quando, nossa rotina de cuidados pode incluir muitas outras coisas simples, mas que fazem toda a diferença em nossa saúde física e mental. 

 

Não que uma passada no médico e idas periódicas na academia não sejam importantes, mas pequenos hábitos como beber bastante água (que todo mundo esquece) podem ser igualmente importantes para ajudar no funcionamento do corpo e dar aquela melhorada no humor. Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista de hábitos simples de autocuidado que podem ser inseridos facilmente em sua rotina. Bora ver?

 

*Lembrando que, como o autocuidado é muito pessoal, o objetivo aqui é te trazer ideias para testar e ver se funciona com você. Exclua ou inclua itens de cuidado da sua rotina caso necessário, já que o propósito é fazer você se sentir bem. 

 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A coisa mais importante para te trazer bem estar e saúde: comer bem. Não é besteira e nem frescura quando dizem que a alimentação influencia em tudo, não só na aparência, bele?

Além de prevenir doenças, uma boa alimentação pode mudar até seu humor. 

Sabemos que regular a alimentação pode ser um grande desafio, mas em pequenos passos tudo é possível. Priorizar alimentos naturais, evitar gorduras e açúcares, não pular refeições e beber bastante água já é um ótimo começo.

 

ALONGAMENTO E MEDITAÇÃO

Temos certeza que seu corpo te falaria um grande obrigado se todos os dias você acordasse e se alongasse. 

Esse hábito pode ajustar sua postura, tirar a rigidez do corpo, diminuir dores e, ainda, pode ser o momento para colocar os pensamentos no lugar e fazer uma boa meditação. A meditação nem sempre precisa ser feita parado, já que o ato de meditar é apenas trazer um descanso para mente e deixá-la vazia por um tempo. 

Demais, né? Dá para fazer duas coisas ao mesmo tempo!

Se estiver precisando de algumas dicas, essa rotina de alongamento de 10 minutos é simples e cabe em qualquer dia.

 

ROTINA DE EXERCÍCIOS

Esse aqui é a primeira coisa que passa na cabeça quando falamos de autocuidado, mas faz jus a popularidade porque arriscamos dizer que é o melhor dos hábitos.

Manter atividades físicas regulares só ajuda na saúde física, mental e, de quebra, ainda dá uma melhorada no visu. 

Mas, para manter uma relação saudável, recomendamos: lide com isso de forma leve, sem ser uma obrigação. Assim, isso se torna algo que te dá prazer ao invés de ser um fardo na rotina. E nem sempre quando falamos de exercícios, estamos falando de puxar um ferro na academia. Correr, andar de bike, praticar esportes ou algum tipo de luta também são formas de exercícios que além de movimentar o corpo, podem ajudar muito a desestressar e melhorar a saúde mental. Encontre a atividade que mais te agrada e vai que vai. 

Aqui nós mostramos 7 esportes diferentes para manter os exercícios em dia e, de bônus, ainda queimar muitas calorias. 

 

DORMIR BEM

O impacto da falta de descanso na rotina é gigantesco e só te prejudica. Uma noite bem dormida pode melhorar sua produtividade e te dar disposição e energia para encarar o dia. É claro que nem todo mundo consegue dormir muitas horas por noite, mas mesmo que seja pouco, um sono de qualidade já é um baita diferencial.

Então, quando estiver terminando suas atividades e chegando na hora de dormir, faça coisas que te ajudem a desacelerar e que faça seu corpo entender que está no momento de descansar. Tomar um chá, baixar as luzes e ler um livro são boas opções para isso. 

Outra dica é tentar dormir e acordar todos os dias mais ou menos no mesmo horário. Com o tempo, seu sono fica mais regular e saudável, já que seu corpo entenderá a rotina. 

Se essas dicas ainda não foram suficientes para você, nesse outro post nos aprofundamos mais em como melhorar sua noite de sono

 

SEPARAR UM TEMPO PARA FAZER O QUE GOSTA

Sim, jogar vídeo game, assistir filmes e acompanhar aquele jogão te fazem bem, cara. 

Separar uma parte do seu dia para coisas que você gosta e te trazem prazer te ajuda a botar a cabeça no lugar e dar uma boa desestressada. Esses momentos são importantes e não podem ser ignorados.

Se ainda não achou uma atividade que curta de verdade, nesse outro post listamos 30 hobbies para você escolher e se inspirar. Dá uma olhada!

 

E ai, curtiu as dicas?

Agora é hora de mandar ver e colocar esses hábitos em prática. 

Se está afim de incrementar ainda mais sua rotina de cuidados, pode vir com a gente que é sucesso. Dá uma olhada no site da Men’s Market e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos! 

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade, sem complicação.