Como acabar com a caspa na barba?

A caspa na barba é um problema muito comum entre os homens que gostam de manter os fios maiores no rosto.

Porém, existem algumas dicas infalíveis que podem te ajudar a evitar este problema, que acaba se tornando um incômodo.

Então, se você é daqueles que sofrem com a caspa na barba e deseja afastar esse mal de uma vez por todas – ou quase – continue ligado nesse post do Blog da Men’s!

Afinal, como surge a caspa na barba?

A caspa, também conhecida como dermatite seborreica, ao contrário do que muitos podem pensar, não ocorre por falta de higiene.

Na realidade, essa é uma inflamação da pele, uma doença que apresenta características relacionadas à descamação e vermelhidão.

Aparecendo especialmente no couro cabeludo, sobrancelhas e barba, ela também pode se manifestar em outras partes oleosas do corpo, como no próprio rosto, peito e costas.

Considerando também que os fios da barba são mais grossos que os cabelos, e que a pele não consegue, naturalmente, mantê-los hidratados, suas raízes acabam ficando mais secas e, consequentemente, apresentam caspa.

E, por mais que esse pareça ser um problema sem solução, acredite, o tratamento é simples e muitas vezes eficaz, especialmente quando acompanhado de um profissional da área da saúde.

A seguir, confira algumas dicas que podem ser úteis no cuidado e prevenção da caspa na barba!

O esfoliante é seu maior aliado

Além de prevenir que os pelos da barba nasçam encravados, a esfoliação também limpa profundamente a pele e remove células e pele morta.

Um esfoliante como o Esfoliante Facial Men’s, por exemplo, pode ser usado de uma a duas vezes na semana, apresentando de imediato, uma pele mais uniforme e livre de impurezas.

Porém, usar somente o esfoliante não é o suficiente para manter uma barba grande e saudável. Lavá-la regularmente com um shampoo de barba como o Shampoo para Barba Don Alcides Barba Negra também é essencial na prevenção e controle da caspa!

Lave sua barba regularmente

Considerando que shampoos para os cabelos foram formulados para cuidar desses fios mais finos e também do couro cabeludo, esse não é o produto ideal para passar no rosto.

Nesse caso, um shampoo para barba é, sem dúvidas, a melhor opção, uma vez que eles vão atuar no cuidado com os fios e também com a pele.

Assim, a pele pode ficar menos ressecada, o que vai impedir a descamação excessiva. Além disso, é importante lavar a barba com a água em uma temperatura amena, já que quando muito quente, ela pode irritar a pele e, logo, contribuir para a caspa.

Mantenha a barba seca

Depois de lavar a barba, se banhar, ou mesmo dar um mergulho por aí, é muito importante manter os fios sempre secos.

Se necessário, pode ser usado um secador de cabelo, mas procure evitar seu uso diário, já que o calor não faz tão bem para a pele e nem para a barba.

Nesse caso, procure absorver bem a umidade dos fios com uma toalha, seja ela de algodão ou de outro material.

Assim, a barba não ficará tanto tempo excessivamente molhada, o que também pode contribuir para a descamação e irritação da pele.

Nunca esqueça do hidratante

Diferente do que muitos pensam, a oleosidade não é sinônimo de pele hidratada. Sendo assim, usar um bom hidratante, específico para a sua pele, pode tanto evitar de ressecá-la quanto prevenir a descamação.

Além de usar um hidratante ou sérum facial, um bom condicionador ou balm para a barba também são ótimas opções para trazer mais hidratação para a pele.

E, para manter os fios alinhados, evite passar a mão na barba o tempo todo, já que isso pode sujá-la e deixá-la oleosa.

Para isso, conte com um pente para barba que, por ser de madeira, espalha a oleosidade natural pelos fios e ainda previne o frizz. Ou seja, perfeito e necessário!

Adquira os melhores produtos para a barba com a Men’s Market!

Acessando a Men’s Market, o maior e-commerce de produtos de beleza masculinos do país, você encontra os melhores itens para cuidar melhor de você mesmo, seja a barba, pele ou cabelos.

Não deixe de conferir a sessão de produtos para a barba caso você queira tratar e prevenir a caspa!

Além disso, durante o mês de novembro, o site está no Black Month, trazendo as melhores ofertas em acessórios, ceras, pomadas, pentes, shampoos, desodorantes, esfoliantes e muito mais! Não vai querer perder, né?