Como cuidar de unhas masculinas? Alimentação, dicas e mais!

Na hora de cuidar do corpo, é normal que algumas partes acabem tendo uma atenção menor do que as demais (você deve se preocupar muito mais com sua barba que seu cotovelo, né?), mas não é por isso que não se deva, ao menos de vez em quando, dar um foco especial. Com essa postagem, o que nós queremos é que você se volte para suas unhas, e como cuidar delas da melhor forma!

Reprodução: Pinterest

Os homens mais modernos já entenderam que as unhas precisam sim de cuidado, e que são os detalhes que garantem sofisticação e elegãncia do estilo. Provavelmente é por isso que cada vez mais eles têm procurado ajuda para cuidar das unhas, seja com profissionais da área quanto com tutoriais para fazer o procedimento em casa. 

Manicure Getting My Nails Done GIF by youngnailsinc - Find & Share on GIPHY

É para esse último que estamos aqui! A Men’s Market tem tradição em incentivar a boa aparência e autocuidados para que cada vez mais homens atinjam uma versão mais completa, consciente e confiante de si! E isso, como já comentamos, vem com os detalhes: o corte de cabelo, condicionamento físico, grooming e, é claro, cuidado com as unhas. E isso vai além do seu estilo pessoal! Mesmo que você seja adepto do visual lenhador, streetwear, motoqueiro, indie, não importa: até o mais despojado ainda tem uma boa dose de cuidado que pode ser adotada na rotina.

Nails GIF - Find & Share on GIPHY

Por isso, neste artigo separamos dicas valiosas de como fazer as unhas masculinas.

Cuidado com as unhas masculinas

É de consenso entre os especialistas da área que unhas masculinas costumam crescer mais depressa do que as femininas, o que já é um indício da necessidade maior dos homens de cuidarem de suas unhas, até para não virar um Zé do Caixão, né?

O lado bom é que é totalmente possível fazer isso em casa com as ferramentas e conhecimentos certos. E atenção, por mais que pareça algo simples, alguns erros podem ser bastante prejudiciais.

Um exemplo disso é a tendência que os homens têm de cortar em excesso, retirando a proteção que a unha oferece para os dedos e às vezes até ferindo a pele e causando desconforto.

Bored Loop GIF - Find & Share on GIPHY

A melhor referência que se tem para não se machucar é se manter focado na parte branca da unha, tirando o excesso dela sem retirá-la totalmente, deixando apenas a parte em contato direto com o dedo.

Um Cortador de Unha é a melhor opção para te ajudar a aparar as unhas com facilidade e segurança. O mercado oferece opções portáteis, como o Basicare, que contam com um tamanho compacto e fácil de ser levado na bolsa. O detalhe mais interessante está nas lâminas com contorno oblíquo, que garantem um corte seguro e no formato mais indicado. Por ter um relevo no seu cabo, ele se adapta confortavelmente na mão, tirando a preocupação do cortador escapar. 

A recomendação de alguns médicos é que depois de aparar suas unhas, você limpe o cortador e utilize uma lixa para finalizar com um polimento e limpeza. Para isso, vale buscar um formato mais arredondado, que será mais fácil de manter, dificilmente sofrerá uma quebra e ainda vai dar um ar sofisticado.

Para não encravar:

Além de tomar cuidado com o formato, para não tirar muito do comprimento das unhas e nas laterais, lixe as unhas de leve depois de cortadas para que não sobrem pontas ou farpas que podem machucar a pele e, possivelmente, encravar.

Quando o assunto são as cutículas, o grande problema é que elas se acumulam e ficam endurecidas, o que acaba criando excesso no canto dos dedos e criando desconforto. Para evitar isso, seja cuidadoso com a hidratação das mãos e pés. Outra indicação é você as empurre com uma espátula apropriada ou retire com um alicate, itens normalmente encontrados em um kit de unha masculino.

Melhor momento para cuidar das unhas

Unhas masculinas costumam ser mais grossas, por isso pode ser um desafio cortá-las. A nossa recomendação é que você procure passar um hidratante nas mãos com cerca de quinze minutos antes do procedimento. Outra opção é que, com uma bacia de água morna, você submerja as mãos por até  minutos. Isso vai amolecer as unhas e relaxar a pele, facilitando tanto o corte quanto o cuidado com as cutículas (caso decida cuidar disso).

Outra opção é se cortar as unhas depois do banho, já que, da mesma forma que com a bacia e o hidratante, a unha estará mais amolecida e será mais fácil de fazer o corte

Alimentação que ajuda as unhas

Outro ponto de atenção que homens podem ter ao cuidar de suas unhas é quando se nota que elas estão fracas e quebradiças. Isso pode ser um sinal de que alguns nutrientes estão em falta no organismo,  um dos sinais finais aparece nas unhas! 

Para que isso se reverta a melhor opção é a ingestão de alimentos (ou suplementos, caso seu médico recomende), que possuam as vitaminas necessárias. Para citar as mais citadas, temos A, C, D, E e do complexo B, além é claro de nutrientes necessários para um todo, como ferro, cálcio, magnésio e outros. Lembrando que essa fraqueza dificilmente aparecerá apenas nas unhas, podendo notar também quedas de cabelo (possivelmente indo até para um caso de alopecia).

A boa notícia é que é grande a lista de alimentos que ajudam no fortalecimento das unhas! Para citar algumas:

  • Carnes vermelhas, que costumam ser ricas em proteínas, ferro e zinco;
  • Leguminosas, como grão de bico, feijão, ervilha e lentilha, que ajudam a repor a queratina;
  • Peixes, que têm grandes quantidades de vitamina B7, D e cálcio;
  • Folhas verde escuras, como o espinafre, brócolis, couve e escarola, que são fontes valiosas de vitamina A e magnésio. 

Entendeu como cuidar de unhas masculinas?

Bom, essas eram as dicas que tínhamos prontas para hoje. Nosso plano aqui no Blog da Men’s é sempre oferecer opções e informações para cuidado pessoal dos homens, e esperamos ter ajudado com o cuidado das unhas.

Se gostou dos produtos citados e quer encontrar novas formas de se cuidar, precisa conhecer a Men’s Market!

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina e com certeza seus preferidos estão por lá!

https://youtu.be/Z0FnaPqdtac

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!

E se quer mais dicas para autocuidado, confira essas matérias: