4 Erros que homens cometem com o cuidado da barba

Depois que você já conseguiu fazer sua barba crescer saudável e forte, alguns cuidados são necessários para não acabar cometendo erros comuns com o cuidado dos fios! Afinal, ninguém quer que esse trabalho todo seja em vão, certo? E não se preocupe, não existe segredo nenhum, apenas alguns macetes e hábitos que vão melhorar muito a condição da sua barba e te ajudar a chegar naquele ar de respeito e autenticidade.

barba cabelo e bigode

Nessa matéria queremos justamente te contar esses hábitos e já dar dicas de produtos que vão tornar essa rotina muuuito mais fácil para você, que precisa de toda praticidade que puder ter para se manter sempre chegando mais longe e conquistando suas metas. Bora lá?

 

Não lavar os fios

Fala a verdade, você costuma lavar sua barba durante o dia com cuidado individual? Muitos homens acabam achando que só a água da cabeça já basta para garantir a boa limpeza e higiene dos fios e pele da região, mas isso não é verdade!

Primeiro, a barba tem características diferentes do cabelo, e a pele do queixo também difere do couro cabeludo! Isso significa que as necessidades também serão diferentes em cada caso, precisando de ativos específicos para garantir a limpeza de cada um dos casos.

Uma boa opção para uma limpeza profunda e também energizante é o Shampoo de Barba Sobrebarba Lemon Drop, que possui uma composição exclusiva feita com óleos essenciais de limão siciliano, tangerina e um toque de manjericão e pimenta. Esses ativos conseguem garantir tanto a refrescância quanto uma profunda limpeza dos fios, além de propriedades aceleradoras de metabolismo que ajudam na renovação celular.

Se você quer algo mais rápido e prático, já existem opções no mercado que oferecem os ativos necessários para limpeza do cabelo e também da barba, economizando mais tempo na sua rotina de cuidado e ainda garantindo a eficiência que você precisa. Um bom exemplo é o Shampoo para Barba e Cabelo Men’s. Ele foi especialmente desenvolvido para limpar e hidratar a barba e o cabelo de forma indiscriminada, e além disso contém ativos em sua fórmula que diminuem a coceira natural decorrente do crescimento da barba.

O seu complexo exclusivo conta com extrato de bambu e gengibre, que são ricos em vitaminas, proteínas e sais minerais e ajudam na melhora da textura de ambos os tipos de fios, dando mais brilho e maciez.

Mas pode existir a dúvida: por que não lavar os fios pode ser um problema? A resposta é simples: por estar numa região próxima da boca, que tem contato com alimentos, sua e tudo mais, a barba está muito mais exposta a sujeiras! Isso sem falar na diferença natural dos fios, que costumam ser mais grossos que os do cabelo e portanto ter maior capacidade de acumular impurezas na sua estrutura. Tudo isso pode causar desde irritação na pele, maior disposição à oleosidade, pontas duplas e quebras até dificuldade num crescimento saudável e contínuo, coisa que nenhum barbudo que se preze deve querer, certo?

Bom, quanto a limpeza dos fios, é isso que temos para dizer, mas temos mais dicas para compartilhar com vocês!

Barbear a seco

Às vezes, por falta de tempo, muitos homens se barbeiam só passando a gilete no seco. Bom, para sermos diretos ao ponto: NÃO FAÇA ISSO! Dermatologistas já concordaram, isso traumatiza a pele e ainda aumenta a chance dos pelos encravarem! Isso sem contar o desconforto e a vermelhidão que vem a tiracolo, né?

O mais recomendado é que você se barbeie após o banho, já que os poros estarão mais abertos e os fios mais relaxados, facilitando a passagem da lâmina. Além disso, vai ser necessário o uso de água e mais algum creme de barbear, ainda mais se você for se barbear com navalha em casa

Se você está procurando por máxima performance, o Creme de Barbear Keune 1922 Superior Shaving Cream vai ser uma opção incrível. O bisabolol ajuda a proteger do ardor provocado pela lâmina de barbear e a glicerina hidrata até mesmo a pele mais seca e sensível, tornando o processo muito mais fácil e rápido.

Tente manter esse hábito sempre em mente para evitar passar perrengue na hora de barbear (ou até só aparar) os fios. Mas tem mais um fator que você precisa conhecer sobre esse processo! Bora até ele!

Barbear no sentido contrário ao nascimento dos fios

Sim, até a direção com que você passa a lâmina ou barbeador faz diferença para uma barba bem cuidada ou com problemas! A razão é tanto mecânica quanto biológica: com esse movimento contrário você acaba cortando a raiz do fio numa posição que não é natural para ele, aumentando a chance dele de encravar ou crescer torto e com maior suscetibilidade à queda.

Como isso não é nada legal, para não falar na irritação imediata que vem na pele e aquelas “bolinhas” vermelhas que podem surgir, sempre se atente na direção que o fio está crescendo e siga esse curso. Alguns homens acabam fazendo o oposto porque querem apenas aparar a barba e tem medo de acabar tirando demais, mas para isso temos uma solução:

A Máquina de Acabamento Panasonic 220v! Com ela, fica bem mais fácil manter a barba e o bigode sempre bem desenhados e na altura certa. Graças às lâminas de aço inoxidável, a Máquina de Acabamento da Panasonic tem o corte eficiente e uma durabilidade muito maior do que outros aparelhos, se tornando ideal para o corte e acabamento dos pelos faciais. Além disso, ela pode ser facilmente manuseada e ajustada, te ajudando a só aparar a quantidade que você deseja.

Com essas dicas, seu processo de barbear deve ser bem mais simples e bem orientado! Se tiver problemas durante a próxima vez e quiser tirar alguma dúvida conosco, comente no final dessa postagem!

Mexer na barba com frequência

Sim, até esse hábito muito comum para muitos homens pode ser negativo, já que significa que você estará expondo sua barba a mais impurezas e oleosidade. O que os dermatologistas explicam é que nossas mãos naturalmente produzem sebo para proteção e aderência, e essa oleosidade, quando em contato excessivo com qualquer fio, pode aumentar as chances de caspa e deixar a barba mais pesada e com brilho não muito legal. Evite isso, e busque lavar a barba sempre que notar que está fazendo isso!

Essas eram as dicas que tínhamos hoje!

Esperamos ter ajudado com suas dúvidas no tema, e que a partir de agora você não cometa esses erros tão comuns, mas que podemos evitar. E se você gostou dos produtos que mostramos nessa matéria, vai adorar nossa próxima dica: Conheça a Men’s Market!

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina e com certeza seus preferidos estão por lá!

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!

E se quer mais dicas para barba, confira essas matérias: