Como fazer a barba com navalha em casa?

Talvez uma das primeiras referências que todo homem tem sobre cuidar da barba é aquele corte com navalha bem afiada e espuma que é tão comum em desenhos, séries e filmes. Normalmente isso acontece numa cena exagerada, cômica e às vezes até perigosa dentro de uma barbearia nessas histórias, mas depois é perfeitamente usar esse método de barbear em casa também, cuidado que alguns cuidados sejam seguidos! Bora saber quais são?

Se barbear com navalha em casa: Qual o primeiro passo?

Como o diferencial dessa forma de se barbear é o uso da navalha, você ache que precisa começar prestando atenção nela, não é? Na verdade, o primeiro foco é em nos outros itens que você vai precisar, mas calma que vamos citá-los rapidamente!

Barbear com navalha

  1. Uma toalha de rosto (que será aquecida, então uma fonte de calor rápida também é importante);
  2. Espuma de Barbear, preferencialmente com efeito refrescante e relaxante;
  3. Outra toalha! Dessa vez fria, então vale deixá-la na geladeira por uns minutos antes de se barbear;
  4. Loção de barba para o pós-barbear;
  5. Meio óbvio, mas uma fonte de água corrente;

 

Se barbear com navalha é um processo mais rústico e tradicional, mas não é por isso que não tenham técnicas, passos e macetes que tornem melhor essa experiência e melhorem o resultado!

Mas tudo bem, objetos separados, condições checadas, que tal irmos para o processo em si?

Barbear com navalha: Passo a Passo.

Como falamos, você vai precisar de uma toalha aquecida! Pode colocar no microondas mesmo e deixar esquentando por cerca de 2 minutos, dependendo da potência do seu aparelho. Ela vai servir para ser aplicada no rosto e ajudar os poros a se dilatarem, a pele (e você também) a relaxar e receber melhor a navalha e tornar o processo mais simples. Certifique-se que ela está quente, mas não a ponto de te queimar e enrole a toalha sobre seu rosto, evitando deixar espaços para que o calor não espalhe (como na foto abaixo). Vale ficar com ela no local até ela começar a esfriar naturalmente.

Toalha quente para barbear com navalha

Feito isso, hora de aplicar uma espuma de barbear, que também será aquecida! Mas calma, não precisa de nenhuma forma mirabolante de esquentar a embalagem, é só misturar com um pouco de água quente e aplicar com o um pincel de barbear!

Espuma de barbear

Essa espuma irá criar um efeito umectante que vai facilitar o deslizar da lâmina e garantir que sua pele não se irrite durante o processo, então vale muito a pena escolher uma com qualidade.

Espuma de barbear com navalha

Finalmente chegamos na parte da navalha! Levou um tempo, mas na hora que testar em casa vai ver como esses passos anteriores são necessários! Okay, já é de senso comum que a lâmina precisa estar extremamente afiada, certo? 

Com isso o risco de corte naturalmente aumenta, então na hora de barbear e aplicar a navalha sempre faça o movimento verticalmente e na direção que os fios crescem! É com o movimento horizontal que você se cortará, então mantenha a mão firme e faça movimentos calculados e com calma. 

Uma dica útil é ir aos poucos, primeiro com um um dos lados do rosto, depois o outro. Após isso é interessante aplicar uma nova toalha quente e aí sim trabalhar no pescoço, que vai precisar de uma atenção especial. Mas ainda falando do rosto: É importante entender qual vai ser a linha que vai ser seguida na hora do corte, se você irá retirar todos os pelos ou apenas desenhar melhor a barba, cavanhaque, costeletas, enfim!

Exemplos barba, bigode

Agora sim, vamos ao pescoço! Aqui todo cuidado é pouco, já que é uma pele mais sensível e suscetível a cortes, até por ser mais difícil de visualizar a navalha na hora do corte. Com a mão firme use seu pomo de adão (o gogó) como referência: dele para baixo os pelos crescem em direção ao peito, e dele para cima eles vão em direção ao rosto. É importante saber isso pelo que comentamos: A lâmina deve seguir a direção que os pelos crescem.

 

Chegamos no pós barba! Com todos os ajustes que você queria feitos, é hora de lavar bem o rosto com água fria e uma loção pós barba (até para retirar o excesso de pelos que ficou e verificar se ainda tem algum local que queria aparar), para depois usar aquela toalha fria que comentamos! Isso vai servir para fechar os poros que a toalha e espuma quente abriram! 

Lavar rosto depois de barbear

Com eles fechados o risco de impurezas entrarem e irritações surgirem é bem melhor, o que vai melhorar e muito a aparência do seu barbear! Dessa vez não precisa usá-la para cobrir o rosto, apenas passá-la suavemente na área cuidada.

E com isso pronto! Seu barbear com navalha foi um sucesso!

E aí, vai tentar se barbear com navalha em casa? 

Se você seguir as dicas que passamos direitinho deve conseguir alcançar um estilo mais natural e rústico enquanto se mantém moderno! Vai tentar? Não esquece de passar na Men’s Market para separar os produtos que vai precisar nessa empreitada! 

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Quer ver outras matérias super interessantes para te ajudar a cuidar da sua barba? Temos algumas para te mostrar, vale a pena conferir!

3 melhores pentes para barba de madeira [quando + como usar]

Como deixar o Bigode Grosso? 7 dicas INFALÍVEIS (e Simples)

Pelos encravados na barba: o que fazer e como tratar? 

E claro, depois disso não esquece de contar para gente como foi! Também dá para compartilhar esse tutorial com seus amigos pelo Facebook e Twitter!