As 5 Fases da Barba: aprenda como cuidar de cada uma delas

As 5 fases da barba são: 

  1. Cara limpa;
  2. Barba por fazer;
  3. Barba curta;
  4. Barba média e
  5. Barba longa.

Uma pergunta frequente entre os aspirantes a barbudos é: “como deixar a barba crescer?”. Se você faz parte desse time, precisa saber que esse crescimento é dividido em etapas, que chamamos de fases da barba.

Compreender esse processo é muito importante, afinal, ao entender as fases da barba crescendo você percebe que cada etapa requer cuidados específicos para se ter bons resultados.

Para que você fique por dentro do assunto e conheça os cuidados necessários em cada uma das fases da barba, o Blog da Men’s preparou um conteúdo focado exatamente em entender esses diferentes momentos. Bora conferir?

As 5 fases da barba e os cuidados necessários em cada uma delas

Ao contrário do que muitos pensam, o crescimento da barba não é algo simples que acontece como mágica de uma hora para a outra.

O crescimento da barba varia de pessoa para pessoa e depende de fatores como:

Não temos como interferir em nossa genética e a idade vem com o tempo, mas perceba como crescer barba também depende de nossos hábitos.

Ou seja, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios regularmente, levar uma vida mais leve e cuidar da saúde dos fios são práticas que podem fazer muita diferença para deixar sua barba mais bonita.

Tendo isso em vista, conhecer as diferentes fases da barba e entender que tipo de cuidados cada uma delas requer é essencial para garantir o crescimento de fios fortes e saudáveis.

Então vamos observar as diferentes fases da barba crescendo e que tipo de cuidados você precisa ter em cada uma delas:

1 – Cara limpa

como deixar a barba crescer

Fonte: Pinterest

A primeira fase da barba curiosamente se destaca pela ausência de barba. Isso mesmo! A fase de cara limpa é o ponto de partida de uma jornada que todo barbudo um dia já percorreu.

Manter esse visual dá um certo trabalho, já que de um dia para o outro os pelos começam a crescer.

O ideal é não fazer a barba todos os dias para não danificar muito a pele. Além disso, alguns cuidados antes e após o barbear são obrigatórios, a fim de evitar irritações na pele e pelos encravados.

Para isso, alguns produtos essenciais para o seu kit barba são: um bom creme, gel ou espuma de barbear e um pós barba. Além disso fazer esfoliação no rosto de duas a três vezes por semana irá ajudar a remover células mortas e evitar os temidos pelos encravados — aliás, esfoliação deve ser um cuidado para a vida! 😄

como fazer a barba crescer

Creme de Barbear Efac Gentleman Edition 250g

Loção Men’s Pós-barba

Esfoliante Facial Tradition Viking 60ml

2 – Barba por fazer

fases crescimento barba

Fonte: Pinterest

A fase da barba por fazer é o segundo estágio, que ocorre poucos dias após o barbear. Muitos caras adotam esse estilo por conveniência, afinal, é um dos mais fáceis de manter e cuidar.

Aqui é importante que você já comece a utilizar um shampoo próprio para barba, assim você garante a limpeza dos fios sem agredir a pele do seu rosto, que é mais sensível do que o seu couro cabeludo.

Além disso, com um shampoo apropriado você ainda permite que os fios de barba cresçam fortes e saudáveis.

deixar barba crescer

Shampoo Bomba Barba e Cabelo Danger Barba Forte 250ml

Shampoo de Barba Viking Terra 200ml

Shampoo Barba e Cabelo Men’s 300ml

3 – Barba curta

fases da barba crescendo

Fonte: Pinterest

O estágio da barba curta ocorre com uma ou duas semanas, mas isso varia de pessoa para pessoa, afinal, o ritmo de crescimento do pelo não é o mesmo para todos.

Aqui já vemos uma barba mais preenchida, que você pode começar a dar forma, tirando os excessos acima da bochecha e fazendo a linha da barba na área do pescoço.

É na transição entre as fases 2 e 3 que muitos caras começam a sofrer com coceira na barba. Saiba que isso geralmente está relacionado ao ressecamento da pele, por isso, além do shampoo, você pode começar a utilizar um condicionador próprio para a barba, que vai ajudar a conferir maciez e hidratação aos pelos.

como cuidar da barba

Condicionador de Barba Black Barts Single Ron 140ml

Condicionador de Barba Viking Terra 120ml

Condicionador Barba e Cabelo Don Juan Barba Forte 170ml

4 – Barba média

estágios da barba

Fonte: Pinterest

O estágio da barba média é a fase em que a barba começa a ganhar volume, ficando mais imponente. Se tudo der certo, você deve atingir esse estágio em algo em torno de dois a três meses.

Com o aumento do volume, é nesta fase que surgem os fios rebeldes. Para domá-los é bem simples: além dos cuidados que você já vem tendo desde a barba curta, uma vez por semana você pode aparar os fios mais rebeldes, limpando um pouco as laterais para dar o formato que você preferir.

Como os pelos estão mais compridos, outra técnica para mantê-los hidratados e no lugar é usar um balm, o produto preferido de muitos barbudos.

cuidados com a barba

Balm Keune 1922 Beard Balm 75ml

Balm Barba de Respeito 65g

Balm Hydrator Balm David Dandi 120ml

5 – Barba longa

como crescer barba

Fonte: Pinterest

A 5ª fase da barba é o sonho de muitos caras. Após alguns meses de paciência, dedicação e cuidado no cultivo dos pelos faciais, chegamos à barba longa.

Nem é preciso dizer que você deve caprichar na limpeza e hidratação dessa preciosidade, não é mesmo? Os cuidados em si não diferem tanto da fase anterior, mas há um ponto que se destaca: a hidratação.

Quanto mais longo é o pelo, mais difícil fica para a oleosidade ir da sua pele até a ponta do fio. O resultado disso é o ressecamento da barba, algo que ninguém quer após todo esse tempo de dedicação, não é mesmo?

A solução para isso é bem simples: óleo para barba. Você pode utilizá-lo ao longo do dia, sempre que perceber que os fios estão ficando ressecados.

Mas atenção! Você deve utilizar o produto apenas nas pontas dos fios, e não em sua base. Além de hidratar, o óleo para barba também confere brilho, deixando sua barba muito mais bonita.

deixar barba bonita

Óleo de Barba Sobrebarba Jungle Boogie 30ml

Óleo para Barba Danger Barba Forte 30ml

Óleo Men’s para Barbas Longas

Você pode saber mais sobre as fases da barba crescendo assistindo ao vídeo abaixo:

Em nosso Facebook você encontra mais dicas de cuidados para as diferentes fases da barba, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? Deu para entender quais são e como cuidar das diferentes fases da barba?

Observar as fases da barba crescendo é importante para saber o momento certo de entrar com os cuidados específicos para cada estágio. Seguindo essas dicas e usando produtos de qualidade, você certamente irá conquistar uma barba de fazer inveja! 😉

A Men’s Market é a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e ainda aprende como deixar a barba perfeita.

Agora que você já sabe quais são as fases da barba, está mais do que pronto para iniciar a sua jornada, mas que tal mais algumas dicas para facilitar esse processo? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Dicas para barba falhada: aprenda como cuidar e corrigir
  2. Acessórios para barba: descubra quais são indispensáveis!
  3. Deixando a barba crescer? O que é mito e o que é verdade?

Gostou das dicas de cuidados para as diferentes fases da barba crescendo? Em qual fase você está? Como está sendo a sua experiência? Conta para a gente aqui nos comentários!