Como deixar a barba crescer uniforme: 5 dicas práticas

Quando o assunto é como deixar a barba crescer uniforme, cada homem vai ter uma experiência diferente.

Isso porque o crescimento dos pelos não acontece por igual para todo mundo, as falhas na barba influenciam, o volume que a barba consegue atingir também. 

Mas tem como deixar a barba crescer bonita? Claro que tem! Você só precisa ser um cara dedicado para disciplinar os pelos e moldá-los a seu favor.

Nesse processo, alguns produtos e equipamentos são essenciais, além de uma dose de paciência e autoconhecimento sobre seu estilo masculino

Bora aprender como deixar a barba crescer uniforme? Continue lendo e aprenda dicas práticas e fáceis de fazer em casa.

5 dicas para deixar a barba crescer uniforme

Se o objetivo é deixar a barba crescer uniforme, é só não fazer a barba, não é mesmo?

Bom, é e não é. Isso porque fazer a barba não é só o processo de tirar todos os pelos do rosto. Quando a ideia é deixar a barba crescer naturalmente, alguns cuidados ajudam a manter um resultado bonito.

É nesse processo que você consegue reparar onde sua barba é mais volumosa, onde ela falha, se dá para disfarçar, qual estilo de barba favorece seu tipo de rosto, etc.

Aprenda o que fazer para ostentar uma barba bonita naturalmente por aí!

1. Cuide da pele para ter uma barba bonita

Poros obstruídos e pelos encravados na barba são um sinal de que a forma como você remove os pelos e cuida da pele depois não está adequada. 

Isso acaba atrapalhando o processo natural de crescimento da barba, pois ao invés de deixá-la crescer, você vai precisar aparar os pelos para cuidar desses problemas.

Para evitar esse problema, primeiro, tenha atenção na hora de tirar a barba. Aprenda neste outro post ‘Como se barbear corretamente’, seguindo cinco passos fundamentais.

Depois, inclua três produtos essenciais para a saúde da barba/pele:

esfoliante facial: ajuda a remover as células mortas, desobstrui os poros, ajudando no barbear;

shampoo de barba: limpa e trata ao mesmo tempo, mantendo os pelos e a pele debaixo da barba macia;

balm para barba: serve para finalizar a barba depois do banho, alinhando e hidratando os fios, deixando-os mais macios.

esfoliante-facial-mens

Esfoliante Facial Men’s | Veja mais.

2. Descubra seu estilo de barba

Você sonha com uma barba lenhador, mas os seus pelos estão longe de crescer tanto assim? Bem-vindo ao clube, amigo!

Mas ao invés de gastar tempo pensando em como chegar em um resultado inalcançável, já pensou em valorizar o estilo possível para você?

Você pode escolher o formato que quiser, mas existem estilos de barba que valorizam melhor alguns tipos de rosto. E esse pode ser seu ponto de partida.

Enquanto deixa a barba crescer uniforme, repare nas áreas em que o volume dos pelos é maior. Observando o comportamento natural do crescimento, você pode pesquisar fotos de inspiração da barba certa.

Dessa forma, ao invés de esperar meses por uma barba que não vem, você consegue aparar os pelos para modelar no formato que te valoriza.

DICA: à medida que a barba cresce, os pelos precisam de mais hidratação para não ficarem desgrenhados. 

Então, além de esfoliar, lavar com shampoo e aplicar balm, inclua um condicionador de barba e um óleo para finalização. Assim, a barba fica limpa, macia e cheirosa.  

3. Apare os excessos da barba

Descoberto seu estilo de barba, depois de deixá-la crescer naturalmente por um tempo, o primeiro passo antes de modelar é aparar.

Nesse momento, o objetivo é apenas remover os excessos de pelos, deixando o volume e os limites da barba mais uniformes, criando uma base para, em seguida, modelar.

Você pode fazer isso no barbeiro, mas também dá para fazer sozinho, basta ter um pouco de atenção.

Para aparar em casa, você vai precisar de um pente para barba, uma tesoura e um barbeador elétrico.

– Use o pente para desembaraçar os fios e penteá-los em direção às orelhas como se estivesse abrindo o rosto. Dessa forma, fica mais fácil visualizar os excessos no comprimento.

– Pegue o barbeador elétrico, regule na posição do pente mais alto e passe com cuidado nas áreas onde é preciso remover o excesso de barba.

– Com a ajuda do pente, penteie os pelos do bigode para baixo e acerte o cumprimento com a ajuda da tesoura. O recomendado é deixar o bigode na altura do lábio superior.

Atenção na hora de aparar a barba do pescoço!

– Deixe a barba passar a linha do maxilar, cobrindo um pouco do pescoço. Isso ajuda a valorizar o volume e a deixar a barba crescer uniforme. Dependendo do formato da barba, você pode remover um pouco dos pelos do pescoço com a ajuda da lâmina.

Confira neste outro post aqui do blog: ‘Como fazer a lâmina de barbear durar mais’.

4. Evite hábitos ruins para a barba

Sabe aquela coçadinha que dá na barba de vez em quando? Parece um ato inofensivo, mas que prejudica seu objetivo de deixar a barba crescer uniforme.

Coçar demais o rosto na região da barba pode aumentar as chances de surgirem falhas na barba. Para evitar essa sensação, hidrate bem os pelos, com o óleo ou o balm no dia a dia.

oleo-de-barba-sobrebarba-jungle-boogie

Óleo de Barba Sobrebarba Jungle Boogie | Veja mais.

Outro hábito que você deve se esforçar para deixar é ficar alisando sua barba. Na maior parte do dia nossa mão está suja e tudo isso vai direto para os seus pelos.

É difícil, pois são movimentos naturais do dia a dia. Mas se você se conscientizar e se bloquear quando levar a mão no rosto, seja para coçar ou passar a mão, com o tempo elimina esses hábitos.

Sua barba só tem a ganhar com isso!

5. Seja paciente

Todo o processo que descrevemos exige paciência e dedicação, pois tudo vai depender da disposição natural do seu organismo para deixar a barba crescer uniforme.

Mas como você viu, com dicas simples você consegue criar um visual que é a sua cara, valorizando suas características pessoais.

Até uma barba falhadinha é charmosa. Keanu Reeves que o diga… 😜

Cuide para ter uma deixar a barba crescer alinhada

Com os produtos certos na sua rotina, deixar a barba crescer uniforme fica muito mais fácil. Então, revise seu estoque no banheiro e reponha os itens essenciais que citamos ao longo do post.

Sabe onde encontrar todos eles? Na Men’s Market, o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina!

Lá você encontra tudo para FAZER A BARBA, CUIDAR DA BARBA e muito mais!

.

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!