Estilo masculino: 7 estilos e looks universais + atemporais

Saber qual é seu estilo masculino é uma forma de expressar sua personalidade através dos seus looks. Por isso, vamos apresentar neste post os 7 estilos universais:

  1. Casual;
  2. Clássico;
  3. Contemporâneo;
  4. Romântico;
  5. Sensual;
  6. Dramático urbano;
  7. Criativo.

Provavelmente você vai se identificar com um, dois, três ou todos e essa é a graça quando falamos de moda e como se vestir bem.

Você não precisa se colocar em uma forma, pois o risco de parecer um personagem caricato é muito maior do que apenas um cara estiloso.

Como diria o estilista Tom Ford, “se vestir bem é uma forma de boas maneiras”. E vamos combinar: a gente só se expressa sem barreiras se estivermos nos sentindo confortáveis.

E para expressar sua personalidade, o segredo é ser natural e espontâneo. O estilo para homens pode ser analisado seguindo as mesmas bases que guiam o estilo feminino.

Então se sua parceira também tem dúvidas sobre o estilo dela, vocês podem ler juntos este posts para conhecerem os estilos que cada um mais gosta.

Bora conhecer os sete estilos masculinos! 😎

Estilo masculino: como ter e usar looks que são a sua cara

Quando falamos de estilo para homens é importante pensar em alguns traços que definem a personalidade da pessoa. Assim, você escolhe sem dificuldade quais peças de roupas, acessórios e calçados vão refleti-los melhor.

Para guiar o raciocínio de se conhecer melhor, vamos apresentar os sete estilos masculinos universais. Olha só!

Quais são os estilos de moda masculina?

1. Estilo masculino CASUAL

estilo-casual-masculino
Foto: Pinterest.

Você é um cara que prioriza o conforto acima de tudo? Gosta de coisas práticas, tem uma personalidade descontraída e não só quer estar bem vestido, mas longe de ser um ícone fashion?

O estilo masculino casual pode refletir bem quem você é. Mas como isso se reflete no look masculino na prática?

As roupas são simples e rápidas de vestir. Em sua maioria, são peças leves e fáceis de combinar como uma boa calça jeans sem lavagem.

Em relação as cores, esse estilo masculino prioriza cores neutras e de tons mais claros que combinam com todas as peças do guarda-roupa.

look-casual-masculino
Foto: Mango.

Alguns exemplos de estampa e textura para usar são: listras, poá, estampas com desenho menores. Os tecidos também fazem parte da escolha do estilo para homens. Aqui os mais usados são:

  1. Linho;
  2. Sarja;
  3. Moletom;
  4. Algodão;
  5. Tecidos opacos e sem textura ao toque.

Se identificou? Leia mais detalhes no post: O que é estilo casual? Dá pra ser estiloso sem roupa social?

2. Estilo masculino CLÁSSICO

estilo-classico-masculino
Foto: Pinterest.

Também podemos chamar esse estilo masculino de tradicional. Ele reflete bem a personalidade de homens reservados, focados e centrados nos seus objetivos.

Geralmente, são caras que você tende a achar que só de olhar já consegue identificar a profissão. Como advogados, profissionais do mercado financeiro, executivos, etc.

São profissões com um dress code formal, mas que nem por isso são menos confortáveis ou sem graça.

O guarda-roupa dos caras com estilo clássico tem peças mais estruturadas e alinhadas, com modelagens retas e shape discreto.

masculino-classico
Foto: Pinterest.

No caso das cores e estampas, os tons claros, neutros e terrosos são curingas. Nas estampas estão: o risca de giz, o príncipe de gales e o xadrez clássico.

A qualidade e durabilidade dos tecidos também é um aspecto fundamental. Alfaiataria, crepe ou tecidos texturizados são ótimas apostas.

3. Estilo masculino CONTEMPORÂNEO

estilo-masculino-contemporaneo
Foto: Pinterest.

Para um look masculino contemporâneo a palavra-chave é modernidade. Expressa bem pessoas com personalidade antenada, elegante e moderna.

Tem alguns aspectos do estilo clássico, mas a diferença fica em detalhes como modelagem, cores e tecidos que estão em alta.

estilo-contemporaneo-homem
Foto: Pinterest.

O estilo contemporâneo incorpora as tendências do momento sem esforço. Vai dos tons neutros até os mais vibrantes, dependendo do mood do cara. Alguns tecidos curinga para esse estilo masculino são:

  1. tecido acetinado discreto;
  2. alfaiataria;
  3. malhas;
  4. sarjas.

Esse link com o momento atual ajuda a transmitir no estilo originalidade, autoconfiança e elegância.

4. Estilo masculino ROMÂNTICO

look-romantico-homem
Foto: Pinterest.

O estilo masculino romântico prioriza a delicadeza. Reflete bem o jeito de se vestir de caras mais sensíveis e vaidosos.

As roupas são peças discretas e alinhadas com um toque retrô, mas sem ser caricato. Assim, as principais cores são os tons pastel e estampas divertidas com uma paleta de cores homogênea.

romantico-floral-masculino
Foto: Pinterest.

Os tecidos são leves e fluidos com a textura mais suave ao toque como a malha. O estilo romântico transmite confiança e sensação agradável.

Leia também: Como usar estampa floral masculina?

5. Estilo masculino SENSUAL

estilo-sexy-homem
Foto: Pinterest.

Esse é um estilo masculino marcante que expressa bem a personalidade de homens confiantes, destemidos e seguros.

O físico é valorizado com peças de modelagem mais justa e caimento que valoriza partes do corpo. Os decotes em V ou canoa em camisas e blazers valorizam as combinações.

masculino-sexy

Nesse estilo, a modelagem da roupa “pesa” mais do que as cores. O preto é um clássico, mas não está sozinho.

Cintos, relógios, jeans destroyed e peças de couro são outros acessórios que compõe o look.

Entenda melhor o estilo masculino sensual, com os seguintes posts:

6. Estilo masculino DRAMÁTICO URBANO

estilo-urbano-dramatico
Foto: Pinterest.

O estilo masculino dramático urbano tem uma pegada mais rebelde. Personalidade forte e originalidade são aspectos-chave do comportamento.

Por isso, as tendências podem aparecer, mas não são a prioridade na hora de pensar o que vestir.

As combinações de peças seguem um estilo streetwear, podendo receber uma influência do rock e do punk também.

O preto é a cor dominante, mas a parte mais escura da paleta de cinza também tem a sua presença. Camisetas com estampas silkadas de logomarcas, bandas, imagens também são bastante usados.

O estilo dramático urbano é o que os acessórios mais se destacam, especialmente os com acabamento em metal.

acessorio-metal
Colar Malmo Escapulário e Cruz | Veja mais.

7. Estilo masculino CRIATIVO

estilo-masculino-criativo
Foto: Pinterest.

O estilo masculino criativo fecha a nossa lista de estilos universais. A palavra-chave da maneira de se vestir do homem criativo é originalidade.

O divertido aqui é poder experimentar coisas novas, sair de qualquer padrão e combinar elementos da maneira que te faz se sentir melhor, sem barreiras.

O criativo pode misturar aspectos de todos os estilos acima para formar o seu, mudando conforme seu mood do dia ou da ocasião.

São looks masculinos cheio de estampas chamativas, sem barreiras de cor. Estampas étnicas são um exemplo muito usado. Os mais ousados se arriscam no mix de estampas.

Acessórios como os chapéus são excelentes para completar as produções e se encaixam em diversas ocasiões.

pulseira-couro
Pulseira Zye KML1639 | Veja mais.

Quais dos estilos masculinos tem a sua cara?

As roupas que você veste são uma das formas de expressar sua personalidade e exercer seu poder de influência em diversas situações.

Quando Alyce Parsons e Mimi Dorsey criaram as categorias de estilo acima, o objetivo era orientar homens e mulheres para que eles pudessem ter uma referência para desenvolver seus estilos pessoais.

Para ajudar na escolha na hora da compra, nada melhor do que ter a melhor curadoria de vestuário e acessórios.

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza e também possui uma categoria completa de Moda e acessórios para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s Market você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E, através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.