Roupas de alfaiataria masculina: conheça os tipos e suas diferenças

É inevitável, chega uma hora na vida do homem que ele tem que colocar um terno, uma peça clássica entre roupas de alfaiataria masculina. Enquanto alguns acabam fazendo dele um uniforme, outros o reservam apenas para eventos especiais.

A grande questão é que a maioria dos caras acaba encontrando uma certa dificuldade na hora de combinar as cores ou cometem pequenos erros que, com algumas dicas super práticas, podem salvá-los de vários inconvenientes.

Continue lendo e aprenda todos os truques para acertar em cheio na escolha e nas combinações das roupas de alfaiataria masculina que todo homem moderno deve ter.

alfaiataria-masculina-1

GQ Itália (Setembro de 2013) | Fotos: Jay Schoen.

Entendendo as roupas de alfaiataria masculina

Você sabe a diferença entre um terno e um costume? Em alfaiataria tradicional, um terno é composto por três peças: calça, paletó e colete. Já o costume, no entanto, compreende apenas duas peças, o paletó e a calça.

Mas você pode estar se perguntando: e qual a diferença entre um paletó e um blazer?

O paletó compõe um conjunto de peças que, como já explicado, fazem parte de um único visual. Portanto tende a ter a mesma padronagem de estampas e tecido de seus companheiros, seja a calça ou o colete.

Já o blazer é uma peça distinta das demais e não necessita a companhia das peças citadas anteriormente, com os vários tipos de blazer podendo acompanhar peças mais casuais como camisetas e até calças jeans.

alfaiataria-masculina-2

Da esquerda para a direita, as três roupas de alfaiataria masculina: terno, costume e smoking.

Qual a diferença de terno e smoking?

Ainda, é importante ressaltar outro traje que comumente gera confusão entre as roupas de alfaiataria masculina, o smoking.

Também conhecido como black tie, o smoking difere do terno apenas nos detalhes. Além da calça, ele é sempre acompanhado de gravata borboleta e a lapela (a aba do paletó) é de cetim de seda.

Meus caros, evitem as abas de poliéster! Normalmente, os tipos de smoking masculinos são usados na cor preta e é a aposta certa das celebridades em premiações e red carpets.

alfaiataria-masculina-3

L’Officiel Hommes Suécia (Setembro de 2015) | Foto: Jérémy Dubois

Gravata: o item da discórdia

Item-chefe da dor-de-cabeça entre as roupas de alfaiataria masculina, a gravata costuma causar muita preocupação, mas a verdade é que não precisa.

Com exceção da camisa preta, que comporta tons de gravata mais claros, ela deve ser sempre mais escura que a cor da camisa. As demais cores ficam bem-postas com tons em escalas inferiores.

A padronagem da estampa varia conforme o gosto, mas prefira as estampas menores, mais discretas e em jacquard (estampas feitas com os próprios fios, durante a tecelagem).

Sapato esporte fino masculino

Por fim, e não menos importante, os sapatos e os cintos completam o visual das roupas de alfaiataria masculina. Devido à grande oferta de modelos, é aqui onde muitos caras acabam errando no look esporte fino.

O modelo de calçado mais adequado para acompanhar ternos e smokings é o oxford, com solado de couro e cadarço.

Além dele, para quem não gosta de cadarços, há o monk, modelo comum, encontrado com alça de couro e fivela de metal.

Para momentos mais informais ou mais quentes uma boa opção é o loafer, já que não possui cadarço nem fivela.

Os cintos devem sempre ser da mesma cor que os sapatos, mais finos e com fivela discreta.

alfaiataria-masculina-sapatos

Da esquerda para direita: oxford, monk e loafer.

Por fim, lembre-se de que a modelagem de todas as peças das roupas de alfaiataria masculina deve ser precisa, não há nada mais desleixado que um terno muito comprido ou muito largo.

A barra da calça de alfaiataria masculina deve ser altura do calcanhar e o ombro do blazer ou paletó exatamente do tamanho do seu.

São pontos importantes, além, é claro, de atentar-se para que as peças estejam sempre limpas e o menos amassadas possível.

Com tudo explicado, esperamos que você não tenha mais dificuldades ou faça confusão na hora de encontrar suas roupas de alfaiataria!

E para completar o visual perfeito e bem arrumado, você precisa dos produtos de cuidados pessoais certos para seu tipo de pele, cabelo e barba!

Conheça o site da Men’s Market e confira nossa seleção de produtos! Nosso estoque também conta com marcas consagradas no mercado, como Keune, Paul Mitchell, L’anza e Osis+.

O Men’s Market  é o e-commerce do homem moderno, prático e antenado!