Gravata borboleta: como e quando usar

Gravatas borboleta e acessórios clássicos têm todo um apelo vintage próprio que pegam os de alma velha e estilosos de surpresa e enchem os armários. Mas, ainda assim, são um pouco arriscados e geram várias dúvidas na hora de usar. Como ninguém deve se privar de nada nem nenhum estilo por insegurança, nós te damos o passo a passo de como e quando usar gravatas borboleta de maneira moderna e mais que atual.

Black Tie

borboleta3A gravata borboleta é, tradicionalmente, integrante obrigatória do black tie: smoking com camisa branca. Por ser um traje muito sofisticado, só deve ser usado em eventos que especifiquem o black tie no convite, o que provavelmente limita suas chances se você não for uma celebridade convidada a muitos bailes de gala e premiações.

Mas, quando for o caso, o tradicional é usar a gravata preta com a camisa branca, mas você pode ousar no estilo e optar por uma de cor sóbria como verde musgo ou azul, e até mesmo estampada. Só tenha cuidado na hora de escolher o tecido, que deve ser um pouco mais sofisticado para acompanhar o estilo do smoking.

Dica: embora não seja adequado para casamentos, uma boa ideia é usar a gravata preta com smoking e camisa pretas também, para um ar moderno. Uma boa ideia se você for convidado para um evento black tie que não casamento.

Traje Social

borboleta1

Usar a gravata borboleta com ternos tradicionais é uma maneira descolada e jovem de estar estiloso em casamentos e eventos do trabalho. Gravatas coloridas e estampadas ficam bem com ternos e camisas tradicionais, como terno preto e camisa branca, ou terno azul marinho.

Mas a preta é uma boa maneira de balancear se você estiver planejando usar um terno ou camisa coloridos. Claro, o terno preto e camisa branca com gravata também preta ficam excelentes se você procura um visual elegante e clássico sem deixar o toque de estilo de lado.

Dica: a gravata borboleta fica muito bem acompanhada de suspensórios ou lenços de bolso. Se o estilo clássico te agrada, não hesite em usar.

Esporte Fino

borboleta4

A gravata borboleta também pode ser usada em momentos de esporte fino como no trabalho, se sua empresa tiver esta abertura, casamentos ao ar livre e eventos sofisticados durante o dia. Aposte na gravata (sempre com camisa) e um paletó ou blazer com sapato e calça casuais. Uma boa dica é prestar atenção no clima: se o dia estiver quente, prefira cores mais leves como o bege e o cinza e leve o mesmo para a gravata. E não se deixe intimidar, aproveite o clima mais descontraído para usar as estampadas e mais coloridas, combinando o tom com o restante do visual.

Dica: Ternos cinza ou bege são uma boa maneira de tornar o visual descontraído para combinar com a gravata borboleta, sem perder a elegância ou sair da etiqueta.

Informal

borboleta2

Já em momentos completamente informais, a gravata borboleta fica a seu critério e traz um estilo mais vintage para o visual. Se você quer usá-la sem que chame muita atenção, uma boa ideia pode ser usar uma camisa estampada e sobrepor uma gravata de mesma estampa ou tons para que ela se “camufle” no restante da roupa. Ou opte por peças de tons mais escuros (embora ainda sóbrios, como cinza e marrom) e gravatas de cores poucos tons mais clara. Aqui, combinar a gravata com tênis e botas está totalmente liberado.

Dica: mesmo que informal, se for usar gravatas borboleta, use com camisa. Combiná-la com camisetas ou camisas polo podem deixar o visual estranho.

E aí, o que achou?