Como fazer a lâmina de barbear durar mais? Tem como? 8 dicas

Se você faz a barba com frequência, já deve ter se perguntado: será que há um jeito de como fazer a lâmina de barbear durar mais?

Trocar as lâminas de tempo em tempo é fundamental, no entanto, realmente é possível maximizar o tempo de utilização delas ao tomar alguns cuidados simples.

Ou seja, apenas saber como fazer a barba com lâmina não basta. Também é importante conhecer os cuidados necessários para preservá-la, fazendo com que ela realmente dure mais.

Portanto, se você quer prolongar a vida útil das suas lâminas de barbear, veio ao lugar certo!

como fazer a barba com lâmina

Um barbear perfeito requer lâminas em bom estado!

Indo na contramão da moda dos barbudos, muitos homens preferem manter o estilo cara limpa, fazendo a barba diariamente. Com isso, percebem que as lâminas precisam ser trocadas com certa frequência, o que gera um custo e esse questionamento de como fazer a lâmina de barbear durar mais.

Basicamente isso acontece porque, com o passar do tempo, a lâmina acaba ficando menos afiada, o que pode causar problemas como alguns machucados e irritações na pele, além de não barbear efetivamente, o que compromete o tão almejado barbear perfeito, não é mesmo?

Pensando nisso, procuramos algumas dicas (bem curiosas, por sinal) sobre como fazer a lâmina de barbear durar mais tempo. Então se liga aí!

5 dicas de como fazer a lâmina de barbear durar mais

Chegou a hora de conferir como fazer a lâmina de barbear durar mais, com essas 5 dicas que separamos para te ajudar! Confira:

#1 – Creme de Barbear

Essa é uma dica meio óbvia, mas certamente vale a pena ser reforçada: use creme de barbear!

Nunca! Em hipótese alguma, use a lâmina sobre o rosto seco ou apenas umedecido com água!

O uso de cremes de barbear ajuda a lâmina a deslizar com mais facilidade sobre a pele, contribuindo para a prevenção de machucados e irritações.

Ou seja, além de evitar que sua pele seja agredida ele ainda ajuda a manter sua lâmina afiada por mais tempo.

Vale lembrar que esse produto ainda pode ser substituído por gel ou espuma de barbear. O que definitivamente não pode é fazer a barba sem nenhum desses grandes aliados, pois aí, meu amigo, a irritação e os cortes lhe farão companhia!

#2 – Limpe a lâmina ao se barbear

Enquanto estiver se barbeando, é importante manter a lâmina limpa. Por isso, após cada passada, lave-a em água quente.

Isso ajuda a eliminar as células mortas e pelos, além de facilitar o corte, evitando o desgaste excessivo da lâmina.

como limpar lâmina de barbear

#3 – Atenção aos movimento corretos

Não pressione muito a lâmina contra o rosto e lembre-se: os movimentos devem ser longos, sempre priorizando o sentido de crescimento dos pelos.

#4 – Não bata a lâmina!

Sabe aquelas batidinhas na pia que a gente dá pra eliminar os pelos? Abandone esse hábito! 

Essas batidas podem desalinhar as lâminas, o que além de comprometer sua durabilidade, também pode acabar prejudicando o seu barbear.

#5 – Técnica do Jeans

Ao pesquisar sobre como fazer a lâmina de barbear durar mais, acabamos nos deparando com essa técnica, que achamos um tanto quanto inusitada.

Você sabia que a sua calça jeans pode aumentar a vida útil do seu aparelho de barbear? Pois é, a prática é bem curiosa, mas fica tranquilo que você não vai rasgar suas calças se fizer da maneira correta, é claro.

Nós sabemos que as lâminas costumam durar cerca de 1 mês se usadas com frequência, mas para aumentar seu tempo de uso você precisará apenas de uma calça jeans (velha ou nova, como você preferir).

A técnica consiste no seguinte:

Antes ou depois de fazer a barba, coloque um jeans em uma superfície plana e dura, deslize rapidamente o barbeador de baixo para cima na perna da calça, no sentido contrário ao do jeans, repetindo o movimento 20 vezes. Vire o barbeador e repita o processo.

Mas lembre-se: você não pode barbear o seu jeans! O movimento deve ser sempre no sentido contrário ao do tecido.

Confira no vídeo como fazer corretamente:

#6 – Técnica de Secagem

Essa pode até parecer uma dica óbvia, já que todo homem sabe que para fazer a lâmina de barbear durar mais, elas precisam ser guardadas secas.

No entanto, por mais que seja natural guardar o aparelho de barbear no banheiro, este é o primeiro erro. O ambiente não é favorável para que a lâmina permaneça seca, já que possui muita umidade, o que ajuda na oxidação das lâminas.

Além disso, você já pensou em secar seu aparelho de barbear após o uso com um secador?

Isso mesmo, um secador de cabelo pode ajudar a aumentar a durabilidade em até 122%, segundo o site Chicago Tribute. Esse método simples fará com que a lâmina fique completamente seca ao guardá-la, impedindo o enferrujamento.

#7 – Técnica da não-oxidação

Saber como limpar a lâmina de barbear também é essencial! Ainda mais se você não tiver um secador de cabelo em casa, essa técnica pode te ajudar bastante.

Terminou de se barbear? Lave a lâmina com água quente e seque-a bem. Em seguida, limpe-a com álcool, óleo ou ou vinagre. Isso pode ajudar a mantê-la seca por mais tempo. Basta passar um desses produtos e secar levemente após alguns minutos.

O bom desta técnica é que, além de evitar a oxidação, ainda contribui para a esterilização da lâmina — no caso do álcool —, prevenindo possíveis problemas de acne.

#8 – Técnica do Arroz

Sabe quando aquele seu amigo derrubou água no celular e deixou o aparelho dentro de um pote com arroz cru? Pois é, essa técnica faz com que a umidade seja retirada do aparelho, então você pode testar isso também com a sua lâmina de barbear!

Se você testar alguma dessas técnicas, não esquece de contar pra gente o resultado. E quando precisar de lâminas novas, acesse o site da Men’s Market e escolha a perfeita para você.

Em nosso Facebook você encontra mais dicas como estas, de como fazer a lâmina de barbear durar mais tempo, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia. É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? Sacou como fazer a lâmina de barbear durar mais?

Para um barbear perfeito, livre de cortes e irritações, é necessário utilizar produtos de barbear de qualidade, como uma boa espuma, creme ou gel, além de lâminas com o fio em dia!

Com as dicas deste post, você certamente já aprendeu como fazer a lâmina de barbear durar mais! Quanto aos demais produtos, você pode contar com a gente!

A Men’s Market é a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e pode aprender desde como raspar a cabeça em casa até qual é o melhor desodorante masculino para você.

Agora que você já sabe como fazer a lâmina de barbear durar por mais tempo, que tal mais algumas dicas para otimizar esta prática diária? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Como se barbear corretamente: 5 erros que você deve evitar
  2. Resenha | Aparelho de barbear Gillette 3 em 1 Fusion Proglide Styler
  3. Produtos pra fazer a barba: 3 passos para o barbear perfeito

Gostou dessas super dicas de como fazer a lâmina de barbear durar por mais tempo? Você já conhecia alguma delas? Tem alguma outra? Conta pra gente aqui nos comentários!