Como usar matizador masculino: aprenda o passo a passo e para que serve

Quem se aventura a fazer luzes no cabelo ou vai além e platina os fios, sabe que os cuidados dobram depois da descoloração. Para que a cor fique perfeita é importante aprender como usar o matizador masculino.

O matizador é um produto capilar semelhante ao shampoo e de coloração roxa/violeta, que neutraliza o tom de loiro, evitando que ele fique amarelado ou alaranjado.

Esse cuidado pós-descoloração complementa o processo e também ajuda a manter a saúde dos fios que absorvem poluição do ar e outras impurezas, calor, etc. 

Essas interferências externas e outros hábitos como usar chapinha e secador, contribuem para o amarelamento do cabelo loiro.

Então, se você está pensando em adotar o cabelo descolorido masculino no seu visual, continue lendo este post e aprenda como usar o matizador.

O que é e pra que serve matizador?

O matizador de cabelo é um produto capilar indicado para quem descolore os fios, tanto com luzes ou platinando totalmente.

A textura do matizador masculino é muito parecida com a do shampoo e a maior diferença é a cor, que é um roxo/violeta bem intenso

Quando o cabelo é descolorido, a estrutura dos fios fica mais porosa, isso faz com que o cabelo absorva com mais facilidade as impurezas do ambiente e sofra mais com a ação de fontes de calor como secador e chapinha.

Todas essas influências em conjunto fazem com que a cor original do loiro conquistada no salão comece a amarelar.

Então, o cabeleireiro (de preferência, um especialista em descoloração) vai indicar a partir de quantos dias deve ser usado o matizador e a frequência com a qual você vai precisar aplicá-lo. 

Pra que serve o matizador masculino?

A função do matizador masculino é neutralizar os efeitos citados acima e tirar o amarelado, recuperando a cor original obtida na descoloração.

O tom do loiro pode ser platinado, dourado, acinzentado ou perolado. Esses resultados são apenas um exemplo, pois quando se trata de descoloração, as possibilidades são inúmeras.

A cor original do cabelo influencia bastante no tom que loiro que o cabelo pode chegar.

Na linguagem dos salões, é comum dizer que o cabelo “abre” mais ou menos com a descoloração.

Por isso, é recomendado fazer um teste de mechas antes de aplicar o descolorante no cabelo inteiro para evitar um resultado que não é o desejado e até corte químico.

Como usar matizador masculino: passo a passo

pra-que-serve-matizador

O passo a passo de como usar o matizador pode ser feito em casa, sem perigo de errar. É só seguir as instruções corretamente.

O primeiro passo é a escolha do produto. Invista em um produto de uma boa marca e com alta concentração de pigmento roxo/violeta.

Com um produto potente, o cabelo não vai oxidar rapidamente, ou seja, desbotar ou amarelar à medida que o tempo passa.

Então, para usar uma máscara matizadora siga os passos abaixo:

1. Molhe o cabelo com água fria ou levemente morna (evite água quente);

2. Espalhe um pouco de matizador nas mãos e aplique no cabelo de maneira uniforme;

3. Massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos, sem fazer muita pressão;

4. Espalhe a espuma no comprimento dos fios também. Se necessário, pegue mais produto e espalhe, evitando concentrar produto em um lugar só da cabeça;

5. Deixe agir alguns minutos, conforme o indicado na embalagem do produto;

6. Enxágue o cabelo com bastante água para retirar todo o excesso de matizador masculino;

7. Finalize a lavagem aplicando um condicionador para selar as cutículas do cabelo e hidratar os fios;

8. Enxágue novamente o cabelo e depois faça a finalização de costume com um creme sem enxágue. 

Entender a importância e como usar o matizador masculino é importante para manter a saúde dos fios.

Assim como o shampoo tradicional, o matizador também tem propriedades hidratantes que aumentam a sedosidade e maciez dos fios.

Isso evita aquele cabelo loiro ressecado e com as pontas secas, que desvaloriza o corte de cabelo masculino e também a aparência.

Aproveite e peça dicas para o seu cabeleireiro sobre qual produto comprar e outros produtos para manter o seu loiro ainda mais bonito.

Melhor shampoo para cabelos grisalhos masculinos

O que cabelos grisalhos tem a ver com aprender como usar matizador?

Bom, quando o cabelo fica branco significa que ele perdeu a melanina que é o que dá cor ao nosso cabelo, olhos e pele. 

Esse processo pode acontecer tanto em homens mais novos quantos nos de meia idade, e não só nos mais velhos.

Dependendo do volume de fios brancos, manter a frequência de coloração dá bastante trabalho.

Então, a alternativa que muitos homens buscam é platinar o cabelo, mas não para a tonalidade branca, e sim para o tom grisalho que é mais acinzentado.

Para chegar em um cabelo grisalho com uma tonalidade harmônica, o processo pode ser feito no salão. E para manter a cor dos fios bonita, o matizador masculino também entra na rotina. 

E já que produto bom precisa de referência, listamos os melhores shampoos para cabelos grisalhos masculinos que selecionamos no site da Men’s Market:

melhor-shampoo-matizador-masculino

1. Shampoo Matizador EFAC Blond Hair 300ml | Veja mais.

2. Shampoo Silver Savior Keune 300ml | Veja mais.

Então, se você quer descolorir o cabelo ou cuidar dos cabelos grisalhos, aprenda como usar o matizador masculino para manter os fios perfeitos! 

Curtiu as dicas para usar matizador?

Um visual bonito e harmônico depende de pequenos cuidados, como usar o matizador para ter fios loiros ou grisalhos impecáveis.

Já imaginou platinar sua barba? Dá para fazer e nós ensinamos neste outro post aqui do blog: ‘Barba platinada: como fazer? Aprenda o passo a passo’.

Para renovar seu estoque de produtos favoritos para cabelo, pele e barba faça sua compra online na Men’s Market.

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina e com certeza seus preferidos estão por lá!

.

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!