Como descolorir cabelo masculino em casa e cuidar dele!

Uma tendência que cada vez mais está na cabeça dos homens é a de descolorir o cabelo! O que para muitos pode ser uma aventura, em pouco tempo pode se tornar uma confusão por causa de todos os cuidados necessários para que o resultado continue bacana. 

Se você quer continuar na fantasia das cores fantasia, ou está cogitando entrar nessa onda, saiba que nessa matéria vamos te contar tudo que você precisa saber sobre cabelo descolorido e tingido, então bora lá!

Fonte: Reprodução Pinterest

Cuidados antes de descolorir

Antes de descolorir, existem alguns pontos de atenção que precisam ser considerados para que você acerte de letra e evite dor de cabeça. Um deles, por exemplo, é entender o processo a fundo, com os detalhes químicos da coisa.

O que acontece é: descolorir o cabelo é retirar gradativamente, os pigmentos naturais do cabelo através de químicos como o pó descolorante e água oxigenada. Cada cor de cabelo precisará de quantidades maiores ou menores de produto, dependendo do quão escuro for. O mesmo acontece com a volumagem e tempo de aplicação, que pode ser de, no máximo, 30 minutos.  

Falando um pouco mais sobre volumagem da água oxigenada, ela pode vir numa escala de 10 até 40, que corresponde a concentração do H2O2 dentro da fórmula, e quanto maior e mais forte é a sua ação.

Feito isso, ainda é possível colorir os fios com uma tintura ou tonalizante, o que leva a questão de entender qual o tom desejado e o quão descolorido você conseguiu deixar os fios (para usar um cabelo platinado, por exemplo, você precisa que os fios estejam bastante claros e sem cor, pois assim que a nova tintura for usada ela pode se misturar com o tom já presente).

Lembrando que a cor adotada nem sempre precisa ser fantasia! Azul, vermelho, roxo, todas são legais, mas trarão um contraste bem grande no seu visual. Você pode, inicialmente, optar por tons como castanho claro, preto, mel, cores mais comuns e leves. 

Fonte: Reprodução Pinterest

Como a cor é um fator importante a ser considerado, pode-se acabar esquecendo da saúde do cabelo, que sofrerá diferentes impactos durante a descoloração. Basicamente: a descoloração é um processo bastante agressivo aos fios, deixando-os frágeis e desidratados, e caso não haja um cuidado especial com a saúde deles antes do uso dos químicos, o resultado pode ser comprometido!

Fios já muito tratados, como com alisamentos ou até tonalizações anteriores, podem também não estar no melhor momento para a descoloração. Se for possível o mais bacana é consultar um profissional antes de realizar o procedimento (seja em casa ou no salão) para garantir que o cabelo está com a saúde necessária.

Você também pode se atentar a alguns sinais clássicos que mesmo quem não manja muito vai saber identificar: um cabelo com aspecto muito seco, quebradiço e frágil provavelmente não está pronto para ser descolorido.

Mas beleza, você se certificou que o cabelo está forte o bastante para ser descolorido, está com os produtos, escolheu se vai ou não tingir e até a cor… Dá para ir direto para o processo? Ainda não! Antes você tem uma missão importantíssima para evitar desilusões: o teste de mecha!

Fonte: Reprodução Pinterest

Ele consiste em usar o pó descolorante e a água oxigenada em uma parte bem pequena (e de preferência mais escondida) do cabelo, deixar agir e então tentar tonalizar (caso seja seu intuito). Isso vai servir tanto para entender se você tem a volumagem certa, precisa deixar mais tempo, conseguiu a cor desejada como se seus cabelos vão aguentar o processo, se ficarão elásticos ou se partirão facilmente, já que isso é o indício que algo está errado com a fibra capilar e você terá que cuidar melhor dele!

Como descolorir o cabelo em casa

Agora sim, é o momento! Antes gostaríamos de fazer um disclaimer para dizer que, idealmente, descolorir o cabelo é algo que deve ser feito junto de um profissional, já que ele vai conseguir julgar a capacidade do seu cabelo de aguentar a química e a volumagem ideal para que se atinja o tom desejado. Dito isso, seguindo boas orientações e fazendo as etapas com calma, deve-se chegar a um resultado satisfatório. Vamos lá?

Passo 1: Misture o pó descolorante e a água oxigenada em um recipiente próprio;

Passo 2: Divida seu cabelo em mechas pequenas, já que isso vai te ajudar na hora de aplicar;

Passo 3: Com o pincel (que deve ter vindo junto com o pó), aplique a mistura sobre as mechas;

Passo 4: Deixe agir por alguns minutos, chegando de tempos em tempos e jamais deixando passar 30 minutos, depois lave abundantemente, com cuidado para que não entre em contato com olhos e boca;

Fonte: Reprodução Pinterest

Como cuidar depois de descolorir

Pronto! Você conseguiu o cabelo descolorido (e talvez tingido) que queria! Agora é só alegria né? Sim, mas tem alguns detalhes que não podem passar despercebidos para que você não tenha problemas.

O primeiro se refere à lavagem! A frequência, por exemplo, diminui idealmente para 2 vezes por semana (para diminuir o desbotamento que vai ocorrer). 

Além disso, vale usar produtos indicados para cabelos descoloridos, como o Shampoo para Cabelos Tingidos Keune So Pure Color Care. Ele é feito 100% de extratos vegetais, livre de parabenos, sulfatos e fragrância. O produto tem uma ação detergente que especificamente limpa o cabelo sem remover o pigmento.

O Condicionador Cabelos Tingidos Paul Mitchell Color Protect é feito para proteger e condicionar o cabelo colorido masculino. Ele feito à base de pantenol, por isso penetra na fibra capilar, repara e fortalece desde o interior, devolve e ajuda a manter a água natural do fio, por consequência a hidratação; e extrato de girassol, que protege o cabelo dos efeitos danosos dos raios solares. O condicionador hidrata e ajuda no desembaraçar do cabelo, além de proteger o cabelo, evitando a oxidação e a perda da vivacidade da cor, que se mantêm no cabelo por mais tempo com muito brilho.

Além da lavagem, a hora de modelar também é muito importante! O ideal é escolher produtos que não tenham químicos muito agressivos e que não deixem resíduos, como o Spray Fixador Matte GO. 

Lembrando que os produtos estão lá na Men’s Market, onde você vai encontrar vários itens para cuidar do cabelo descolorido!

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ← 

Por meio de nosso blog e guias, você entende cada vez mais de como cuidar de si mesmo. Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e pode aprender desde como raspar a cabeça em casa até qual é o melhor desodorante masculino para você. Dê uma olhada nessas matérias!

Protetor solar facial masculino: 5 dicas CERTEIRAS! 

Entenda o que é Grooming Masculino!

Como fazer sobrancelha masculina? 4 passos simples