Barba platinada: como fazer? Aprenda o passo a passo

Barba platinada, já quis aprender como fazer? Bom, se você está neste post provavelmente a resposta é sim.

Platinar a barba pode parecer uma ideia super estilosa para criar um visual diferenciado, mas é fato que assim como cuidar do cabelo descolorido masculino dá trabalho fazer e manter esse visual.

Ao contrário da coloração, na descoloração o propósito é remover o pigmento que dá cor aos fios. E como os pelos da barba são mais grossos, não é tão fácil acertar.

Para chegar no platinado, tenha paciência e cuidado com os excessos, pois nem sempre será possível chegar na descoloração total.

Quer dar um upgrade no seu estilo masculino, camuflar os fios grisalhos ou combinar melhor a barba com o tom natural do seu cabelo?

Continue lendo e aprenda como fazer barba platinada e os principais cuidados para ter o melhor resultado.

O que é necessário para platinar a barba?

Antes de explicar como platinar a barba passo a passo, é importante ressaltar que tingir ou platinar a barba não faz mal.

Mas como se trata de um procedimento químico que vai ter contato com a pele do rosto, é preciso ter cuidado.

Para deixar a barba descolorida são necessários poucos itens:

– água oxigenada (recomenda-se a de 20 volumes);

– pó descolorante facial (não use produtos para cabelo);

– potinho de plástico;

– pincel para aplicação.

Com esses itens em mãos, aprenda como fazer a barba platinada!

Como platinar a barba: passo a passo

Diferente do couro cabeludo, a pele do rosto é mais sensível. Por isso, é preciso ter atenção durante a aplicação em casa.

Abaixo, explicamos como platinar a barba passo a passo e depois você confere algumas dicas de preparação e também para o pós-descoloração:

1. No dia que você escolher para fazer a barba platina, não lave a barba com shampoo. A oleosidade natural vai ajudar na proteção dos fios;

2. Aplique um produto na pele ao redor da barba para protegê-la e evitar manchas do descolorante;

3. Siga as instruções da embalagem para misturar a quantidade certa do pó descolorante e da água oxigenada. O mais seguro é usar a opção de 20 volumes para diminuir o risco de sensibilizar a pele;

4. Aplique a mistura na barba com a ajuda do pincel para ter uma precisão melhor na aplicação, evitando a raiz para não sensibilizar a pele;

5. Deixe o descolorante agir somente pelo tempo recomendado na embalagem. Observe a reação da sua pele durante esse tempo. Se não tiver problemas, espere até o final. Em caso de irritação, ardência e coceira, retire imediatamente.

6. Enxague o rosto com água corrente para remover todo o produto da barba.

7. Para finalizar, use um tonalizante para corrigir o tom amarelado ou alaranjado que é comum no processo de descoloração, dependendo da cor natural dos fios. Reaplique o protetor de pele e use o pincel para passar o tonalizante apenas na barba e deixe agir conforme a embalagem.

DICA: escolha um produto com indicação de cinza ou pérola. Esses tonalizantes têm mais pigmentos violeta ou azul na fórmula que ajudam a neutralizar melhor a cor.

Nas fotos abaixo, você confere alguns resultados que diferentes caras conseguem ao tentar deixar a barba descolorida:

barba-platinada-caio-castro
barba-curta-platinada

barba-descolorida-pele-negra
charlie-hannan
donald-glover-barba-descolorida

zayn-malik-barba-descolorida

Cuidados ao fazer a barba platinada

Na teoria, o passo a passo de como fazer a barba platinada é simples e fácil. Na prática, conseguir os pelos branquinhos e uniformes tem seus desafios.

Porém, com alguns cuidados antes, durante e depois da descoloração nada te impede de tentar, certo? No máximo, você vai ter que tirar sua barba! 🤷‍♂️

Confira os principais cuidados para deixar a barba descolorida:

Atenção ao tipo de produto para descolorir

Para fazer a barba platinada, nunca use o mesmo produto utilizado nos cabelos porque ele possui amônia e outros compostos químicos na fórmula. 

Com isso, a chance de sensibilizar a pele e causar enjoos e intoxicação devido ao cheiro forte em contato muito próximo do nariz é maior. 

Use produtos específicos para os pelos faciais que não mancham ou agridem a pele e também não escorrem durante a aplicação, devido a sua textura mais grossa. 

Faça o teste de contato antes da aplicação

O teste de contato é um procedimento comum seja para barba platinada ou só algumas luzes no cabelo masculino.

A função do teste é ver se a pele terá alguma reação grave aos descolorantes (vermelhidão, ardência, coceira) e também é uma forma de ter certeza do quanto a cor do pelo “abre”, ou seja, o quão descolorido ele pode ficar.

Todos os produtos trazem as recomendações sobre o teste de contato na embalagem e recomendam fazer no antebraço ou atrás da orelha.

Proteja a pele sem barba

A pele do rosto sem barba deve ser protegida como explicado no passo a passo acima de como fazer a barba platinada. 

Existem produtos específicos para evitar manchas nesse processo, mas você pode improvisar com vaselina em creme ou com um hidratante facial masculino

Usando um pincel, a aplicação é mais precisa, mas não custa nada ter esse cuidado extra. 

Use acessórios de plástico

O potinho e o pincel que você vai usar no preparo e na aplicação do descolorante devem ser, de preferência, de material plástico.

Isso porque itens de metal podem oxidar o produto e alterar a composição química do descolorante, afetando o resultado. #ficaadica

Não tente descolorir se você tem a pele sensível

Os homens que têm a pele sensível são mais propensos a terem reações na pele com produtos fortes, como é o caso dos descolorantes. 

Então, o processo para deixar a barba platinada pode agredir muito mais a pele, causando: vermelhidão, ardência, coceira, etc.

O mais prudente é não fazer a descoloração se você tem a pele sensível, mesmo com um profissional. 

E até quem não tem essa característica de pele não deve deixar o produto agir mais que o tempo necessário para não sofrer com queimaduras na pele ou quebra dos fios.  

Reforce a hidratação depois de descolorir a barba

Além de remover o pigmento da cor dos fios, a descoloração também leva as proteínas, a água e outros nutrientes que mantêm os pelos firmes, hidratados e nutridos.

Então, reforce os cuidados pós-descoloração usando shampoo, balm e óleo para barba para manter os fios bonitos e saudáveis.

shampoo-de-barba-sobrebarba-jungle-boogie

Shampoo de Barba Sobrebarba Jungle Boogie | Veja mais.

Gostou das dicas para fazer barba platinada?

Com a barba platinada, grisalha, curta ou comprida, investir no melhor corte e formato valoriza seu estilo pessoal.

E tudo fica mais fácil se você tiver seus produtos favoritos em casa. Na Men’s Market temos uma lista completa com opções de Shampoo para barba, Balm para barba e Óleo para barba

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina.

.

Acesse nossa loja de produtos masculinos e aproveite as melhores ofertas dos seus produtos preferidos!