Higiene da Barba: Qual a frequência de limpeza ideal? O que usar?

Quando o assunto é como lavar cabelo masculino, todo mundo já tem uma ideia mais definida da importância, quais os passos que devem ser seguidos e até quais produtos usar, mas o mesmo pode não ser verdade quando falamos da barba!

Com tanta (ou mais) necessidade de limpeza quanto o cabelo, os pelos faciais se beneficiam muito de uma boa rotina de higienização,e qualquer homem que esteja focado em se cuidar melhor vai querer saber como tornar essa rotina mais prática e eficiente. É claro que para uma missão assim você pode contar com a gente da Men’s Market para te trazer as informações mais pertinentes do assunto. Bora conhecer mais?

Higiene da barba: Por que é importante?

Assim como, para deixar o cabelo masculino crescer forte, é necessária atenção nos métodos e frequência de limpeza, o mesmo é válido para os pelos da barba, e na verdade até mais! Isso porque, apesar de crescerem mais rápido, os fios da barba não tem uma irrigação de nutrientes tão boa quanto na cabeça, devido principalmente a região ser mais seca naturalmente e com pouca circulação sanguínea, o que diminui sua hidratação natural e aumenta a chance do surgimento de pontas duplas

Além disso, eles são naturalmente mais grossos, o que acaba facilitando o excesso de oleosidade, que além de pesar na barba, deixá-la com um aspecto indesejado e até facilitar a queda dos fios, ainda pode aumentar a chance de acne e caspa.

barba-produtos

No topo disso, essa área está muito mais exposta a sujeiras externas, como restos de alimentos, por exemplo! Deu para entender que higienizar a barba e a pele-base é fundamental para que ela possa crescer saudável e ficar bem mais bonita, né?

Higiene da barba: O que usar?

A boa notícia que temos é que, quando falamos de produtos específicos para cuidar da barba, a Men’s Market conta com diversas marcas e opções perfeitas para diferentes perfis.

Shampoo Barba e Cabelo Men's

O Shampoo Barba e Cabelo Men’s é a opção ideal para todos os homens que buscam cuidar do cabelo e barba num mesmo processo, economizando tempo, produto e ainda te permitindo um efeito mais completo nos fios. Sua fórmula permite a limpeza e hidratação com uma mesma composição, permitindo que você retire as impurezas enquanto protege os fios e os reforça. Quer mais praticidade e qualidade no seu autocuidado? Use o Shampoo Barba e Cabelo Men’s!

Dentre os principais benefícios do uso do Shampoo Barba e Cabelo Men’s, destacam-se primeiramente sua fórmula, que conta com bambu + gengibre e foi desenvolvida com um exclusivo complexo rico em vitaminas, proteínas e sais minerais. 

Shampoo para Barba Don Alcides Barba Negra

O Shampoo para Barba Don Alcides Barba Negra é um produto com microcápsulas de vitamina E, que além de nutrir facilitam a esfoliação da pele, o que desobstrui os poros e evita pelos encravados, acnes e cravos. Sua capacidade de limpeza não se resume só a isso, agindo diretamente nos fios com uma combinação de ativos que retira mesmo as impurezas mais profundas. A Don Alcides tem uma tradição de criar produtos com composições poderosas e completas para os barbudos, e o Shampoo para Barba Don Alcides Barba Negra é um ótimo exemplo disso. 

Além da sua função na saúde dos fios, ele consegue  deixar a barba macia e devidamente perfumada. Sua composição de aromas combina o cítrico amadeirado, com notas de maçã, ameixa, bergamota, canela, jasmim, rosa mosqueta, cedro e baunilha. Essa combinação foi chamada de Barba Negra, com todo o mistério de um dos homens que dominou o mar.

Lembrando que o shampoo a ser usado não é a única parte importante do processo, já que para garantir fios mais comportados, hidratados e controlados, um condicionador se faz bastante necessário!

Condicionador de Barba Sobrebarba Light My Fire

O Condicionador de Barba Sobrebarba Light My Fire é ideal para ser usado logo após o Shampoo. Ele hidrata profundamente os fios controlando o volume. Por ser feito com ingredientes naturais de origem vegetal, ele tem a carga eletrostática oposta à do Shampoo, o que faz com que ele sele os folículos dos pelos da barba deixando os fios alinhados e macios por mais tempo.

Contém ainda Extrato de Algas Marinhas e Aloe Vera, que protegem a pele e têm propriedades cicatrizantes, hidratantes e anti-inflamatórias, além outros compostos como o Blend Purificante de Hortelã, Menta, Alecrim, Hamamélis, Erva Doce, Calêndula, Camomila, Chá Verde, Rosas e Malva, que prolonga a sensação de limpeza, refresca, aumenta a resistência dos fios e auxilia no tratamento da caspa.

O Condicionador de Barba é recomendado para todos os tipos de barba, principalmente as mais longas que precisam de mais hidratação. Ele é feito especialmente para ser usado no rosto e tem uma textura bem leve, ideal até para as peles mais oleosas.

Condicionador em Barra Hendrik Men Care

O Condicionador em Barra Hendrik Men Care Algas Marinhas 40g foi especialmente desenvolvido com ativos 100% vegetais derivados do coco, algas marinhas, manteigas e óleos vegetais nobres das florestas brasileiras. Promove uma hidratação intensa em todos os tipos de cabelo e barba.

O seu formato sólido proporciona segurança no transporte, torna-o ideal para viagens e elimina a necessidade do uso de frascos que agridem o meio ambiente.

Além disso, mais um produto vai fazer maravilhas ao ser incluído na sua rotina, e ele é o óleo de barba! A gente te conta mais nesse vídeo abaixo:

Higiene da barba: Qual a frequência ideal?

 É importante repetir esse processo completo de duas e três vezes na semana, para homens de barba mais curta, e de quatro a cinco vezes, para barbas mais cheias e compridas (mas se quiser usar ao menos um pouco do shampoo diariamente no fim do dia, para retirar as sujidades, vai ser bom!).

Deu para ver que com a Men’s Market é bem mais fácil ter um visual bacana, né?

A Men’s Market é uma empresa reconhecida nacionalmente por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino. Também contamos com um clube de assinatura completo! Entenda mais:

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

E aqui no Blog da Men’s você vai conferir diversas matérias sobre o cuidado pessoal masculino, indo de dicas para corte de barba até tipos de treino para ganho de massa! Dê uma olhada nessas outras opções de matérias sobre barba:

Guia completo do Óleo para barba: Vem saber porque e quando usar!

Como deixar a barba macia e lisa em 5 passos

Como se livrar da barba ressecada?

Balm para barba: Seu novo melhor amigo no cuidado com os pelos faciais

Como deixar a barba crescer saudável?