Barba, cabelo e bigode: visual certo para seu tipo de rosto

Conheça quatro combinações ideais para harmonizar barba, cabelo e bigode: 

  1. Barba com cabelo raspado;
  2. Cortes para disfarçar barba bagunçada;
  3. Cabelo longo e barba curta;
  4. Volume no topo e barba curta/média.

Barba, cabelo e bigode, a mais famosa tríade de cuidados masculinos. Todo mundo está careca de saber que cuidar da barba requer muito mais do que uma simples lâmina de barbear.

Hoje em dia há vários produtos disponíveis no mercado para os cuidados com a barba, tais como: shampoos, balms, ceras para barba e bigode, entre tantos outros.

No entanto, de nada adianta cultivar uma barba de respeito e não manter seu corte em dia. Engana-se quem pensa que a barba pode crescer de qualquer jeito.

É claro que não estamos impondo a maneira como você deve desenhar sua barba, cabelo e bigode, mas vamos dar algumas dicas de como harmonizar melhor o seu visual, te mostrando a importância de encontrar cortes de cabelo que combinam com barba.

Barba, cabelo e bigode: como encontrar a harmonia para o meu estilo?

Seguir as linhas do seu rosto é um ponto importantíssimo!

Você deve saber quais são suas principais características para destacar seus pontos fortes e disfarçar os pontos fracos, deixando a relação entre barba, cabelo e bigode mais agradável.

O contraste é vital neste aspecto, já que um corte errado pode arruinar suas chances em um novo emprego, ou até mesmo gerar certas reclamações no seu relacionamento.

Mas chega de enrolação, vamos conferir algumas dicas de tipos de corte de cabelo e barba!

1 – Barba com cabelo raspado

Se você é adepto do cabelo raspado na máquina 0 — seja por escolha ou porque as forças da natureza preferiram assim — saiba que a barba é uma ótima opção para disfarçar um rosto redondo, deixando o maxilar mais viril.

Procure deixar a barba mais curta nas laterais, seguindo o contorno da sua cabeça, e mais cheia na parte do queixo, como o visual do Hugh Jackman na foto acima.

Já se você prefere a barba cerrada, faça como Jason Statham, e deixe a barba por fazer.

É muito importante lembrar que a barba cerrada cai melhor em homens que tenham as linhas do maxilar mais quadradas, enquanto a barba cheia funciona melhor em rostos predominantemente redondos.

Pela imagem acima você consegue ter uma noção da importância de encontrar uma harmonia entre cabelo e bigode. Saca só a diferença que dá no visual só de trocar o estilo do bigode.

2 – Cortes para disfarçar barba bagunçada

Se você tem a rotina corrida e, por mais que queira, não consegue manter o desenho da barba por muito tempo, a dica é investir em um bom corte de cabelo que combine com a barba.

Aquela barba bagunçada, com cara de quem acabou de acordar, pode facilmente ser disfarçada por um undercut, por exemplo. Raspar a lateral do cabelo vai chamar mais atenção para o topo da sua cabeça, e não tanto para a barba.

Lembrando que esse truque também funciona para cabelo e barba em rosto redondo. Ao tirar a atenção das laterais e usar barba, cabelo e bigode um pouco mais longos em um penteado estiloso, você consegue alongar seu rosto.

3 – Cabelo longo e barba curta

São poucos os caras que conseguem ostentar uma barba cheia e cabelos longos sem ter aquela aparência de homem das cavernas — vide Jared Leto na foto da esquerda.

Se você embarcou na moda e deixou as madeixas crescerem, prefira manter sua barba curta, com o corte mais próximo ao queixo.

4 – Volume no topo e barba curta/média

Pense na maioria dos personagens de Game of Thrones e The Walking Dead.

O elenco masculino exibia cabelos mais longos, com uma barba de comprimento curto a médio. É aquele estilo ““eu não ligo para o que você pensa, mas até que me importo um pouquinho””.

O cabelo é mais limpo nas laterais e comprido no topo, caracterizados pelo uso de modeladores para conter o penteado. Os deuses desse estilo, segundo a GQ, são Jake Gyllenhaal, Ewan McGregor, e Donald Glover.

rosto redondo cabelo e barba

Óleo para Barba Ironjack Barba Forte 30ml

Shampoo Barba e Cabelo Don Juan Barba Forte 250ml

Condicionador Barba e Cabelo Don Juan Barba Forte 170ml

cabelo bigode

Cera de Bigode Sobrebarba Jungle Boogie 10g

Cera Modeladora de Bigode Barba de Respeito

Cera de Bigode Sobrebarba Light My Fire 10g

No vídeo abaixo você pode ter uma noção interessante do impacto que diferentes tipos de barba têm no visual de uma pessoa. Confira:

Em nosso Facebook você encontra mais dicas de cortes de barba, cabelo e bigode, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? O que você achou dessas dicas de harmonização para barba, cabelo e bigode?

Encontrar uma boa combinação de cortes de barba, cabelo e bigode nem sempre é fácil. Mas como vimos, o mais importante é identificar seu tipo de rosto e descobrir qual corte de cabelo masculino com barba fica melhor em você.

E usar produtos específicos para bigode, cabelo e barba para complementar o seu visual também sempre ajuda!

A Men’s Market é o maior e-commerce especializado em produtos de beleza para homens na América Latina.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e pode descobrir qual é o melhor corte de cabelo masculino para cada tipo de rosto.

Agora que você já sacou a importância de harmonizar barba, cabelo e bigode, e já sabe qual corte de cabelo combina com a sua barba, que tal mais algumas dicas para arrasar no visual? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Estilo de Barba para cada Tipo de Rosto? Descubra o seu agora!
  2. Tipos de bigode masculino estilosos para usar
  3. Barbearia barber shop: 5 motivos para frequentar

Gostou dessas super dicas de como harmonizar barba, cabelo e bigode? Qual desses estilos você usa? Conhece algum outro? Conta pra gente aqui nos comentários!