Tipos de meias masculinas: aprenda como usar esse acessório

Os principais tipos de meias masculinas são a social ou executiva, a esportiva de cano longo e a esportiva de cano curto. Outros modelos muito úteis de ter são aqueles que ficam na linha ou abaixo da linha do sapato/tênis como o invisível, o liner e o ped. É importante ter um conjunto de meias para usar tanto com calças quanto bermudas.

Para a grande maioria dos homens, os tipos de meias masculinas são aquelas coisas um pouco aleatórias e feias por natureza mas que, ainda bem, ninguém vai ver, certo? Errado. Muito errado.

Assim como aprender tipos de nó gravata ou passar uma camisa, saber como usar meias masculinas é uma daquelas coisas que estão no manual implícito dos homens que todos deveriam saber. Confira!

Como usar tipos de meias masculinas | GUIA

como-usar-meias-masculinas

Por mais que você ache que entender sobre os tipos de meias masculinas não é para você, mal não faz e vai chegar um dia em que essas informações serão muito úteis.

Afinal, o que define se você está bem vestido são detalhes como:

  • o comprimento da calça e das mangas;
  • o caimento nos ombros;
  • a ausência de manchas;
  • o colarinho perfeito;
  • as meias adequadas nos trajes sociais.

Mas hoje é o dia em que diferenciamos os meninos dos homens. Basta ler nosso guia rápido de como usar meias masculinas abaixo:

Quais são os tipos de meias?

tipos-cano-meia

Os tipos de meias masculinas são caracterizadas mais comumente pelo comprimento, o que define com qual tipo de roupas e peças elas ficam melhor e devem ser vestidas.

Social ou executiva: cobre toda a panturrilha, mas termina antes do joelho;

Esportiva de cano longo: vai até a metade da panturrilha;

Esportiva de cano curto: cobre todo tornozelo.

Estas são as três mais comuns, mas ainda existem outros modelos ainda mais baixos como a ped que fica logo abaixo do tornozelo, os modelos liner que ficam na linha dos sapatos, e as invisíveis ou “sapatilha” que cobrem só os dedos e o calcanhar.

Leia também: Sapato para terno: aprenda como combinar roupas e sapatos.

Qual o melhor tecido para meias?

Aqui, os tecidos também influenciam na função dos tipos de meias masculinas, mas de uma maneira diferente.

: os primeiros tipos de meia do mundo foram produzidos com lã. Mas hoje, elas são bem difíceis de usar e um pouco mais caras, propícias para manter os pés aquecidos em lugares de temperaturas muito baixas, principalmente o hemisfério norte. Quando for viajar no inverno já sabe qual comprar.

Algodão: a fibra de algodão é a mais usada hoje em dia. Provavelmente, as meias que você tem em seu armário para usar com tênis e em casa nos finais de semana são de algodão.

Cashmere e seda: são os tecidos usados nas meias sociais fininhas. Normalmente, usados em modelos executivos ou esporte de cano alto e são as mais apropriadas para trajes sociais. Principalmente as de seda.

Regras básicas para combinar meia e roupa

1- Meias iguais e em bom estado

Você pode achar que usar tipos de meias masculinas do mesmo par e sem rasgos ou manchas drásticas seja uma regra óbvia.

Ao mesmo tempo, porque é tão simples se convencer de que ninguém vai ver suas meias, que muitos caem na tentação de não honrar essa regra.

Afinal, é um dia, uma meia. Mas, é justamente nestes momentos que somos pegos desprevenidos com uma reunião em um restaurante japonês no qual temos que tirar os sapatos ou um encontro amoroso.

meias-sociais

2- Combinando meias e calças: como usar meia colorida masculina

De acordo com a etiqueta e trajes clássicos, o mais apropriado é combinar o tom das meias com a calça para que elas fiquem discretas. Portanto, calças escuras resultam em meias escuras e o mesmo vale para tons claros.

Por isso, se você segue o estilo clássico masculino ou não se aventura muito em relação ao que você veste, invista no seguro.

Ainda assim, se você já é um usuário de tipos de meias masculinas meias avançado e sabe inovar no estilo, brincar com a cor das calças, meias e sapatos é uma boa ideia.

Esse truque mantém a elegância e atribui personalidade. Até mesmo meias coloridas, estampadas e xadrez estão liberadas, basta saber equilibrar os tons.

meia-colorida

3- Um pouco de pele não é sexy

Ao contrário do que dizem às mulheres, para nós homens mostrar a pele não é bem vindo, especialmente com traje social.

Por isso, se for cumprir essa regra, prefira as meias mais compridas que cubram toda a panturrilha (meia social ou executiva) com ternos ou as de cano médio (esportiva de cano longo) com calças jeans masculina e de algodão que sobem menos para que sua pele esteja coberta mesmo que você cruze as pernas.

De qualquer maneira, ou mostre o tornozelo todo por estilo ou não mostre nada.

4- Não subestime as meias

Falando de mankle, que é mostrar os tornozelos, quando for adotá-lo não deixe as meias de lado. Além de cumprirem um papel social, elas são importantes para manter nossos pés aquecidos e protegidos.

Se você sofre com mau cheiro nos pés ou com bolhas, saiba que todos os tipos de meias masculinas são seus amigos.

5- Combine o nível das meias com o nível das roupas

A regra mais simples para acertar como usar meias masculinas é escolhê-las de acordo com o resto do visual:

– Com trajes sociais, vá de meias sociais de seda;

– Com looks para praticar esportes, escolha as de algodão brancas e baixas.

– Com visuais casuais — jeans, camisetas e jaquetas —, separe meias escuras de cano médio que façam a transição do calçado para a calça.

meia-roupa-classica

6- Calçados brancos

Um dos momentos difíceis que nos deparamos quando vamos escolher os tipos de meias masculinas é quando vamos calçar sapatos claros.

Para tênis esporte brancos, por exemplo, aposte em meias baixas cinza mescla. Quando for o caso de mocassins ou sapatos casuais em bege ou marrom claro, escolha meias de tons semelhantes ao do sapato como tom de pele, avermelhadas ou um tom acima do marrom.

Leia também: O calçado ideal para cada ocasião.

Gostou das dicas de tipos de meias masculinas?

Agora que você conhece os tipos de meias masculinas, os diferentes materiais e as regras básicas para usá-las sem comprometer o visual, lembre-se de valorizar a qualidade desse produto.

E se você se preocupa com a sua aparência e gosta de cuidar do seu visual, confira a seção de Moda e acessórios no e-commerce da Men’s. 

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E, através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro 😉