7 tipos nó de gravata simples e fáceis de aprender sozinho

Quais são os tipos de nó de gravata? Windsor, Simples, Meio Windsor e Duplo são os nós clássicos que todo homem deve saber fazer. Vai salvar sua vida, desde situações mais informais até as altamente formais em que você precisa estar bem arrumado.

E na boa cara, você não precisa aprender todos os milhões de nós de gravata que existem. Além dos quatro que já falamos acima, completam a lista de nós de gravata simples: o Kelvin, o Prince Albert e o Pratt.

tipos-no-de-gravata

Se sempre dá um branco na hora de fazer um nó de gravata, pode colocar este post nos seus ‘Favoritos’. 😉

Os principais tipos de nó de gravata que você vai aprender aqui são: 

1° – Nó de gravata Meio Windsor

2° – Nó de gravata Windsor 

3° – Nó de gravata Simples 

4° – Nó de gravata Duplo

5° – Nó de gravata Kelvin 

6° – Nó de gravata Prince Albert 

7° – Nó de gravata Pratt

Pegue seu tipo de gravata favorito no armário e comece a praticar! Partiu ficar na beca? 😎

LISTA: tipos de nó de gravata

Dividimos nossa lista de nós de gravata simples em duas partes: a primeira com os nós que todo homem deve saber e a segunda com os nós clássicos que também vale ter na memória.

Existem outros tipos, mas aqui vamos focar nos sete tipos de nó de gravata curingas que você nunca vai fazer feio se usar. 

Leia também: 9 ACESSÓRIOS PARA HOMENS ESTILOSOS (ITENS OBRIGATÓRIOS)

Nós de gravata simples que todo homem deveria saber

1. Nó de gravata Meio Windsor

Está começando a aprender sobre tipos de nó de gravata? Então o nó de gravata Meio Windsor é um ótimo tipo para começar a praticar.

É um nó casual, mas tem um toque elegante e é bastante versátil. O Meio Windsor tem um tamanho médio, simétrico e fica com um covinha profunda logo abaixo do nó quando feito corretamente. 

O resultado fica melhor quando a gravata tem uma largura de média a grossa. Confira o passo a passo de como fazer o nó Meio Windsor.

no-gravata-meio-windsor-como-fazer

2. Nó de gravata Windsor

O nó de gravata Windsor, também chamado de nó de gravata italiano, tem o formato triangular e simétrico

É perfeito para camisas com colarinho grande e cai muito bem para homens com pescoço largo.

Para que o nó de gravata Windsor fique perfeito é importante ter atenção ao comprimento da gravata. Ela deve ter entre 150 cm e 160 cm

Confira o passo a passo para fazer um nó de gravata Windsor:

no-gravata-windsor-passo-a-passo

3. Nó de gravata Simples

O nó de gravata Simples é ideal para usar com gravatas slim, aquelas mais fininhas. Você também pode ver esse tipo de nó ser chamado de Oriental. 

Dos nós que mostramos até agora, esse é o que tem o passo a passo com menos etapas. Por isso, é outra opção fácil de aprender.

no-gravata-simples-oriental

O nó Simples é pequeno e tem uma leve assimetria, ficando inclinado para o lado. Além do modelo slim, esse nó também funciona bem com gravatas grossas — o que favorece os caras mais altos.

Assista ao tutorial em vídeo com passo a passo dos nós Meio Windsor, Windsor e Simples e aprenda como fazer essas amarrações:

4. Nó de gravata Duplo

Outro dos tipos de nó de gravata bastante popular e fácil de aprender é o nó em gravata Duplo. Além de ter um passo a passo simples, é um dos mais antigos e com formato levemente assimétrico.

tutorial-no-gravata-duplo

Uma característica interessante do nó Duplo é que ele exige menos do comprimento da gravata. Isso favorece os homens altos que precisam equilibrar o tamanho que sobra. 

Os modelos de gravatas mais finos combinam com colarinhos neste mesmo formato e podem ser usados sozinhos com camisa de botão. 

Dica: se quiser memorizar apenas um passo a passo, escolha o nó de gravata Duplo. Aprenda como fazer no tutorial abaixo:

Nós de gravata clássicos

Fechando nossa lista de tipos de nó de gravata, separamos três amarrações clássicas para variar e demonstrar sua habilidade de inovar no estilo. Afinal, os detalhes sempre valorizam um bom terno. Continue lendo!

5. Nó de gravata Kelvin

O nó de gravata Kelvin é um upgrade do nó Simples. Assim como ele, o Kelvin inicia a amarração de dentro para fora, deixando a parte que sobra na posição invertida.

no-kelvin-passo-a-passo

Se você tem uma gravata com um comprimento menor, esse nó ajuda a criar um laço mais cheio. O resultado é semelhante ao do nó Duplo, porém fica com o formato mais simétrico.

Use o nó Kelvin nos momentos em que você precisa se arrumar com rapidez, mas sem perder a elegância.  

Curiosidade: o nome Kelvin é uma homenagem ao físico matemático William Thomson (1824-1907), conhecido como Lorde Kelvin, que se dedicou ao estudo da teoria dos nós, baseado na relação da estrutura atômica.

Aprenda o passo a passo:

6. Nó de gravata Prince Albert

Sabe quando a gravata fica com uma sobra muito grande? O nó Prince Albert é o ideal para resolver esse problema.

Isso porque a amarração tem duas voltas, ou seja, “gasta” mais do comprimento da gravata. A primeira volta termina na parte de trás do nó e a segunda o ajusta para frente.

como-fazer-no-prince-albert

O resultado é um nó levemente assimétrico e com um pouco mais de volume que o nó Duplo. 

Dica: deixe o nó bem ajustado ao corpo para ficar com uma aparência mais esguia e elegante. 

Siga o tutorial:

7. Nó de gravata Pratt

O nó de gravata Pratt é o ideal para roupas formais e semi-formais. Tem um tamanho médio (entre o Duplo e o Médio Windsor) e a melhor parte: é simples, elegante e fácil de fazer.

no-pratt-gravata-tutorial

Confira o passo a passo:

.

O apresentador Don Shelby passou a usar este tipo de nó de gravata no seu programa de televisão. Quando Shelby recebeu Jerry Pratt – um funcionário da Câmara de Comércio dos EUA – em seu programa, ele o ajudou a consertar sua amarração. A agilidade de Pratt na execução impressionou o apresentador.

Logo, os jornais como o The New York Times o estamparam em sua páginas popularizando esse tipo de nó de gravata.

O engraçado é que os alfaiates italianos do início do século XX já usavam o nó Pratt nos manequins de suas vitrines. Então, não se espante se escutar nó Milanês ou nó Shelby, pois são sinônimos do nó de gravata Pratt.

Gostou das dicas de tipos de nó de gravata?

Aprendendo esses tipos de nó de gravata você vai estar elegante no seu terno em todas as ocasiões que precisar. 

E se você se preocupa com a sua aparência e gosta de cuidar do seu visual, confira a seção de Moda e acessórios no e-commerce da Men’s. 

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E, através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro 😉


Separamos mais alguns post para nunca errar no visual de terno:

COMO SER UM HOMEM ELEGANTE E ESTILOSO EM 10 PASSOS

COMO FAZER A LINHA DA BARBA: 2 ETAPAS PRA ACABAR COM O MISTÉRIO

COMO ENCONTRAR O CORTE DE CABELO IDEAL?

Imagens do site ‘Tie.com’.