Tipos de gravata masculinas: 3 estilos principais

Sabe quais são os tipos de gravatas? Existem três estilos básicos que todo homem deve ter no guarda roupa: a gravata slim, a gravata moderna e a gravata tradicional. Com estes modelos você pode transitar por várias ocasiões.

O tópico “gravata” é um assunto corriqueiro para quem trabalha em ambientes formais como bancos e escritórios de advocacia, mas que também é bastante útil de saber para usar corretamente em festas que pedem traje social completo.

Continue lendo este post e aprenda como usar cada um dos estilos de gravatas e exemplos de looks masculinos.

Quais são os tipos de gravatas?

estilos-de-gravatas

Se você trabalha em um dos ambientes citados acima, o simples fato de ser convidado para uma ocasião deste tipo muitas vezes pode lhe remeter a algo nada especial e de uso cotidiano.

Saiba que isso não deve ser necessariamente assim. Além da oportunidade das meias coloridas, existem alguns acessórios que estão voltando à moda e que incrementam o guarda roupa masculino em situações sociais festivas, como lenços de bolso, prendedores de gravatas e abotoaduras.

Caso nenhum deles faça seu estilo, outro item totalmente obrigatório neste tipo de ocasião que faz uma diferença fundamental no visual são os tipos gravata!

Este acessório secular e clássico passou por alterações na sua espessura que junto a padronagem ou estampa escolhida, pode dar um belo “up” na sua composição.

Atualmente, as gravatas vêm sendo comercializadas em espessuras que variam de 5 cm a 9,5 cm. Conheça mais cada um dos tipos de gravatas:

O que é uma gravata slim?

gravata-slim

As gravatas de 5 cm até 6,5 cm são conhecidas como gravata slim. Elas são as mais modernas e podem ser usadas em ocasiões festivas, mas não servem para um ambiente formal. Isso porque ela passa um ar jovial e também uma pegada fashion que ambientes tradicionais não “comportam” tão bem.

Dica: as gravatas slim de 5 cm são muito finas e acabam dando um ar um tanto quanto retrô, além de não ficarem bem em todos os tipos físicos.

Por isso, opte por gravatas de 6 cm a 7,5 cm. Esteja preparado: gravatas com essas medidas dificilmente passam despercebidas. Ou seja, aguarde comentários e olhares!

O que é uma gravata moderna?

gravata-moderna

As gravatas modernas tem de 6,5 a 8 cm, porém não tanto quanto a gravata slim do tópico anterior. Se estiver de acordo com seu biotipo e estilo, pode ser utilizada em ocasiões festivas e também no trabalho.

Sem problemas! Tal opção rende um aspecto jovem e antenado, ideal para quem quer arriscar pero no mucho.

O que é uma gravata tradicional?

gravata-tradicional

Por último, temos a gravata tradicional de 8 cm a 9,5 cm. Este modelo não chega a variar muito entre si, pois as duas medidas são bastante clássicas e estão diretamente relacionadas a seu ambiente de trabalho e estilo.

Além destas medidas servirem para um cara jovem, também são usadas por homens mais velhos e com muitos anos de carreira.

É possível ver esse movimento passeando pelos escritórios de advocacia, onde jovens advogados almejam as gravatas Hermés (tradicionalmente clássicas em suas estampas e medidas) porque é o estilo predominante entre os sócios do escritório.

Leia também o postComo usar um terno: 10 dicas de estilo comprovadas.

Qual o melhor tipo de gravata?

Motivações à parte, o importante é você se sentir à vontade e, acima de tudo, bem sucedido na combinação do tipo de gravata com o seu estilo e a ocasião. Tendo isso em mente, tenho certeza que poderá se destacar da multidão.

E se você se preocupa com a sua aparência e gosta de cuidar do seu visual, confira a seção de Moda e acessórios no e-commerce da Men’s. 

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E, através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro 😉