COMO ENCONTRAR O CORTE DE CABELO IDEAL?

O cabelo masculino mudou muito com o passar do tempo. Antigamente, todos os homens andavam com o mesmo corte de cabelo quando saiam do cabeleireiro. Hoje, com o “boom” das barbearias, nós homens nos preocupamos muito mais com o nosso visual e estamos constantemente procurando por variações de penteados.

Mas diante de tantas opções, qual o corte ideal para cada tipo de rosto?! Para te ajudar a responder a essa pergunta a Men’s Market montou um guia que vai facilitar a sua vida e a do seu barbeiro. Se liga.

Como identificar o formato do meu rosto?

Identificar o tipo de rosto nem sempre é uma tarefa fácil pois alguns formatos são bem parecidos, mas essas dicas podem te dar uma força.

1. Tire uma foto

Essa é a melhor maneira de descobrir o formato frontal do seu rosto, com o cabelo puxado para trás.

2. Analise o perímetro

Na foto, você deve observar o perímetro da sua face. Visualize a linha do couro cabeludo e a linha do queixo.

3. Compare Testa, queixo, bochecha e distância dos olhos

– Observe e compare a largura da sua testa com a do seu queixo (maxilar).

– Observe a proeminência de suas bochechas.

– Note o espaço entre seus olhos. Depois observe a distância do final de um olho até a linha do início do couro cabelo. Qual dos espaços é maior?

 

E aí, conseguiu descobrir?! Agora é só se adaptar a alguns desses cortes. Selecionamos os principais tipos de rostos para podermos ver quais os cortes de cabelo com que eles mais combinam.

Corte de cabelo ideal para o rosto triangular

Características: As medidas da testa larga começam a diminuir bastante ao longo do rosto, até deixar o queixo bem afinado, parecendo frágil.

Nesse caso, opte por cortes com os fios mais compridos (com possibilidade de mechas longas caindo sobre a face), volumosos, desconectados nas laterais e que cubram ligeiramente as orelhas.

Corte de cabelo ideal para o rosto redondo

Características: Como o próprio nome indica, é um círculo perfeito, tem medidas praticamente iguais na altura e na largura, podendo apresentar bochechas salientes.

Vale optar tanto pelo corte quadrado (2° foto – inclusive na nuca e na franja bem curta) com costeletas médias, que afinam as laterais sem ganhar volume, quanto o desestruturado, com linhas triangulares nas laterais do rosto.

Corte de cabelo ideal para o rosto quadrado

Características: O tipo de rosto quadrado, a largura dos maxilares acompanha de perto a largura da testa.

Nesse caso opte pelo corte assimétrico, ou seja, com fios em diferentes comprimentos, repicado ou com as pontas irregulares, que afinam os traços do rosto e quebram a seriedade do formato quadrado.

Corte de cabelo ideal para o rosto retangular

Características: Muito semelhante ao rosto quadrado, o formato retangular pode ser considerado o rosto mais fácil de combinar os cortes, ou seja, combinam com a maioria deles.

O melhor estilo de corte nesse caso são os desfiados! Desfie fios do topo e os direcione para a testa. Cuide somente para que a testa não aparente ficar grande demais na hora da escolha do penteado.

Corte de cabelo ideal para o rosto oval

Características: A testa é levemente mais larga do que o contorno do queixo, as laterais são afinadas e a ponta do queixo tem desenho ovalado.

Considerado o mais harmônico dos formatos, combina com qualquer corte, do comprido e desfiado ao comportado e prático, rente à cabeça.

Agora não tem erro! 😉