Quais são os tipos de corpo masculino? Qual o melhor estilo?

Você já deve ter ouvido em algum lugar sobre os diferentes tipos de corpo masculino, não é mesmo?

Dividido em endomorfo, ectomorfo e mesomorfo, os tipos físicos masculinos estão relacionados ao metabolismo — tendência a ganhar ou perder peso — e a estrutura física — distribuição de massa muscular e formato dos ossos.

biotipo masculino

Fonte: Pinterest

Tais classificações são conhecidas por embasar a elaboração de dietas e treinos, mas você sabia que o biotipo masculino também influencia no caimento das roupas no corpo?

Aqui, no Blog da Men’s, já demos dicas de como se vestir de acordo com a silhueta masculina, mas neste post vamos conhecer os principais tipos de corpo masculino, e entender os cuidados necessários para cada um ao escolher um look. Vamos lá?

Principais tipos de corpo masculino

Conhecer os tipos de corpo masculino e saber qual é o seu pode ser a diferença entre ficar bem na fita, com um visual alinhado, ou sair por aí todo desengonçado.

Para entender melhor esse lance de biotipo masculino e saber em qual você se encaixa, confira o vídeo abaixo:

Agora vamos falar um pouco sobre cada um dos estilos de corpo masculino:

Tipo de corpo masculino Mesomorfo

Dentre os biotipos masculinos, o mesomorfo é considerado o mais equilibrado.

Os caras que se encaixam nesse perfil têm facilidade tanto para ganhar quanto para perder peso, o que garante maior eficiência no processo de definição muscular.

Com isso, costumam ter braços e pernas definidos, cintura mais fina e ombros largos, ficando entre as silhuetas conhecidas como trapézio e triângulo invertido.

Como o mesomorfo deve se vestir?

estilos de corpo masculino

Se você tem os ombros muito mais largos do que o quadril, a intenção será harmonizar o visual. Para isso, uma boa dica é usar cores claras na parte de baixo e escuras em cima, mas isso não é regra, é apenas uma opção.

Evite calças muito justas, que fazem com que suas pernas pareçam mais finas, e camisas/camisetas muito apertadas, que acentuam a largura dos seus ombros. Também fique longe de paletós e casacos com ombreiras.

Ao invés disso, opte por camisas mais confortáveis e com bom caimento. Camisetas com gola V ou camisas com o botão de cima aberto são ótimas opções para alongar o tronco, tirando um pouco a atenção dos ombros.

Já se os seus ombros não forem tão largos, não há muitas restrições. Desde que você monte looks coerentes, pode experimentar novos visuais sem medo de ser feliz! 😉

Tipo de corpo masculino Ectomorfo

Outro biotipo masculino é o ectomorfo. Com um metabolismo mais rápido, têm maior dificuldade em ganhar peso, por isso costumam ser mais magros.

Com ombros estreitos e pernas compridas, geralmente são caras mais altos, que se encaixam no perfil de silhueta retangular.

Como o ectomorfo deve se vestir?

tipo físico masculino

No ectomorfo, a largura do quadril e ombros costuma ser proporcional. Tendo isso em vista, a intenção é dar um pouco mais de destaque para os ombros, gerando um visual mais atlético.

Para isso, opte por camisas e camisetas com corte ajustado e com bolso na altura do peito. Aproveite e dê uma chance para as linhas horizontais. Blazers, casacos ou jaquetas levemente acinturados também contribuem para alongar os ombros.

Quanto às calças, dê preferência para as de corte reto ou slim fit, que são sucesso garantido!

Tipo de corpo masculino Endomorfo

O terceiro dentre os biotipos masculinos são os endomorfos, que costumam ter mais facilidade para ganhar peso e maior tendência a acumular gordura, devido a um metabolismo lento.

Possuem ossos mais largos — principalmente nos quadris — e geralmente são de estatura baixa, com coxas grossas e braços finos. Na maior parte das vezes se encaixam em uma silhueta triangular ou oval.

Como o endomorfo deve se vestir?

tipo de corpo masculino endomorfo ectomorfo mesomorfo

Em geral, o endomorfo possui o quadril mais largo, então o objetivo é tirar a atenção do centro do corpo. Para isso, opte sempre por roupas com bom caimento, evitando tanto as muito largas quanto as apertadas.

Fique longe das linhas horizontais, pois elas irão acentuar ainda mais a largura do seu quadril. Por outro lado, aposte nas listras verticais, que proporcionam um visual mais alongado. Um bom adicional é a gola V, que também compre bem esse papel.

Outra dica é apostar em acessórios como chapéus, gorros e óculos ou mesmo em um penteado maneiro, novamente com a intenção de tirar a atenção do centro do corpo.

Dê preferência para calças com cortes retos, e prefira sempre utilizar camisas e camisetas para fora, evitando que marquem a área da barriga.

E não se esqueça: os tons escuros, definitivamente, sempre serão seus maiores aliados, pois disfarçam medidas e dão um ar de elegância.

E aí? Qual é o seu tipo de corpo masculino? Mesomorfo, ectomorfo ou endomorfo?

Em nosso Facebook você encontra mais dicas para os diferentes tipos de corpo masculino, além de muitas outras sugestões para manter o estilo até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia.

É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? O que você achou dessas nossas dicas para os diferentes biotipos masculinos?

Como você pode perceber, se vestir bem é mais uma questão de conhecer seu próprio corpo e apostar nas peças certas, do que querer se enquadrar em uma padrão de beleza irreal.

Então corta essa de “nenhuma roupa fica bem em mim”, e dê uma chance para essas dicas, que você certamente irá conseguir montar looks incríveis!

E para completar o seu visual, nada melhor do que uma barba bem feita e um cabelo bem cuidado. E você sabe muito bem que essa é a nossa especialidade! 😉

A Men’s Market é a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e pode aprender até mesmo como montar um armário cápsula masculino.

Seguindo as dicas para o seu biotipo masculino você certamente conseguirá compor visuais cheios de estilo! Mas que tal mais algumas dicas de como se vestir bem? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Como ser mais atraente para as mulheres? 9 dicas infalíveis
  2. Como ser um homem elegante e estiloso em 10 passos
  3. Como usar calça jeans masculina: 5 ocasiões nas quais a peça não se encaixa

Gostou dessas dicas para cada tipo de corpo masculino? Já pensou em alguns looks? Conta para a gente aqui nos comentários!