Gravata borboleta: como e quando usar o acessório

Gravata borboleta e acessórios clássicos têm todo um apelo vintage próprio que pegam os de alma velha e estilosos de surpresa e enchem os armários. Mas ainda assim são um pouco arriscados e geram várias dúvidas de como e quando usar a gravata borboleta.

Como ninguém deve se privar de nada nem de nenhum estilo por insegurança, nós te damos o passo a passo de quando usar gravata borboleta de maneira moderna e mais que atual.

Gravata borboleta: guia de como e quando usar

1. Gravata borboleta com smoking

black-tie-gravata-borboleta

A gravata borboleta é integrante obrigatória do black tie, ou seja, smoking com camisa branca. Por ser um traje muito sofisticado, só deve ser usado em eventos que especifiquem o black tie no convite.

Isso provavelmente limita muito suas chances usá-lo se você não for uma celebridade convidada para muitos bailes de gala e premiações.

Quando for a ocasião, o tradicional é usar a gravata preta com a camisa branca, mas você pode ousar no estilo e optar por uma de cor sóbria como verde musgo ou azul e até mesmo estampada.

Só tenha cuidado na hora de escolher o tecido, que deve ser um pouco mais sofisticado para acompanhar o estilo da gravata borboleta com terno ou smoking.

Dica: embora não seja adequado para casamentos, uma boa ideia é usar a gravata preta com smoking e camisa pretas também, para um ar moderno. Uma boa ideia se você for convidado para um evento black tie que não seja um casamento.

2. Terno com gravata borboleta

traje-social-com-gravata-borboleta

Usar terno com gravata borboleta é uma maneira descolada e jovem de estar estiloso em casamentos e eventos do trabalho. Gravatas coloridas e estampadas ficam bem com ternos e camisas tradicionais como terno preto e camisa branca ou terno azul marinho.

Mas a preta é uma boa maneira de balancear se você estiver planejando usar um terno ou camisa coloridos. Claro, o terno preto e a camisa branca com gravata também preta ficam excelentes se você procura um visual elegante e clássico sem deixar o toque de estilo de lado.

Dica: a gravata borboleta fica muito bem acompanhada de suspensórios ou lenços de bolso. Se o estilo clássico te agrada, não hesite em usar.

3. Esporte fino com gravata borboleta

esporte-fino-gravata-borboleta

A gravata borboleta também pode ser usada em momentos de esporte fino como no trabalho, se sua empresa tiver esta abertura, casamentos ao ar livre e eventos sofisticados durante o dia.

Aposte na gravata (sempre com camisa) e um paletó ou blazer com sapato e calça casuais. Uma boa dica é prestar atenção no clima: se o dia estiver quente, prefira cores mais leves como o bege e o cinza e leve o mesmo para a gravata.

E não se deixe intimidar, aproveite o clima mais descontraído para usar as estampadas e mais coloridas, combinando o tom com o restante do visual.

Dica: ternos cinza ou bege são uma boa maneira de tornar o visual descontraído para combinar com a gravata borboleta, sem perder a elegância ou sair da etiqueta.

4. Camisa com gravata borboleta

estilo-informal-gravata-borboleta

Já em momentos completamente informais, a gravata borboleta fica a seu critério e traz um estilo mais vintage para o visual.

Se você quer usá-la sem que chame muita atenção, uma boa ideia pode ser usar uma camisa estampada e sobrepor uma gravata de mesma estampa ou tons para que ela se “camufle” no restante da roupa.

Ou opte por peças de tons mais escuros (embora ainda sóbrios, como cinza e marrom) e gravatas de cores poucos tons mais clara. Aqui, combinar a gravata borboleta com tênis e botas está totalmente liberado.

Dica: mesmo que informal, se for usar gravatas borboleta, use com camisa. Combiná-la com camisetas ou camisas polo podem deixar o visual estranho.

Gostou das dicas de quando usar gravata borboleta?

Se você também se preocupa com a sua aparência e gosta de cuidar do seu visual, confira a seção de Moda e acessórios do e-commerce da Men’s. 

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E, através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro 😉

Separamos mais alguns post para nunca errar no visual de terno:

Roupas de alfaiataria masculina: conheça os tipos e suas diferenças

Gravata clássica X Gravata borboleta

O que é fraque? E smoking? E casa? Entenda as diferenças