O que é fraque? E smoking? E casaca? Entenda as diferenças!

Você sabe o que é um fraque? Já ouviu esse nome em algum lugar, mas não lembra onde? Sabe o que é smoking? Embora não pareça, o universo de roupas de alfaiataria masculina é vasto, e oferece diversas opções bacanas para diferentes gostos e estilos.

Mas pode ficar tranquilo, pois não saber o que é cada uma, ou mesmo confundir tantas peças é absolutamente normal!

Tem certas coisas que nós, homens, podemos adiar saber até certo ponto. Mas chega um momento na vida, seja um casamento (o seu casamento), ou quando a curiosidade simplesmente bate à porta, que essas dúvidas precisam ser solucionadas!Por isso, queridos leitores curiosos ou prestes a se amarrar, chegou a hora de descobrir o que é um fraque, qual a diferença entre fraque, semi-fraque, casaca masculina, smoking e qual deles você deve usar. Ficou curioso? Então vamos descobrir!

modelos de fraque

Afinal, o que é um Fraque?

Assim como o terno, o fraque é um conjunto social fino de três peças. Mais formal, ele é muito usado por noivos em casamentos e em eventos de gala diurnos lá fora, como na Inglaterra.

A grande diferença dele para o terno, é que o sobretudo (o “paletó” do fraque) tem uma cauda longa, cujo comprimento termina na parte de trás dos joelhos.

Normalmente preto, ele é acompanhado por um colete cinza claro ou prateado, e uma calça social de risca cinza.

Tradicionalmente, as gravatas que o acompanham são as de modelo maior, ou aquelas mais clássicas que parecem um lenço. Já a camisa, costuma ser branca e de gola firme.

semi fraque meio

Semi-fraque

Como é um traje bastante tradicional, o fraque costuma cair melhor em casamentos de grande porte, com muitos convidados e clima de festa tradicional. Um motivo pelo qual, diz-se, que foram criados os semi-fraques ou meio fraque aqui no Brasil.

Além de serem mais leves e mais apropriados para o clima tropical, eles seguem as mesmas regras dos fraques no que diz respeito à cores e combinações, mas a cauda já não está mais lá e o paletó tem um corte retangular e é mais descontraído, apropriado para nosso clima mais informal.

O que acontece bastante em casamentos, é o noivo usar fraque completo e os padrinhos um semi-fraque.

casaca masculina

Casaca 

Já a casaca masculina é um traje que dificilmente você irá cogitar usar.

Conhecida por dar aparência parecida a de uma baratinha a quem usa, ela também tem uma cauda longa como o fraque, mas tem uma divisão no meio, além de ser bem curta na frente.

Tradicionalmente, tanto a casaca quanto a calça são pretas, enquanto a camisa é branca e o colete varia entre preto ou branco.

o que é smoking

E finalmente, o que é Smoking?

Muita gente sabe o que é smoking, mas não custa nada explicarmos a diferença desta para as outras peças, não é mesmo?

Ainda em trajes formais, temos o smoking (o famoso black tie), normalmente usado em eventos noturnos de gala.

A grande diferença para os ternos comuns é a silhueta mais justa e detalhes em cetim, como a lapela e faixa na cintura (opcional, hoje). Além disso, ele também é normalmente acompanhado de gravatas borboleta.

A regra para saber quando usar o smoking é bem simples: quando o convite especificar que será um evento black tie. Se não houver nenhuma especificação, prefira o terno.

Ele pode ser solicitado em alguns casamentos, formaturas ou outras festas mais sofisticadas. Fique de olho para não errar!

smoking fraque

Pra ficar mais fácil de entender o que é fraque a qual a sua diferença quando comparado a outros modelos, na imagem acima, da esquerda para a direita você pode ver: fraque, casaca e semi-fraque.

E se pintou aquele casamento pra ir e você ainda não faz a menor ideia do que vestir, confere as dicas de roupa masculina para casamento do vídeo abaixo que certamente irão te ajudar:

Em nosso Facebook, além de aprender o que é fraque e sua diferença para outras peças, você encontra muitas dicas e sugestões para manter o estilo, até mesmo nas situações mais corriqueiras do dia a dia. É só dar um like em nossa fanpage para ficar por dentro de tudo! E para mais dicas, siga a gente lá no Instagram! @mensmarket

E aí? Deu para entender o que é fraque e qual a sua diferença para essas outras peças?

E aí, deu pra entender um pouco mais sobre trajes formais? Como você pode perceber há diversos modelos de fraque e tantas outras peças formais que às vezes é até difícil saber qual usar em cada ocasião. Mas com as dicas deste post e agora que você sabe o que é fraque, você tem tudo o que precisa para acertar na escolha!

Terno, smoking, fraque, casaca… seja qual for a sua escolha, você não pode deixar de lado os cuidados com cabelos, barba e pele. Então capricha na escolha do produto e manda aquele visual arrebatador que será sucesso na certa! 😉

A Men’s Market é a empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Por meio de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro! Aqui você encontra tudo para o seu estilo, e pode aprender desde como usar um terno até qual é o melhor desodorante masculino para você.

Agora você já sabe o que é smoking e o que é fraque, além de saber a diferença dessas peças para tantas outras. Que tal mais algumas dicas para você incrementar ainda mais o seu estilo? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

  1. Sapato para terno: aprenda como combinar roupas e sapatos
  2. Quais são os acessórios para terno masculino? Como usar? 👔
  3. Terno sem gravata? Blazer sem gravata? Pode usar?

Gostou de saber o que é um fraque e tantas outras peças de alfaiataria? Você já conhecia alguma delas? Curte o estilo? Conta pra gente aqui nos comentários!