A diferença entre o desodorante spray, roll on e em creme

Na hora de evitar o mau cheiro e as manchas na roupa usar um bom desodorante ajuda muito, né? Esse produto não pode faltar na rotina de nenhum moderno, mas você sabe qual o melhor tipo de desodorante para você? Existe o Spray/Aerosol, o Roll On, Creme e mais! Além disso, o efeito pode ser desodorante ou antitranspirante, que por mais que pareçam a mesma coisa tem resultados bem diferentes! Bora entender esse assunto mais a fundo?

O que causa o mau cheiro?

Antes de entender qual efeito o desodorante deve ter é importante saber o que ele vai tratar! A gente te explica: O suor por si só não tem odor desagradável, e ele é inclusive imprescindível para a saúde do corpo, já que ajuda a controlar a temperatura e liberar toxinas que não fazem bem pra gente.

 

O que realmente causa o mau cheiro não é o suor, mas sim as bactérias que se proliferam na pele e se alimentam de certas substâncias dele. Esse processo acaba criando aquele “cecê” desagradável. Já as manchas que podem aparecer em roupas podem ser tanto pela presença dessas bactérias quanto fatores biológicos ou alimentação e até o uso do próprio desodorante! Tá vendo como é importante escolher o certo?

 

Qual a diferença entre Desodorante e Antitranspirante?

Beleza, a gente já entendeu que o suor em si não é o problema, mas ele ainda é responsável pelo mau cheiro e desconforto. Pessoas com Hiperidrose, por exemplo, apresentam um suor excessivo que pode causar diversas questões.

Ai que entra a diferença fundamental entre desodorante e antitranspirante! O desodorante é responsável por eliminar o mau cheiro e evitar a proliferação das bactérias que o causam pela pele, mas não tem efeito direto de impedir ou diminuir a quantidade de suor. Se você passar por algum tipo de estresse intenso, exercício físico ou calor por um longo período ainda vai suar como seria normalmente, mas sem o cheiro. 

Muitas vezes o desodorante ainda oferece alguma fragrância específica para ajudar a “mascarar” o odor, o que pode ser muito eficiente se a marca for de qualidade! Ainda existe a opção sem cheiro nenhum, perfeita para quem prefere dar destaques a perfumes masculinos.

Mas e o antitranspirante? Também chamado de antiperspirante, ele tem como efeito diminuir ou impedir o suor, criando uma barreira na pele para o controle da produção e agindo nas glândulas sudoríparas. 

Como comentamos, o suor tem funções importantes para o corpo, como o controlar a temperatura, refrescar a pele e expulsar toxinas. Impedir a sudorese por longos períodos pode não ser benéfico ao organismo, mas existem vários momentos que fazer isso pode ser útil, né? O principal ativo nesse produto são sais de alumínio, que podem aparecer em menores concentrações para que essa inibição não seja tão intensa.

 

Qual a diferença entre desodorante Spray, Roll On e Creme?

Entender essa diferença é muito importante para escolher o melhor produto para você! Vamos te contar um pouco mais os prós e contras e te apresentar algumas boas opções de cada tipo! Vamos lá:

Spray

O spray ou aerossol age, como pode-se imaginar, como um jato seco a ser usado nas axilas, contando com uma composição de partículas líquidas e sólidas que são convertidas em aéreas para facilitar a aplicação. Esse tipo de produto costuma ter propriedades desodorantes e agir de maneira mais “agressiva” sobre as bactérias, tendo um resultado rápido e ajudando inclusive quando se já está suado. Outra ótima vantagem é a secagem quase que imediata na pele! Por ser um produto de aplicação a distância, você pode compartilhar o aerossol sem riscos de contaminação.

 

Como comentamos ele é bem prático na aplicação, mas tem alguns pontos de atenção: Pela intensidade e natureza do jato é importante se atentar a distância na hora de aplicar, já que fazendo isso muito de perto pode causar irritação na pele e até ferimentos, em peles mais sensíveis ou com uso contínuo dessa maneira. Outro fator é que esse formato não permite muito que se controle o local, muitas vezes não cobrindo toda a região da axila e dando margem ao mau cheiro. Algumas marcas ainda usam agentes que são nocivos à camada de ozônio.

 

Antitranspirante Aerosol My Health Sport Men Mood 150ml

Desodorante Lafe’s Roll-On Renew 88ml

Desodorante Lafe's Roll-On Renew 88ml

 

 

 

Roll On

Nesse formato a fórmula é mantida num estado cremoso e com reações emulsionantes, já que contam com ativos que são bem misturados dentro da embalagem. Com a ajuda de uma esfera na ponta aplicadora do produto você consegue espalhar o desodorante pela axila com mais facilidade e cobrir uma extensão maior de pele, aumentando sua chance de não sofrer com mau cheiro. 

Os produtos desse formato ainda contam com propriedades hidratantes que são muito bem vindas na pele, sendo um benefício a mais! A durabilidade também costuma ser maior, durando em média de 8 a 12 horas por permear bem no organismo. Ah, e com esse não tem risco de emissão de gases nocivos ao meio ambiente, né?

Já do lado das desvantagens não dá para ignorar o maior tempo de secagem, por se tratar de uma emulsão mais cremosa. Usar o Roll On e colocar uma camisa sem esperá-lo secar pode inclusive causar manchas na roupa! Por sua aplicação ser diretamente tópica, também não é indicado compartilhar ele com mais pessoas, já que há o risco de contaminação.

Desodorante Roll-On Biozenthi Neutro 65ml

Desodorante Roll-On Biozenthi Neutro 65ml

Desodorante Twist Lafe’s Active 64g

 Desodorante Twist Lafe's Active 64g

 

 

 

Creme

O creme desodorante é muito semelhante ao Roll On, mas não é aplicado com uma esfera, e sim com as próprias mãos (que precisam estar bem limpas!). A fórmula costuma ser um pouco mais espessa que no Roll On também, para ser mais facilmente manuseado. Nesse formato a função de hidratação se mantém, ajudando a cuidar da pele enquanto se livra do mau cheiro. Ele é indicado para peles sensíveis ou depiladas, e por ter sua aplicação feita com a própria mão pode ser compartilhado sem risco de contaminação.

 

Desodorante Soffie Clinical Sensitive

 Desodorante Soffie Clinical Sensitive

Desodorante Antitranspirante Soffie Clinical

Desodorante Antitranspirante Soffie Clinical

 

Conseguiu entender a diferença dos tipos de desodorante?

Com esse post tentamos mostrar pra você alguns tipos de desodorantes e antitranspirantes para compreender qual o que mais fazia sentido com sua pele e seu estilo de vida! Quando escolher saiba que você vai encontrar na Men’s Market os melhores produtos!

 

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

As marcas presentes em nosso catálogo são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

Agora que você já sabe mais sobre desodorantes, que tal ler mais sobre outros cuidados corporais? Separamos alguns posts que podem te interessar. Confira:

Dicas para esfoliar o rosto

Hidratante facial masculino: como escolher o PERFEITO?

Entenda o que é Grooming Masculino!

Você sabe o que é zona T?