Cabelo grande masculino: cortes, cuidados e muito mais

O cabelo longo masculino tem se popularizado entre os homens mais ligados às tendências. Mas atenção: para ter o cabelo comprido, não basta “deixar crescer”. É necessário ter alguns cuidados para que os fios cresçam fortes e saudáveis! 

Cabelo grande de Jason Momoa

Cabelo comprido de Jason Momoa

Para te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas para ajudar você a deixar o cabelo grande, cuidados com o cabelo já comprido e várias opções de cortes com fotos de famosos para te inspirar. Vamos começar pelos cortes?

 

Cortes de cabelo grande masculino: lisos

Homens de cabelos lisos podem fazer a clássica base reta mesmo ou em camadas, para adicionar mais movimento aos fios. Outra ideia é cortá-lo pouco acima dos ombros e repicar as pontas, para que fique mais fácil de modelar.

Inspire-se nas fotos a seguir para identificar qual estilo combina mais com você.

 

Cabelo comprido de Zayn Malik

Cabelo longo de Zayn Malik

Cabelo grande do ator Keanu ReevesCabelo grande do ator Keanu Reeves

Cortes de cabelo grande masculino: ondulados e cacheados

Homens com cabelos ondulados e cacheados se beneficiam muito do corte em camadas também, que faz com que as ondas fiquem mais definidas e volumosas. 

Cabelo grande cacheado

Cabelos longos cacheados masculinos

 

Cabelo longo masculino do ator Dev Patel

Cabelo comprido ondulado masculino do ator Dev Patel

 

Cabelo grande ondulado

Cabelo comprido ondulado masculino preso

 

Cortes de cabelo grande masculino: crespos

 

Homens com cabelos crespos ficam muito bem com o afro grande, dreads compridos ou mesmo tranças! 

 

Cabelo grande masculino afro

Cabelo comprido afro

Cabelo comprido com tranças do A$AP Rocky

Tranças compridas do A$AP Rocky

 

Dreadlocks longos de Richard Sherman, jogador de futebol americano

Dreadlocks longos de Richard Sherman, jogador de futebol americano

Agora que você já viu algumas inspirações para cortes de cabelos compridos, vamos aos cuidados para fazê-los crescerem mais rápido e também para mantê-los saudáveis!

1. Lave o cabelo da forma correta 

Muitas pessoas usam a água quente para lavar os cabelos ou mesmo usam o sabonete (!) na limpeza. Esses hábitos acabam prejudicando os fios: a água quente resseca tanto o couro cabeludo como os fios e ainda aumenta a produção da oleosidade. 

Já o sabonete não é nada adequado para a limpeza dos fios, que pode acabar tirando toda a oleosidade da região e deixar o couro cabeludo ressecado e até levar à descamação do couro cabeludo. E, claro, isso também prejudica o crescimento saudável do cabelo. 

O shampoo adequado para o seu tipo de cabelo vai remover as sujidades sem prejudicar a raiz dos fios.  A frequência varia de acordo com o seu tipo de cabelo, variando de três vezes por semana a todos os dias. 

Uma boa dica de shampoo é o Shampoo Bomba Barba e Cabelo Danger Barba Forte que além de limpar os fios na medida, ainda ajuda a acelerar o crescimento capilar!

 

Shampoo Bomba Barba e Cabelo Danger Barba Forte

Shampoo Bomba Barba e Cabelo Danger Barba Forte

→ Leia também: 4 tamanhos de corte de cabelo [máquina + tesoura] 

2. Use condicionador 

Talvez você não use o produto até então, mas usar condicionador é um dos hábitos que vai te ajudar a alcançar o cabelo comprido mais rápido! Isso porque ele fecha as cutículas dos fios, e, assim, faz com que o cabelo quebre menos. Dessa forma, o crescimento dos fios fica muito mais aparente, já que você não “perde” o comprimento com a quebra. 

Além disso, o condicionador também faz com que o cabelo fique muito mais macio, brilhante e fácil de pentear. 

Uma dica de bom condicionador é o Condicionador Dia a Dia Men’s, que possui proteína de trigo, colágeno vegetal, manteiga de murumuru e o sistema M-8VIT, ingredientes que promovem hidratação profunda, reparação, fortalecem os fios e fornece brilho aos fios secos. 

Para usar, basta aplicar do comprimento às pontas, nunca incluindo a raiz, uma vez que isso pode piorar a oleosidade.

Condicionador Dia a Dia Men's

Condicionador Dia a Dia Men’s

3. Aposte numa hidratação semanal 

 

Antes de torcer o nariz para esse novo hábito, saiba que ele é tão prático quanto usar o condicionador: basta aplicar a máscara hidratante após o shampoo e antes do condicionador uma vez na semana e pronto. 

Nos cabelos mais longos, a oleosidade natural do couro cabeludo não chega às pontas, e, por isso, os fios requerem hidratação extra para continuarem saudáveis. 

Escolha uma máscara rica em vitaminas e nutrientes e garanta que as pontas do seu cabelo continuarão hidratadas, brilhantes e fáceis de pentear. 

Uma excelente máscara para quem está querendo que o cabelo cresça mais rápido é a Máscara Beautech Crescimento, que conta com biotina, café e rícino que hidratam os fios e promovem o crescimento. 

4. Avalie quais produtos seu cabelo precisa

O cabelo grande masculino precisa ser cuidado com atenção, a mesma atenção com que era cuidado quando estava crescendo, ou seja, mantenha o shampoo, condicionador e máscara na sua rotina. Apenas avalie se os produtos que você estava usando antes ainda são apropriados para os seus fios! Existe uma miríade de produtos para todos os tipos de cabelo: lisos, cacheados, crespos, com caspa…

5. Corte as pontas periodicamente 

A cada um ou dois meses, é importante aparar as pontas dos cabelos para eliminar as pontas duplas e deixar o cabelo mais volumoso. 

As pontas comumente ficam mais “ralas” que o restante do cabelo, dando uma impressão que o comprimento está menor do que realmente está! 

→ Leia também: Cabelo com frizz masculino: como resolver esse problema?

6. Não prenda o cabelo com elásticos apertados

Elásticos muito apertados podem prejudicar o crescimento dos cabelos porque podem enfraquecer as madeixas e até levar à queda dos fios pela quebra. Se você tem o hábito de prender os cabelos, opte por acessórios que não sejam tão fortes. 

7. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

Se você quer que seus fios cresçam mais rápido, ficar de olho na alimentação é essencial. Uma dieta rica em vegetais, folhas, grãos e proteínas ajuda a manter o crescimento capilar regular. 

→ Leia também: 8 dicas para homens diminuírem a gordura localizada além dos exercícios 

8. Troque as pomadas por creme de pentear

Se você é adepto das pomadas para cabelo, deverá trocá-las por leave-in ou creme de pentear para deixar os fios arrumados. O creme protege seus fios de agressões externas, deixa-os mais penteáveis, macios e brilhantes. 

Sugerimos que você comece com o Leave-in para Cabelo B.URB Kendall, que possui textura bem leve que não deixa o cabelo pesado e possui repõe nutrientes que tratam as pontas e acabam com o ressecamento dos fios.

 

Leave-in para Cabelo B.URB Kendall

Leave-in para Cabelo B.URB Kendall

 

9. Tenha paciência!

Os cabelos masculinos crescem cerca de 1 a 2 cm ao mês. Portanto, se o seu cabelo é curto e você quer deixá-lo bastante longo, pode levar até um ano e isso ainda depende da textura do seu cabelo: fios cacheados e crespos demoram mais tempo para aparentarem o comprimento por causa do fator encolhimento.

Nesse período, em alguns momentos ele vai ficar sem corte. Por isso, nossa dica final é: prepare a paciência e tenha atenção aos cuidados necessários para que ele cresça saudável e mantenha o objetivo na cabeça! 

 

Curtiu essas dicas? Lembrando que o seu estilo vai muito além do cabelo e vale prestar atenção também à barba, pele e corpo! Você encontra produtos para essas categorias com preços exclusivos na Men’s Market!

A Men’s Market é uma empresa reconhecida nacionalmente por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino. 

As marcas presentes em nosso portfólio são selecionadas e representam as melhores alternativas para cada uma das necessidades do homem moderno.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

→ Acesse a nossa loja agora e cuide de você! ←

E aqui no Blog da Men’s você vai conferir diversas matérias sobre o cuidado pessoal masculino, indo de dicas para corte de barba até tipos de treino para ganho de massa! Dê uma olhada nessas outras opções de matérias sobre moda e estilo:

Tatuagem viking: 11 símbolos e seus significados [com fotos]

7 melhores exercícios para definir o abdômen masculino + bônus

Top 10 melhores perfumes masculinos nacionais [bom + barato]