Benefícios da barba para a saúde que o farão dar adeus ao barbeador

A barba é uma parte essencial do estilo de muitos homens. Para alguns, ela inspira confiança, atitude e charme. Este último apoiado por muitos estudos que afirmam que, sim, os homens barbudos são mais atraentes. Mas as vantagens vão além da estética, pois os benefícios da barba para a saúde também são estudados e comprovados.

Então se você tem orgulho dos seus pelos faciais ou se vive a rotina de barbear-se constantemente, saiba que tem um trunfo nas mãos e pode aproveitar melhor os benefícios de ter barba.

Você provavelmente está pensando “beleza, mas quais são as evidências disso tudo?”. Reunimos a seguir uma lista de benefícios da barba, mas antes mostramos uma evidência científica comprovada por um estudo da Austrália. Continue lendo!

Para que serve a barba: a pesquisa

beneficios-de-ter-barba

Segundo uma pesquisa da Universidade Southern Queensland, na Austrália, os homens com barba são mais saudáveis

Além das funções estéticas que a gente já está cansado de saber, os pelos faciais ajudam a proteger a pele do rosto de diversas agressões.

O estudo foi realizado em um deserto na terra dos cangurus. Diversos manequins — alguns com e outros sem barba — foram espalhados, afim de descobrir o nível de absorção de raios UV de cada um deles. O resultado, claro, foi favorável aos barbudos.

Os pesquisadores concluíram ainda que a barba funciona como um escudo, impedindo que umidade e poeira, além dos raios nocivos do sol, penetrem na pele.

Isso resulta em uma conservação melhor do tecido epitelial e, consequentemente, uma demora maior para que os primeiros sinais de envelhecimento apareçam.

Com esses dados em mente, vamos nos aprofundar mais sobre cada um dos benefícios que podem ser concluídos a partir da pesquisa. Continue lendo!

Benefícios da barba para a saúde da pele

1. Proteger a pele do sol

Um dos maiores vilões da saúde da pele está bem acima nós todos os dias — inclusive nos dias nublados e chuvosos. Se você pensou no sol, acertou.

Como moramos em um país tropical, com incidência de radiação solar alta boa parte do ano, deveríamos nos prevenir e proteger a pele certo?

Infelizmente errado. De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 77% dos brasileiros não usam protetor solar para se protegerem do sol.

Se você é uma dessas pessoas, reveja seus hábitos. Quem tem pelos no rosto ainda sai na frente. Um dos benefícios da barba é conseguir bloquear até 95% dos raios ultravioleta.

Uma vantagem e tanto, pois um dos maiores riscos da exposição prolongada sem proteção é desenvolver um câncer de pele.

Além disso, o sol ainda contribui para o envelhecimento precoce da cútis. Assim, as rugas vão ficando mais evidentes e a flacidez começa a dar seus sinais muitos antes do que o natural. 

Tudo que você precisa aprender são alguns truques infalíveis de como deixar a barba mais bonita. No restante da pele exposta use filtro solar

2. Evitar a foliculite

Os homens que fazem a barba constantemente, além do trabalho de manter essa rotina, precisam lidar com o incômodo causado pela foliculite.

A foliculite é um tipo de infecção por bactéria ou fungo que atinge os folículos pilosos, geralmente, por causa dos pelos encravados. 

E um dos fatores que contribui para esse quadro é fazer a barba com frequência. O movimento da lâmina retira também um pouco de pele e quando acontecem cortes, eles podem virar uma porta de entrada para agentes biológicos.

A foliculite ainda coça e dói, em alguns casos, e espremer as bolinhas pode até causar cicatrizes e manchas permanentes na pele (vamos falar mais sobre as manchas).

Por isso, outro dos benefícios da barba para a pele do rosto é mantê-la longe da agressão da gilete, dos pelos encravados e, consequentemente, da foliculite.

Para manter a higiene dos pelos, só aparar é suficiente. Mas quando aparar a barba? Qual o intervalo ideal? Leia neste outro post do blog. 

3. Prevenir a acne

As infecções por bactérias na pele também causam a acne. Por isso, não retirar a barba mantém a pele íntegra e sem agressões físicas que criam as brechas para essas infecções. 

Quem já tem acne, deve aproveitar esse benefício da barba para a saúde e deixar a lâmina de lado.

Lesões recorrentes na pele e a falta de uso do protetor solar no dia a dia favorecem o surgimento de manchas escuras que vão deixar te custar bons reais com tratamento a laser.

Sem contar as cicatrizes que a acne também tende a deixar, principalmente, em quem espreme ou tem um grau mais severo. 

A dica é procurar um dermatologista para tratar seu quadro de acne e manter a sua barba limpa sempre. 

Aprenda outras dicas no post: ‘Como fazer a barba para de coçar [GUIA COMPLETO]

4. Evitar o surgimento de manchas

Manchas como o melasma são menos comuns em homens. Por outro lado, a foliculite e a acne podem deixar manchas na pele. Elas são tratáveis, mas com certeza você prefere colocar esse investimento em outra coisa, certo?

Então outro dos benefícios relevantes da barba é evitar essas manchas na pele, através da adoção de cuidados mais saudáveis.

Por isso, outro dos benefícios relevantes da barba é evitar as manchas na pele, através da adoção de cuidados mais saudáveis. 

Como é uma área exposta ao sol diariamente, uma mancha estética de uma que pode indicar um sinal de câncer, por exemplo, pode ficar mais difícil. 

Então mantenha sua barba, pois ela é um escudo de proteção valioso para sua pele. Claro que sozinha ela não faz todo o trabalho. Você precisa investir em bons produtos para se cuidar.

5. Retardar o envelhecimento da pele

para-que-serve-barba

Agora que você conhece os benefícios de ter barba, alguns hábitos novos podem começar a fazer parte do seu dia a dia como:

– usar protetor solar;

– aparar a barba periodicamente;

– fazer a limpeza dos pelos com shampoo específico;

– usar produtos para combater a acne, etc.

Com essas indicações, você preserva o maior órgão do seu corpo e evita o envelhecimento precoce. 

Evitando o que desgasta a pele, você mantém a firmeza, a elasticidade e o tônus facial, o que vai fazer você parecer mais novo por muito tempo. Quem não bebe e fuma ganha pontos extra. #ficaadica

Gostou de saber os benefícios da barba?

Já tinha pensado que manter uma barba de respeito poderia trazer tantos benefícios para sua saúde? Então se você decidiu manter seu pelos de hoje em diante, invista nos produtos certos para se cuidar.

Aproveite as dicas e encontre os produtos ideais para seu grooming no e-commerce da Men’s Market.

A Men’s Market é uma empresa reconhecida por disponibilizar os melhores produtos para cuidados pessoais e beleza para o público masculino.

.

Mais do que um portfólio amplo, na Men’s você encontra a solução ideal para sua necessidade sem complicação.

Acesse a nossa loja agora e cuide de você! E através de nosso blog e guias, você escolhe o produto ideal sem erro.